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    3 de Outubro de 2018

    A importância do alinhamento de marketing e vendas no setor industrial

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    A importância do alinhamento de marketing e vendas no setor industrial

     

    O sucesso de uma indústria está cada vez mais pautado no nível de integração entre suas áreas, e com os setores de Marketing e Vendas não é diferente, pelo contrário, é de extrema necessidade que haja alinhamento.

    Ambos são responsáveis pelo alcance de resultados e, por isso, engana-se quem pensa que essas áreas não tem a ver uma com a outra. Achar que a área de marketing apenas deve ser responsável pelas ações de promoção da marca, enquanto a equipe de vendas cuida da prospecção e negociação é totalmente errôneo.

    É logico que as vendas acontecem muitas vezes pelas estratégias realizadas pela área de marketing, porém para que essa venda aconteça é preciso que o time de vendas mantenha um canal de comunicação aberto com seus clientes.

    Atualmente os departamentos de vendas e de marketing precisam estar na mesma página. Somente dessa maneira é que os vendedores entenderão quais as necessidades de cada lead e assim poderão ser mais assertivos em suas abordagens.

    O problema é que a equipe de vendas pensa que o pessoal do marketing não apoia a área comercial e que a receita gerada pelas vendas da empresa são frutos apenas do esforço do time de vendas.

    Para mudar esse pensamento obsoleto e errôneo, é necessário pensar as estratégias de marketing e vendas em conjunto, para que dessa maneira as duas equipes consigam enxergar a importância do trabalho de ambas na geração de bons resultados para a empresa. Confira a seguir quais são essas ações e sua importância para o setor industrial:

    1. Determine metas iguais as duas equipes
    Para gerar resultados positivos com esse alinhamento é preciso primeiro definir uma meta que será única para as duas equipes. Com isso é possível alinhar as expectativas e ações.

    2. Planeje ações de Marketing alinhadas às expectativas de Vendas

    Com as ações alinhadas, os dois departamentos conseguem se programar para conseguirem atingir a meta estabelecida. Para que isso aconteça, ambas as equipes precisam conversar para definir a persona e sua jornada de compra, quais serão as etapas que entrarão nesse processo, qual será a forma de qualificação dos leads, quando será o momento ideal de entregar o lead para a equipe de vendas, etc.


    Com esses dados em mãos, cada time vai saber o que fazer e o que precisa entregar para outro. Com isso é possível, a longo prazo, alcançar o faturamento desejado.

    3. Permita que os times acompanhem seu progresso

     

    É importante que os departamentos de Marketing e Vendas tenham facilidade para saber em que é estão os projetos. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de softwares de automação de Marketing integrado ao CRM e com a produção de relatórios.

    Esse passo é importante para entender se os leads que estão chegando a vendas são mesmo qualificados e se estão recebendo a abordagem correta.

    4. Incentive a comunicação contínua entre Marketing e Vendas

    Os dois departamentos devem fazer reuniões semanais para estarem sempre alinhados e poder melhorar cada vez mais a busca por novos clientes para a empresa.

    Desta forma, é possível atingir seus objetivos de forma integrada, sempre respeitando a linguagem dos leads, e procurando criar relacionamentos duradouros, que resultarão em mais vendas!

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