Dicas de como fechar mais negócios em 2018

9 de Novembro de 2016 às 16:27 | Categoria: resultados, vendas | Carlos Martins

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Com o movimento de recuperação do Brasil diante da crise econômica, as empresas estão adquirindo cada vez mais confiança e aumentando gradativamente os investimentos.

Por isso, é importante você dominar sua indústria e também aprimorar suas técnicas de vendas para lidar com os potenciais clientes que podem surgir neste novo ano. Afinal, não adianta receber dezenas de contatos e, no fim das contas, não fechar nenhum negócio, certo?

Confira abaixo algumas dicas valiosas sobre como fechar mais negócios em 2018:

Conheça bem sua concorrência

 

Todos os seus concorrentes também querem saber como fechar mais negócios em 2018, portanto, você precisa estar à frente. Como? Analisando a fundo sua concorrência, descobrindo suas características e diferenciais.

 

Neste comparativo você pode trabalhar o seu próprio negócio, identificando seus recursos, no que pode influenciar significativamente um cliente, seus próprios diferenciais e o potencial retorno que você pode dar a quem escolher o seu serviço/produto.

 

Seja encontrável

O cliente sempre vai querer saber mais sobre a sua empresa durante uma negociação. Pensando nisto, é muito importante ter um site atualizado e estar presente nas mídias que ele costuma acessar.

 

Muitas empresas acabam perdendo inúmeros negócios por não valorizar devidamente a importância da presença digital durante uma negociação comercial. Quando você oferece ao cliente um canal onde ele possa compreender melhor sobre o que se trata a sua empresa, melhores são as chances de uma venda bem sucedida.

Invista seu tempo nas oportunidades certas

Muitos vendedores gastam tempo e energia negociando com potenciais clientes que nem ao menos chegarão a adquirir seu produto ou serviço. Estes prospects geralmente não dão um próximo passo, então não faz sentido dar continuidade à comunicação.

 

Volte seus esforços para leads que apresentam maior potencial de compra. Você pode constatar isto traçando o perfil do cliente ideal (persona). Desta forma é possível entender quais são as necessidades do cliente, suas preferências e como você pode auxiliá-lo.

 

Isto permite uma negociação muito mais fluida, uma vez que você entende o que o cliente precisa e pode ser mais objetivo.

Traga valor para a conversa

Suas negociações não podem e nem devem girar em torno do preço de um produto ou serviço. Se giram, algo deve mudar urgentemente.

 

O cliente precisa perceber o valor da potencial compra/contratação, o qual você pode exemplificar mostrando os benefícios do produto/serviço para a empresa dele, compartilhando casos parecidos de outros clientes, expondo números de mercado, etc.

 

Ele está buscando soluções que lhe tragam resultados positivos, e a melhor forma de fazer isto é transmitindo a confiança de que você pode ajudá-lo e de que a sua solução é a mais adequada às necessidades dele.

Utilize seus clientes atuais para descobrir novos clientes

Uma vez que você vai fechando negócios, sua base de dados vai ficando repleta de informações valiosas que podem ser aproveitadas para encontrar novos potenciais clientes.

 

Com elas é possível identificar hábitos de compra, fontes de informação e, até mesmo, qual é o approach mais adequado para uma negociação bem sucedida.

 

Venda valor

 

Perceba quando suas conversas com clientes sempre acabam em torno do preço. Isso é sinal de que a qualidade do seu serviço/produto não é o que prevalece.

 

Por isso é fundamental trabalhar o valor do que você oferece, e não somente o preço. Não se trata apenas do que você faz, mas porquê você faz.

 

Demonstre o porquê seu negócio é único, diferente dos demais. O que ele vai agregar ao cliente, a razão pela qual ele deveria escolher fechar negócio com você ao invés dos demais.

 

E na prática, compartilhe números também. O cliente precisa entender o ROI que seu produto ou serviço trazem para que o investimento seja justificado. Use benchmarks, projeções de metas e tudo o que você pode oferecer realmente para justificar um negócio fechado.

 

Portanto, para começar o ano com o pé direito é importante repensar suas estratégias de vendas e, mais do que isso, estar atento a novas oportunidades. Seguindo estas dicas, você com toda certeza irá fechar inúmeros novos negócios em 2018!

Post originalmente escrito em 9 de novembro de 2016 - atualizado em 06 de fevereiro de 2018.

 

Nova chamada à ação

 

 

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