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    24 de Julho de 2018

    Agência ou consultoria de marketing? Qual contratar?

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 5 minutos de leitura 

     

    Agência ou consultoria de marketing?

     

    Na hora de contratar uma empresa prestadora de serviços de marketing digital sempre ficam algumas dúvidas, contrato uma agência ou consultoria? Qual das duas se encaixa melhor no meu modelo de negócio? Há diferença entre elas? Quais? Pois bem, não se preocupe. Vamos esclarecer por meio deste post as principais dúvidas.
    A melhor forma de compreender a diferença entre agência e consultoria é analisando suas finalidades. A partir disso é possível ligar sua estratégia ao serviço que mais lhe agradará. Então, vamos às diferenças:

    Qual a finalidade de cada uma delas?

    1) Agência

    A finalidade do serviço prestado por uma agência é de execução da estratégia digital por meio de criação de peças publicitárias, sejam elas expositivas ou de conteúdo. Basicamente, a agência não dá as diretrizes estratégicas das campanhas, eles apenas executam o que lhes foi pedido.

    Porém, se a sua empresa não possui um bom conhecimento em marketing digital e uma estratégia bem alinhada, fica difícil avaliar a qualidade e eficiência do trabalho executado pela agência. Por isso, uma agência é melhor para empresas que possuem uma área de marketing bem definida e estruturada.

    Entre as vantagens de se contratar uma agência estão: conteúdos muito bem executados por profissionais de diversas áreas de criação como redatores, atendimento, designers. Isso passa a confiança de que o trabalho será executado da melhor forma possível.

    Já entre as desvantagens temos : as estratégias podem estar desalinhadas, ou seja, muitas vezes as estratégias são executadas levando-se em conta critérios de criação e não baseados em dados estatísticos e objetivos do negócio.

    2) Consultoria

    A finalidade da consultoria é mostrar o melhor caminho, orientando e aconselhando o cliente de maneira estratégica. O primeiro passo de uma consultoria é diagnosticar o cenário no qual a empresa se encontra, ajudando-a a estabelecer seus objetivos, metas e estratégias.

    Então, uma consultoria é útil para empresas que precisam estruturar suas estratégias de marketing, não apenas executá-las. A consultoria mostra o melhor caminho a seguir a partir do que sua empresa objetiva e deseja alcançar.

    A principal vantagem da consultoria então é o conhecimento estratégico. Mesmo que a sua empresa possua pouco ou nenhum conhecimento de marketing, a consultoria pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

    Já as desvantagens giram em torno de que poucas consultorias executam as ações propostas, a maioria prefere focar apenas na parte estratégica e deixam o operacional para as agências.

    As duas podem coexistir em um mesmo local?

    Sim, e devem! Este é o que chamamos de Marketing Digital Integrado, ou simplesmente Marketing Integrado, que integra Estratégia e Ações em busca dos melhores resultados de negócios, vendas e branding.

    Case de sucesso

    Vamos apresentar um case nosso de sucesso onde nosso cliente, por meio de consultoria estratégica e execução integradas, conseguiu melhorar seus resultados.

    Com a crise econômica que abalou fortemente o país nos últimos anos, muitas indústrias brasileiras foram afetadas. Empresas do segmento metalúrgico que não investiam em soluções de marketing digital e mantinham apenas seu investimento em representantes de vendas sofreram uma queda de - 14%.

     

    Mesmo diante da crise, nosso cliente se lançou aos esforços do marketing digital integrado, que permitiu a eles identificar oportunidades no ambiente digital que antes não chegavam. O resultado da empresa foi um crescimento de 36% no mesmo período. Entre os resultados estão:

    • Conseguiu novos clientes
    • Gerou novas oportunidades de negócios
    • Se tornou mais conhecida no mercado

    Deu pra perceber a importância de cada tipo de prestador de serviços para o seu marketing, mas a escolha será sempre sua, se você já sabe o que procura vá até uma agência de marketing. Se não sabe, procure uma consultoria. Ou se preferir trabalhe com uma única empresa que ofereça os dois.

    A Advantage é uma consultoria de marketing integrado que se diferencia por planejar as melhores estratégias e também executar as diferentes ações digitais propostas de forma integrada, com um time de profissionais especializados.

     

    E agora que tal aperfeiçoar cada vez mais essas práticas? Baixe nosso E-book sobre Marketing Integrado e descubra como aumentar as vendas nas Indústrias e Empresas B2B! 

     

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