Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    13 de Julho de 2018

    Inbound Marketing X Marketing de Conteúdo

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 3 minutos de leitura 

     

    post-advantage-junho-01

     

    É bastante comum que as pessoas confundam os conceitos de Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Alguns pensam que eles são as mesma coisa, outros sabem que são diferentes, mas não sabem exatamente porque. Então, vamos explicar as diferenças entre eles para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas.


    Para começar,  vale pontuar a principal diferença: O Inbound Marketing tem como intenção converter leads em compradores; enquanto que o Marketing de Conteúdo tem a intenção de fidelizar os clientes já existentes pela empresa.


    Inbound Marketing


    Como dito acima, o Inbound é uma estratégia que tem como objetivo a atração de novos clientes e a conversão destes em compradores, ou seja, é um processo de várias etapas que leva um indivíduo - potencial cliente - a se transformar em comprador fiel.


    Seu planejamento e execução são amplos, englobam diversas técnicas do Marketing Digital, incluindo o conteúdo. É isso mesmo, o Marketing de Conteúdo faz parte do Inbound, mas não somente ele. Há a criação de e-mails, e-books, CTA’s etc.


    Em cada uma das etapas é necessário um tipo de ação que gera algo no funil de vendas - processo pelo qual o potencial cliente deve passar até se transformar em fiel comprador -.


    Marketing de Conteúdo


    Já o Marketing de Conteúdo completa o Inbound. Por meio deste é possível entrar em contato com seus clientes através de conteúdos de qualidade, ou seja, ao abordar assuntos relevantes é possível mostrar aos compradores o grau de expertise da sua empresa, criando assim um canal de conversação onde seus clientes sempre irão para conseguir informações relevantes.


    O objetivo aqui é gerar valor e por consequência chegar até a venda. Sendo assim, como dito anteriormente, o Marketing de Conteúdo tem como intenção agregar valor a relação gerando fidelização.


    Diferente do Inbound Marketing, que é uma estratégia utilizada nos meios digitais, o Marketing de Conteúdo não se restringe apenas à Internet. Suas estratégias podem ser aplicadas na mídia impressa, como por exemplo em revistas, jornais, etc.


    Por meio deste post ficou claro que uma estratégia é dependente da outra quando se precisa fazer um plano de Marketing Digital completo. Cada uma possui suas características próprias, mas sem uma a outra não funciona. O conteúdo eleva o Inbound, e este delimita até onde o conteúdo pode chegar.


    Na época em que os consumidores têm grande poder é necessário explorar todas as formas que o Marketing Digital pode gerar resultados positivos para a empresa. Quer saber mais sobre Inbound Marketing para Indústrias? Baixe nosso E-book grátis!

     

    New Call-to-action

    Vejas mais nas TAGs: inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital