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Todos os dias recebemos anúncios de empresas tentando nos convencer a comprar alguma coisa, porém, na maioria das vezes, esse tipo de publicidade não agrega nenhum valor ou nem é útil para aquele momento. Essa ação massiva impessoal está tornando o marketing tradicional cada vez menos efetivo.
O cliente hoje está muito mais seletivo e consciente das suas reais necessidades. A forma de influencia-lo passa, necessariamente por nutri-lo com conteúdos relevantes e úteis que irão ajuda-lo a resolver seus problemas. Eis que entra em cena o Marketing de Conteúdo.
Afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégia a ser considerada em seu planejamento de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente com o objetivo de atrair um público claramente definido para seu website e transformá-lo em clientes.
Os tipos de conteúdo mais comuns de um programa de Marketing de Conteúdo são posts em redes sociais e blogs, e-mails marketing, landing pages, materiais ricos (e-books, whitepapers, guias, entre outros) e materiais visuais como infográficos, por exemplo. Que devem ser distribuídos em seus diversos canais e direcionados às varias fases da jornada de compra do seu potencial cliente.
Dessa forma, o conteúdo criado passa a ser o combustível natural para educar, informar e entreter um possível consumidor de seus produtos/serviços.
Abaixo listamos alguns motivos para que sua empresa comece a fazer Marketing de Conteúdo, independente das táticas de marketing que já esteja utilizando:
- Melhorar o relacionamento com os clientes
O Marketing de Conteúdo permite que as empresas se relacionem com seus potenciais clientes ao longo de toda a jornada de compra. Isso reduz a probabilidade de que eles sejam impactados pelo concorrente ou desistam da compra em um momento específico do processo de decisão.
- Estimular o engajamento com a marca
Pesquisas afirmam que consumidores não querem se relacionar com marcas que só empurram seus produtos, sem ser úteis e relevantes para o consumidor. É por isso que o Marketing de Conteúdo busca construir uma relação de confiança que vai muito além da venda, ajudando-os a solucionar problemas do dia a dia (os quais, muitas vezes, não têm relação direta com os produtos ou serviços que a empresa vende).
- Aumentar a visibilidade de sua empresa
Se você não estiver bem posicionado nos ambientes on-line por onde seu público trafega (páginas de resultado do Google, Facebook, sites e blogs, etc.) alguém estará posicionado em seu lugar. Não fazer Marketing de Conteúdo é a maneira mais fácil e rápida de se tornar invisível para o seu público e facilitar a vida dos seus concorrentes.
- Auxiliar na decisão de compra
As pessoas se lembram das empresas que estiveram com elas quando precisaram. Esse sentimento de reciprocidade é uma arma de persuasão durante um processo de compra. Todo o tipo de conteúdo que pode motivar a conclusão de uma venda faz parte das estratégias de Marketing de Conteúdo: textos sobre o produto ou serviço, vídeos, imagens, infográficos, e-books, reviews, depoimentos de clientes, cases de sucesso, informações técnicas, informações de entrega, política de troca e devolução, etc.
- Trabalhar o pós-venda
O fechamento da venda é só o começo. Estudos mostram que quase 70% da receita de uma empresa é proveniente de clientes recorrentes. E isso não deveria ser novidade: quem já conhece sua marca tem maiores chances de comprar novamente, adquirir itens mais caros ou recomendar seus produtos/serviços para um amigo. Por isso, é de extrema importância que você continue a manter um relacionamento com essas pessoas por meio das estratégias do Marketing de Conteúdo.
Quer entender melhor como essas táticas podem se encaixar dentro de suas estratégias de marketing? Entre em contato conosco e faça do Marketing de Conteúdo um importante aliado de vendas.
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