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9 de Fevereiro de 2018

Vamos falar de Marketing Industrial 4.0

Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
(Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

 

Todos estão falando que a quarta revolução industrial está chegando no Brasil. Os sistemas serão cada vez mais digitais: softwares mais inteligentes (inteligência artificial), itens integrados à internet (Internet of Things) e armazenamento em nuvem (cloud computing), são apenas algumas das coisas que estão vindo para aprimorar os processos industriais, agilizando e transformando toda a cadeia produtiva de um negócio.


E naturalmente o Marketing Industrial deverá acompanhar todas essas etapas de transformação. O mercado estará muito mais dinâmico e com visão tecnológica muito mais apurada, o que indica uma necessidade vital de profissionais com atuação multidisciplinar. É preciso incorporar os novos procedimentos que ganharão espaço e substituirão processos operacionais antigos. Isso pode modificar a cadeia como um todo, inclusive os setores de vendas.


O que é possível fazer hoje? É preciso acompanhar o que já está acontecendo lá fora, nos mercados emergentes; identificar quais serão as oportunidades deste novo mundo e também suas ameaças. Buscar descobrir quais serão as novas e melhores práticas do mercado - que estará cada vez mais competitivo -, as novas tendências, os novos comportamentos das empresas e dos clientes, os novos canais de vendas, etc.

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Tudo Sobre Marketing Industrial

 

É possível desde já fazer uma imersão e obter alguns insights por meio do andamento destas práticas. Afinal, o que podemos observar hoje são ações cada vez mais centralizadas nos consumidores, procedimentos mais humanizados através de máquinas, com a intenção de otimizar e transparecer ainda mais os processos, para que as falhas, os atrasos e os ruídos na comunicação sejam cada vez menores.

 


O Marketing Industrial já está preparado para isso, principalmente ao usufruir de estratégias específicas como as de Inbound Marketing e de ABMautomação e marketing de conteúdo, estratégias de posicionamento nos buscadores e de captação de conexões qualificadas, CRM social e muitas outras inferências que já estão de olho no futuro.


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