⏱️ 5 minutos de leitura
Em 2020, a economia brasileira mostrava sinais otimistas de recuperação após os inúmeros altos e baixos ocasionados por crises políticas e econômicas. Contudo, o destino novamente foi cruel com o nosso país ao praticamente paralisar as atividades econômicas durante três meses em decorrência à pandemia do COVID-19.
Neste cenário, em breve se fará presente novamente a alta da inflação em ritmo acelerado, os reajustes assustadores, a manutenção da alta no dólar e a redução das linhas de crédito.
A última impacta, especialmente, aquelas empresas que dependem de crédito abundante para a manutenção e sustentação de seus negócios. Diante dessa realidade, a pergunta que impera nas empresas neste momento cheio de incertezas é: "como superar essa crise e retomar projetos considerados promissores".
Como enfrentar a crise?
Nesse momento de queda da economia, e o lento retorno às atividades, as indústrias enfrentam um dilema: investir ou não em marketing?
Infelizmente, e definitivamente de forma errônea, uma parcela significativa de indústrias B2B e B2C tendem a reduzir o seu investimento em marketing durante épocas de crise, enquanto as demais optam por concentrar seus recursos unicamente em estratégias de Outbound Marketing, baseadas na interrupção e utilizada para prospectar novos clientes de modo invasivo - algo que é muito rejeitado pelo consumidor com base em seu comportamento atual.
Um erro, já que o Outbound Marketing custa em média 40% mais caro que o Inbound Marketing, outra estratégia que possui alta eficiência para gerar negócios online. Isso porque oferece, a princípio, informação em favor do relacionamento duradouro entre consumidor e marca, potencializando os resultados em especial, para empresas com negócios B2B.
O "Novo normal" do mercado e suas mudanças
O mercado já se adaptava à natural transformação no comportamento do consumidor em meio às novas tecnologias. A decisão de compra, antes simples e imediata pela ausência de dados, vinha atingindo um elevado grau de complexidade por passar a contar com inúmeras fontes de informações.
Com a eclosão da pandemia, e as medidas de isolamento que impuseram o consumidor a ficar em casa, o hábito de comprar on-line conquistou mais adeptos - muitos deles que sequer cogitavam utilizar a internet e agora puderam constatar as vantagens de fazer suas atividades digitalmente.
Esse comportamento, inevitavelmente, estimula os consumidores a buscarem mais informações sobre as empresas que estão fazendo negócio, ou o produto/serviço que estão adquirindo, antes de dar a última palavra.
O mesmo acontece com o cenário B2B. O presidente da empresa, o gerente comercial, o assistente de marketing e todos os influenciadores de uma decisão de compra buscam informações sobre os serviços ou produtos de forma abrangente e dinâmica.
Esse novo comportamento do consumidor direciona as indústrias B2B e B2C a investirem em uma gestão de comunicação e marketing mais eficiente - onde o seu cliente está no centro da atenção e sua experiência de compra determina o sucesso ou não do seu produto ou serviço.
E quando o assunto é eficiência, o Inbound Marketing ganha destaque. Com ele é possível levar conteúdo até o seu público alvo nos momentos em que ele procura informações de seu interesse sobre determinado produto ou serviço.
Aposte no Inbound Marketing para vencer a crise
O Inbound Marketing é uma tática que potencializa as chances de atrair os clientes ideais para seu negócio, fidelizá-los e ainda personalizar a comunicação da empresa próximo do que você considerar o "tom de voz" da sua marca de uma maneira eficiente e dinâmica.
O cliente passa a criar um relacionamento que oferece soluções e pode contribuir para uma experiência duradoura com o serviço ou produto da empresa, onde ele não é apenas mais um. Ele é a essência, o centro das atenções.
As indústrias que adotam uma estratégia de Inbound Marketing bem estruturado estão preparadas para enfrentar os atuais problemas econômicos do setor nacional e tendem a ganhar mercado, além de garantirem a presença da marca na lembrança do seu público alvo.
Deseja conhecer mais detalhes sobre o Inbound Marketing e saber como ele pode impulsionar os resultados da sua empresa no ambiente digital? Então clique no btão abaixo e confira um conteúdo completo que produzimos sobre o tema.