Buyer centric marketing, por que ouviremos muito isso?

11 de Outubro de 2018 às 15:58 | Categoria: buyer centric marketing | Carlos Martins

Buyer centric marketing, por que ouviremos muito isso?

 

Buyer ou Consumer Centric Marketing é uma abordagem que coloca o cliente no centro do negócio. Essa estratégia direciona todas as ações de Marketing, Vendas e Atendimento para suprir as necessidades do consumidor.

O cliente está cada vez mais em evidência, pois o acesso à informação e à uma gama maior de produtos têm modificado a forma como eles interagem com as empresas. Por isso, o diálogo é mais importante do que nunca e os consumidores precisam ser verdadeiramente ouvidos. Hoje, entende-se que trabalhar uma marca junto ao consumidor não é somente falar sobre ela mesma, é preciso explorar o que seu consumidor pensa e almeja.

Trabalhar guiado pelas necessidades do cliente ajuda a refinar as suas táticas e a aumentar seus resultados. O marketing, afinal, tem grande responsabilidade sobre as vendas, e você tende a vender muito mais quando alinha suas ações de marketing e vendas.

Por que você vai ouvir muito sobre Buyer Centric Marketing?

As empresas têm um grande desafio nas mãos: um consumidor volátil - com diversas opções - que procura acima de tudo identificação com a marca. A identificação parte de diversas frentes. Você precisa, portanto, equilibrar sempre inovação, confiança e, principalmente, um diálogo consistente.

Confira as dicas a seguir para que sua empresa comece a pensar de forma a centralizar sua estratégia em torno dos potenciais clientes:


1. Utilize números

É preciso colher informações objetivas para tomar as decisões mais assertivas. Compreender as necessidades e as expectativas dos seus clientes não é uma tarefa de simples observação ou intuição, é preciso uma pesquisa profunda dos hábitos dessas pessoas.

Além disso, é importante segmentar a sua base objetivamente, em especial levando em consideração que uma das maiores tendências para o marketing é o atendimento cada vez mais personalizado, que leva em conta as necessidades de cada cliente em particular.

2. Feedback

Estar atento às interações de seus clientes nas redes sociais já não é novidade, mas uma das maiores vantagens desse meio é potencializar a interação entre o consumidor e a sua marca.

Interagir com eles — prestando atenção ao que dizem, respondendo rapidamente e compartilhando conteúdo relevante — é uma chance de ouro para estabelecer um relacionamento mais direto.

3. Experiências positivas

O consumidor espera mais do que meramente produtos, ele quer experiências positivas e marcantes de consumo. Por isso é preciso aumentar as frentes de criação de experiência com seus clientes, mostrando vídeos interativos que explicam seu funcionamento, ou mostrar opções diferentes da oferta, tudo na intenção de criar uma boa experiência que a longo prazo se torne fidelização.

Está claro que o Buyer Centric Marketing chegou para ficar e quem não prestar mais atenção às necessidades de consumidor vai ficar para trás. Por isso, é necessário um trabalho em conjunto das áreas de marketing, vendas e atendimento para não só ajudar o potencial cliente com suas dores, mas também para encantá-lo e transformá-lo em um evangelizador de sua marca.

Quer saber mais sobre Marketing Integrado e como ele pode te ajudar nessa caminhada? Acesse nosso E-book gratuito!

 

New Call-to-action

Compartilhe:
    
assinatura_email_carlos_Blog.png

Comentários:

logo_redondo

Ad Vantage é uma agência de Marketing Integrado que a mais de 16 anos oferece consultoria  a empresas que buscam alavancar seus negócios de maneira previsível em com baixos riscos e possui ampla estrutura com equipe qualificada a prestar os mais diversos serviços no desenvolvimento de ações online e offline.

Posts Recentes

Posts Mais Lidos