Inteligência artificial e marketing: Sua empresa está preparada?

22 de Março de 2018 às 16:41 | Categoria: marketing digital, inteligencia artificial | Carlos Martins

 

Hoje muito se fala sobre os avanços da inteligência artificial e como ela chega para facilitar a vida das pessoas e empresas. Em um mundo globalizado, onde as organizações buscam inovar para manterem-se competitivas, o marketing ganha um parceiro muito interessante: a inteligência artificial.

O conceito de Inteligência Artificial, para o mundo empresarial, tem a ver com máquinas de alta capacidade analisando, imitando e simulando o comportamento humano. Quando aplicado ao marketing a Inteligência Artificial pode trazer grandes benefícios para a empresa, visto que também é de interesse do Marketing compreender o comportamento humano para traçar um perfil de consumidor mais assertivo e abrangente, de modo a saber exatamente quais apelos utilizar, para quem, em que momento, etc.

 

Quer saber como a IA pode melhorar a relação da sua empresa com os clientes? Confira abaixo!

 

Automatização de tarefas

 

Uma das formas de melhorar o desempenho da sua empresa é ganhando tempo e reduzindo processos. Neste quesito, a Inteligência Artificial permite a automatização as tarefas e, assim, acaba sobrando mais tempo para se pensar em questões estratégicas e até mesmo se dedicar a outras tarefas.

 

É muito comum, atualmente, observarmos e-commerces que utilizam um assistente automatizado para atendimento virtual, que tira dúvidas frequentes dos clientes e dispensa a necessidade de um colaborador direcionado à esta função (como falamos, economia de tempo e recursos).

 

O recurso também serve para automatizar o gerenciamento de comunidades e sites, ao mesmo tempo em que coleta dados sobre os usuários presentes. Assim, permitem às plataformas de monitoramento acompanharem aqueles consumidores/prospects mais interessantes para a empresa, removendo os que não se encaixam no perfil ideal de cliente almejado.

 

Coleta de informações altamente relevantes

 

Coletar dados é o segredo para melhorar a relação com o público-alvo e aproximar suas estratégias da realidade, já que desta forma é possível “dizer exatamente o que o cliente gostaria de ouvir”. Assim, é possível aumentar a eficiência em todos os esforços de marketing, uma vez que é possível ter acesso a informações comportamentais como: preferências, gestos, curtidas, compras, dentre muitos outros.

 

É possível rastrear praticamente todos os passos de um usuário pela rede, o que permite a empresa mapear o comportamento e prever suas próximas ações.

 

Isto permite aos clientes e potenciais clientes uma maior proximidade com a empresa, que terá uma comunicação cada vez mais direta e com menos erros de direcionamento, fazendo com que o desempenho de cada ação seja muito superior. Chega de desvios no discurso e ações disfuncionais!

 

Melhora a relação com o seu público

 

A IA permite monitorar amplamente o sucesso do cliente, por meio de uma relação mais próxima com o mesmo. Utiliza programas que analisam as perguntas e dão respostas já programadas, por exemplo, nas redes sociais, permitindo a empresa ficar 24h à disposição do cliente e montar respostas condizentes com as perguntas realizadas.

 

Estas informações podem ser utilizadas para criar mecanismos que se encaixem exatamente neste tipo de comportamento e aumentem as chances de conversão.

 

Portanto, o cliente fica mais satisfeito e o dinheiro é investido de forma mais inteligente, aumentando o ROI. Isso é possível visto que todas as decisões serão tomadas a partir de coleta de dados.

 

Até aqui deu pra perceber que a Inteligência artificial tem muita sinergia com o marketing, certo? Confira outras dicas de marketing digital para sua empresa, fazendo o download gratuito do nosso ebook.

 

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