Vamos falar de Marketing Industrial 4.0

9 de Fevereiro de 2018 às 13:54 | Categoria: novo marketing industrial, marketing na indústria | Carlos Martins

 

Todos estão falando que a quarta revolução industrial está chegando no Brasil. Os sistemas serão cada vez mais digitais: softwares mais inteligentes (inteligência artificial), itens integrados à internet (Internet of Things) e armazenamento em nuvem (cloud computing), são apenas algumas das coisas que estão vindo para aprimorar os processos industriais, agilizando e transformando toda a cadeia produtiva de um negócio.


E naturalmente o Marketing Industrial deverá acompanhar todas essas etapas de transformação. O mercado estará muito mais dinâmico e com visão tecnológica muito mais apurada, o que indica uma necessidade vital de profissionais com atuação igualmente dinâmica e também multidisciplinar. É preciso incorporar os novos procedimentos que ganharão espaço e substituirão processos operacionais antigos. Isso pode modificar a cadeia como um todo, inclusive os setores de vendas.


O que é possível fazer hoje? É preciso acompanhar o que já está acontecendo lá fora, nos mercados emergentes; identificar quais serão as oportunidades deste novo mundo e também suas ameaças. Buscar descobrir quais serão as novas e melhores práticas do mercado - que estará cada vez mais competitivo -, as novas tendências, os novos comportamentos das empresas e dos clientes, os novos canais de vendas, etc.

É possível desde já fazer uma imersão e obter alguns insights por meio do andamento destas práticas, afinal, o que podemos observar hoje são ações cada vez mais centralizadas nos consumidores, procedimentos mais humanizados através de máquinas, com a intenção de otimizar e transparecer ainda mais os processos, para que as falhas, os atrasos e os ruídos na comunicação sejam cada vez menores.


O Marketing Industrial já está preparado para isso, principalmente ao usufruir de estratégias específicas como as de Inbound e de ABM: automação e marketing de conteúdo, estratégias de posicionamento nos buscadores e de captação de conexões qualificadas, CRM social e muitas outras inferências que já estão de olho no futuro.


E você está preparado? Comece agora a fazer isso baixando nosso e-book gratuito de Inbound Marketing para Indústrias!

 

New Call-to-action

Compartilhe:
    
assinatura_email_carlos_Blog.png

Comentários: