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    18 de Novembro de 2015

    Como Aproximar o Marketing e o Comercial no B2B

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    Um dos grandes problemas enfrentados por boa parte das empresas que atuam no segmento B2B é a dificuldade em integrar as áreas Comercial e de Marketing. Mesmo que o intuito de ambos os departamentos seja impulsionar o crescimento da empresa através das vendas - um criando as oportunidades e o outro concretizando-as - não é incomum encontrar empresas que enfrentem dificuldade para alinhar o pensamento dos dois setores.

    No segmento B2B, principalmente, a área de marketing deve estar alinhada à força comercial em favor da geração de leads qualificados, da comunicação assertiva, do acompanhamento dos processos de vendas e da entrega de serviços com excelência.

    Além de otimizar o trabalho dos profissionais de marketing e venda, esse alinhamento de pensamentos e ações ainda pode render excelentes resultados aos processos de pós-venda com o mapeamento do grau de satisfação dos clientes - pensados para a fidelização e revenda.

    A partir de papéis bem definidos, torna-se simples estabelecer os objetivos de ambos os departamentos e direcioná-los aos resultados. Mas não se esqueça que a equipe Comercial é parte importante desse processo, afinal, ela conta com uma vantagem incrível: a proximidade junto ao cliente e uma visão abrangente da realidade do mercado.

    A equipe de Marketing por sua vez é capaz de estudar mercados, planejar novos negócios, desenvolver e promover a comunicação, realizar a manutenção da base de clientes, além de otimizar o tempo e facilitar a rotina da área Comercial que consegue assim dar atenção à identificação de oportunidades e geração de receitas.

     

    Como Alinhar o Marketing e o Comercial no B2B

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    Se você enfrenta dificuldades para alinhar as estratégias e pensamentos dos dois setores, ou simplesmente diagnosticar o que impede a sua empresa de evoluir os resultados no marketing e vendas, uma consultoria estratégica surge como a solução ideal para o seu problema.

    Realizada por profissionais especializados em diferentes áreas, a consultoria estratégica promove um parecer completo de sua empresa ao identificar e aproveitar os pontos fortes que ela apresenta no mercado como novas oportunidades de crescimento, além de localizar possíveis falhas e obstáculos no seu cenário atual e instruir sua equipe como superá-los por meio de treinamentos precisos que tornam o processo mais assertivo e produtivo como um todo. 

    Com mais de 20 anos de experiência em ajudar empresas de diversos segmentos do mercado a encontrar soluções que promovam a evolução consistente, a Advantage é especializada em oferecer consultoria estratégica de marketing, venda e pós-vendas para os setores B2B, Industrial e agrícola, e serviços integrados de marketing que complementam e refinam os processos do seu negócio ou executa ações que estejam fora do alcance de sua equipe.

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