A evolução do CRM: marketing, vendas e atendimento em um só lugar

16 de Outubro de 2018 às 16:41 | Categoria: crm | Carlos Martins

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 Há cerca de 4 anos, o sistema de CRM era visto apenas como um recurso do time de vendas para gerenciar a relação com clientes e potenciais clientes. Nele, eram feitos follow ups, envios de propostas, tratativas e negociações diversas com os prospects, dentre outros processos comerciais. 

Até então, o departamento de marketing tinha pouco acesso a estas informações, ficando responsável apenas por gerar a demanda para que o departamento de vendas pudesse dar continuidade na comunicação.

Mudança nos CRMs


Com o avanço tecnológico e evolução das mais diversas plataformas de CRM, passaram-se a ser incorporadas variadas funcionalidades que permitiram "fazer mais" com os leads gerados: desde automação de marketing, envio de conteúdos personalizados até o acompanhamento do lead por toda a jornada de compra.

E assim foram surgindo as plataformas de Marketing Integrado, como o Hubspot, Sharpspring, entre outros, que além de disponibilizar um ambiente de gestão da relação com o cliente, também oferecem recursos de marketing que permitiam atrair, converter e nutrir os leads gerados. Essa mudança possibilitou a criação de uma sinergia entre os esforços de marketing e vendas.

As ações de marketing passaram a ser muito mais direcionadas a resultados, com acompanhamento direto da evolução daquele lead desde o momento em que o mesmo acessa o site pela primeira vez até o fechamento do negócio.

Os CRMs atuais


Atualmente, as plataformas estão passando para um novo nível e trabalhando com muito mais força os conceitos de customer success e omnichannel, onde além dos módulos de vendas e marketing, também passaram a disponibilizar ferramentas para atendimento/suporte ao cliente, com o objetivo de trabalhar o encantamento e fidelização destes.

Portanto, as tendências apontam que cada vez mais esforços de marketing e vendas passarão a ser integrados, com mensuração total de tudo que é realizado, ao invés de ações avulsas e individuais. O Inbound Marketing, neste cenário, entra como forte aliado e ferramenta fundamental, uma vez que permite utilizar toda esta tecnologia de forma inteligente e orientada a resultados.

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