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    13 de Julho de 2018

    Inbound Marketing - 4 formas de melhorar seus resultados

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    Melhorar o Inbound Marketing

     

    O Inbound Marketing já provou ser uma estratégia muito bem consolidada de marketing por trazer ótimos resultados que ultrapassam o investimento feito pela empresa. De acordo com o relatório “State of Inbound Report” do HubSpot - principal ferramenta de Inbound - negócios que investem nessa estratégia salvam aproximadamente $14 por cliente em comparação com outras estratégias de Marketing Digital. 


    O melhor de tudo é que além de ser uma estratégia que gera menos gastos, os consumidores preferem ser abordados dessa forma, exatamente por ser uma estratégia de atração e não de imposição.

    Mesmo assim, depois de passar semanas ou meses criando estratégias detalhadas de Inbound, desenvolvendo conteúdo novo, original e de qualidade, e os promovendo agressivamente, o que você desejava não aconteceu.

    O que fazer? Daremos algumas diretrizes na intenção de melhorar essas estratégias e fazer com que elas surtam o efeito desejado. Vamos lá:

    Crie conteúdos estrategicamente embasados por dados

    Pode parecer redundante, mas é necessário saber o que você espera da estratégia e o que ela pode te dar te fato. A ideia principal do Inbound é criar conteúdos que sirvam como uma espécie de “ímã”, então se a estratégia não estiver muito bem delineada e embasada por dados, provavelmente não surtirá efeito.

    Defina corretamente o público

    Não importa o quão bem divulgado seja seu conteúdo. Se ele for irrelevante para o seu público, nada acontecerá. Muitos se empenham apenas na criação de conteúdo sem garantir que este seja perfeitamente mapeado para os tópicos que interessam a seus compradores.

    O primeiro passo para identificar a intenção do usuário é descobrir as consultas que eles digitam. Não se limite a pesquisar palavras-chave importantes. Procure, em vez disso, frases-chave que os consumidores provavelmente usarão.

    Ferramentas como SEMrush oferecem insights detalhados sobre as palavras-chave e frases-chave que fazem mais sentido para o seu site. Você pode coletar termos relacionados do Google, perguntas que as pessoas estão fazendo. Isso já dará o caminho certo para fazer um conteúdo de qualidade e relevância.

    Escolha o formato de conteúdo certo

    Seu próximo passo é entender que formato de conteúdo seu público-alvo prefere consumir. A intenção aqui é tentar economizar esforços, por exemplo, se o seu consumidor mostra interesse na criação de conteúdos, porém é atingido para compra por meio de e-mails, então seria desperdício de esforço e tempo criar conteúdos de blog em grande quantidade se isso não surte o efeito desejado.

    Adeque o canal

    Outro exemplo pode ser em relação a onde estão situados seus principais clientes, eles estão no Linkedin? No Facebook? Eles preferem ser atingidos por meio de imagens? De vídeos? Eles gostam de ler notícias de terceiros? Essas são algumas das perguntas extremamente importantes para se pensar em funcionalidade da estratégia de Inbound.

    Um ótimo lugar para começar a entender a jornada do cliente é o Google Analytics. Inspecionar o tipo de conteúdo que os diferentes usuários consomem em seu próprio site em diferentes estágios da jornada e compará-lo com os dados de conversão é uma boa maneira de avaliar onde incluir o tipo de conteúdo para seu usuário específico.

    Uma das funções do Inbound é atrair os clientes, mostrar as possibilidades de acordo com a realidade e necessidades da empresa, acompanhar os resultados das ações e sempre propor melhorias. Quando você seguir as estratégias bem delineadas e divulgar o conteúdo criado de forma certa, nada irá separar seu negócio dos resultados esperados.

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