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    9 de Fevereiro de 2018

    Vamos falar de Marketing Industrial 4.0

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 5 minutos de leitura

     

    A crise causada pelo COVID-19 impactou o mercado de diversas formas, e a mais relevante delas está no comportamento do consumidor. Isso significa que, apesar de muitos esperarem que as atividades retornem ao normal, com o fim da quarentena, teremos um “novo normal”.

    As compras on-line, que antes eram “quase” exclusivas para o público B2C, chegaram com força ao mundo dos negócios B2B. A praticidade que a digitalização trouxe para agendar e organizar reuniões de negócios se estendeu para a busca de novas oportunidades, vindo de encontro à quarta revolução industrial que já estava em andamento no Brasil.

    As indústrias em nosso país já passavam por um refinamento nos sistemas e modelos operacionais com softwares mais inteligentes (inteligência artificial), itens integrados à internet (Internet of Things) e armazenamento em nuvem (cloud computing). Esses que são apenas algumas das novidades, se tornaram realidade e hoje são necessidade,  seja para aprimorar os processos industriais ou para reduzir custos e otimizar processos que e transformam toda a cadeia produtiva de um negócio.

     

    Vamos falar de Marketing Industrial 4.0

    Naturalmente, o Marketing Industrial já vinha acompanhando r todas essas etapas de transformação.  Se hoje o mercado está muito mais dinâmico e com visão tecnológica muito mais apurada do que há menos de dez anos atrás, é esperado que, com o final da pandemia o processo de Transformação Digital vire uma verdadeira corrida entre as principais empresas para não só se atualizar conforme as novas demandas do consumidor, como também para garantir a sua presença no mercado em um futuro próximo.

    Não bastasse a missão de ter que atualizar processos de produção e venda, esse novo cenário indica também uma necessidade vital de profissionais com atuação multidisciplinar. Isso porque será preciso incorporar os novos procedimentos que ganharão espaço e substituirão processos operacionais antigos. Algo que modificará a cadeia como um todo, inclusive os setores de vendas.

    O que é possível fazer hoje? É preciso acompanhar o que já está acontecendo lá fora, nos mercados emergentes; identificar quais serão as oportunidades deste novo mundo e também suas ameaças. Buscar descobrir quais serão as novas e melhores práticas do mercado - que estará cada vez mais competitivo, principalmente nos meios digitais -, as novas tendências, os novos comportamentos das empresas e dos clientes, os novos canais de vendas… resumindo, o “novo normal”.

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    Tudo Sobre Marketing Industrial

    Mesmo que seja difícil prever como será o mercado futuro após a crise do COVID-19,  já é possível  fazer uma imersão e obter insights valiosos que vão preparar sua empresa para o novo cenário.  

    Se hoje já vemos ações cada vez mais centralizadas nos consumidores, procedimentos mais humanizados através de máquinas, com a intenção de otimizar e transparecer ainda mais os processos, para que as falhas, os atrasos e os ruídos na comunicação sejam cada vez menores, em um futuro breve teremos a intensificação de todas essas ações.

    O Marketing Industrial já vinha se preparando para  esse momento. Ao usufruir de estratégias específicas como as de Inbound Marketing e de Account Based Marketing,  automação e marketing de conteúdo, estratégias de posicionamento nos buscadores e de captação de conexões qualificadas, CRM social e muitas outras inferências, a indústria  já mostrava que estava  de olho no futuro.

    Contudo, todas essas ações, que antes eram encaradas como visões modernas e revolucionárias, agora transformaram-se em recursos obrigatórios para qualquer indústria que deseja marcar presença na nova realidade de mercado que foi, de certo modo, desencadeada pela crise sanitária.

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