Um dos grandes problemas enfrentados por boa parte das empresas que atuam no segmento B2B é a dificuldade em integrar as áreas Comercial e de Marketing.
No segmento B2B, a área de marketing precisa estar alinhada à força comercial, em favor da geração de leads qualificados, da comunicação assertiva, do acompanhamento dos processos de vendas e da entrega de serviços com excelência. Esse alinhamento ainda pode render excelentes ações de pós-venda e mapeamento do grau de satisfação dos clientes, pensadas para a fidelização.
A partir de papéis bem definidos se torna simples estabelecer os objetivos de ambos os departamentos e direcioná-los aos resultados. Mas não se esqueça que a equipe Comercial é parte importante desse processo, afinal ela conta com uma vantagem incrível: a proximidade junto ao cliente e uma visão abrangente da realidade do mercado.
A equipe de Marketing por sua vez é capaz de estudar mercados, planejar novos negócios, desenvolver e promover a comunicação, realizar a manutenção da base de clientes, além de otimizar o tempo e facilitar a rotina da área Comercial que consegue assim dar atenção à identificação de oportunidades e geração de receitas.
Uma opção interessante a ser considerada é a terceirização desse setor com uma agência especializada em marketing integrado, em especial pelo custo benefício, permitindo às empresas focar no seu core business. Isso porque a mão de obra é mais qualificada e experiente, as entregas acontecem rapidamente, os recursos são maiores e os serviços orientados a resultados efetivos.
Quer se aprofundar mais no assunto? O guia do marketing integrado pode te ajudar!
Comentários: