Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    10 de Setembro de 2018

    Como o Marketing 4.0 pode ajudar sua indústria em tempos de crise

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    Marketing 4.0 pode ajudar sua indústria

     

    O marketing passou por diversas transformações ao decorrer do tempo, e a principal delas está acontecendo no momento: a chegada da era digital. Com isso, estamos caminhando no chamado marketing 4.0, uma era na qual temos uma integração maior entre os canais de marketing tradicionais e a explosão do consumo de conteúdo digital.

    Com a facilidade ao acesso à tecnologia, o marketing 4.0 tornou a interação das pessoas com as indústrias mais pessoal, transformando a cadeia de valor cada vez mais em modelo horizontal, com menos intermediários.

    Esse processo de horizontalização acontece quando os consumidores buscam informação sobre sua indústria antes de realizarem alguma compra, havendo mais uma troca de informações no processo de compra entre produtor e consumidor.

    Atualmente, o potencial cliente tem a marca e seus produtos como um auxílio e ajuda para sanar suas dúvidas, tornando-se parte importante de sua vida. A marca traduz a imagem que o prospect deseja passar para a sociedade através de seus conteúdos.


    O melhor de tudo é o marketing 4.0 pode te ajudar em momentos de crise, quer saber como? A seguir vamos mostrar estratégias que podem ser úteis nesses momentos:

    1. Criação e compartilhamento de conteúdo

    O conteúdo é rei em qualquer estratégia de marketing digital, é necessário apenas adequar o tipo de conteúdo às expectativas de seus consumidores. Esse conteúdo passa a ser uma resposta imediata às pesquisas que seus potenciais clientes fazem na internet.

    Quando mais conteúdo relevante você produzir, mais confiança será gerada em seus consumidores. As empresas que compreendem isso têm mais chances de gerarem diferenciais competitivos.

    2. Análise criteriosa do público e resultados

    O marketing 4.0 permite que você estude profundamente o seu público-alvo. Ou seja, a partir de tecnologias e por meio do acompanhamento de métricas, você identifica o público com quem quer dialogar, impactar e encantar.

    Dessa maneira, trazemos muito mais efetividade para o planejamento. Outra maneira de complementar o planejamento é através de um estudo do mercado e de seus concorrentes. Seguindo essas dicas será possível enxergar novos caminhos a serem seguidos por sua empresa.


    3. Diferenciação e entrega de valor


    Uma pergunta recorrente é: se meus concorrentes também utilizam do marketing 4.0, como fazer diferente? Pois é, aqui que você se engana. A percepção de valor do consumidor é baseada na sua própria experiência pessoal com a marca. Cabe a você criar essa experiência e, ao criá-la, você atinge seu público de forma assertiva.

    4. Relacionamento e valorização do cliente

    O centro de seu planejamento dever ser sempre o seu publico-alvo. Tendo conhecimento de seu comportamento, seus desejos, necessidades, metas e desafios, é possível planejar as ações, campanhas e conteúdos específicos para ele.

    Dessa maneira, tendo em mente que seu consumidor é “ideal”, fica acessível manter uma estratégia que não sai do planejamento e não gera gastos extras. Com isso, é mais fácil não se perder ou ter que fazer cortes em época de crises.

    É preciso então estar preparado para as mudanças que vem acontecendo nas indústrias para conseguir se diferenciar frente aos clientes, bater as metas e não ter perdas em diversas situações. Você está preparado? Comece agora a fazer isso baixando nosso e-book gratuito de Inbound Marketing e conheça mais uma estratégia de marketing para sua indústria!

     

    New Call-to-action

    Vejas mais nas TAGs: marketing industrial, marketing 4.0