A importância do alinhamento de marketing e vendas no setor industrial

3 de Outubro de 2018 às 10:15 | Categoria: alinhamento marketing e vendas | Carlos Martins

post-advantage-A-importância-do-alinhamento-de-marketing-e-vendas-no-setor-industrial

 

O sucesso de uma indústria está cada vez mais pautado no nível de integração entre suas áreas, e com os setores de Marketing e Vendas não é diferente, pelo contrário, é de extrema necessidade que haja alinhamento.

Ambos são responsáveis pelo alcance de resultados e, por isso, engana-se quem pensa que essas áreas não tem a ver uma com a outra. Pensar que o marketing só deve cuidar das ações de venda e promoção, enquanto a área de vendas fica focada na prospecção e negociação dos serviços e produtos é uma visão obsoleta.

Logicamente que as vendas são atraídas por ações de divulgação realizadas pelo marketing, mas para que isso se torne realidade é preciso que o time de vendas mantenha um relacionamento direto e saudável com os clientes.

O alinhamento entre marketing e vendas, quando bem executado, possibilita à equipe comercial mais conhecimento sobre o comportamento do consumidor, suas necessidades e dúvidas e, com isso, consegue aprimorar seu processo de atendimento.

O problema é que o comercial acredita que o marketing não presta nenhum apoio à área e que os resultados de faturamento da empresa são exclusivos do esforço aplicado nas vendas.

Para mudar essa visão equivocada e ultrapassada de gestão, é preciso repensar ações das áreas de marketing e vendas, a fim de tornar cada vez mais evidente a importância do trabalho em conjunto na busca dos melhores resultados para a indústria. Confira a seguir quais são essas ações e sua importância para o setor industrial:

1. Estabeleça metas iguais para Vendas e Marketing

O primeiro passo para gerar resultados positivos com esse alinhamento é definir uma meta que vai ser compartilhada por ambos os departamentos. Com isso é possível alinhar as expectativas e ações.

2. Defina ações de Marketing alinhadas às expectativas de Vendas

Com a meta compartilhada, Marketing e Vendas podem se reunir para definir as ações necessárias e, assim, conseguirem alcançá-la. Para isso, esses departamentos devem falar a mesma língua e deixar claro informações sobre a persona e sua jornada de compra, quais as fases que estão nesse processo, como os leads serão qualificados, qual o momento de passar o lead para o time de vendas, qual o momento de o lead voltar para marketing, etc.

Com essas informações bem definidas cada departamento vai saber o que deve fazer e entregar ao outro. Com isso é possível, a longo prazo, alcançar o faturamento desejado.

3. Permita que os times acompanhem seu progresso

Permita que as equipes de Marketing e Vendas possam acompanhar com facilidade o andamento dos trabalhos. Esse monitoramento pode ser feito por meio de softwares de automação de Marketing integrado ao CRM e relatórios.

Isso é fundamental para identificar o que está dando certo e errado, o que deve ser ajustado, verificar se os leads estão sendo qualificados e abordados adequadamente, entre outras informações importantes para melhorar o alinhamento entre Marketing e Vendas.

4. Incentive a comunicação contínua entre Marketing e Vendas

Por fim, a comunicação entre os times deve ser constante. Com um canal de comunicação aberto, Marketing e Vendas recebem feedbacks um do outro e trabalham para aprimorar suas atividades.

Desta forma, é possível atingir seus objetivos de forma integrada, sempre respeitando a linguagem dos leads, e procurando criar relacionamentos duradouros, que resultarão em mais vendas!

Quer saber mais sobre Marketing Integrado? Acesse nosso E-book gratuito!

New Call-to-action

Compartilhe:
    
assinatura_email_carlos_Blog.png

Comentários:

logo_redondo

Ad Vantage é uma agência de Marketing Integrado que a mais de 16 anos oferece consultoria  a empresas que buscam alavancar seus negócios de maneira previsível em com baixos riscos e possui ampla estrutura com equipe qualificada a prestar os mais diversos serviços no desenvolvimento de ações online e offline.

Posts Recentes

Posts Mais Lidos