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Durante algum tempo, o sistema de CRM era visto apenas como um recurso exclusivo a equipes de vendas para gerenciar a relação com clientes e potenciais clientes. Por meio deles, eram feitos follow ups, envios de propostas, tratativas e negociações diversas com os prospects, além de outros processos comerciais.
Por outro lado, apesar do excesso de recursos que os departamentos de venda tinham à sua disposição, o departamento de marketing tinha pouco acesso a informações, ficando responsável apenas por gerar a demanda para que o departamento de vendas pudesse dar continuidade na comunicação, sem avaliar questões como a qualidade dos leads, por exemplo, cruciais para avaliar o desempenho das campanhas e até mesmo criar ações mais assertivas.
Mudança nos CRMs
Com o avanço tecnológico e evolução das mais diversas plataformas de CRM, passaram-se a ser incorporadas variadas funcionalidades que permitiram "fazer mais" com os leads gerados: desde automação de marketing, envio de conteúdos personalizados até o acompanhamento do lead por toda a jornada de compra.
E assim foram surgindo as plataformas de Marketing Integrado, como o Hubspot, por exemplo, que além de disponibilizar um ambiente de gestão da relação com o cliente, também oferecem recursos de marketing que permitiam atrair, converter e nutrir os leads gerados.
Essa mudança possibilitou a criação de uma sinergia entre os esforços de marketing e vendas. As ações de marketing passaram a ser muito mais direcionadas a resultados, com acompanhamento direto da evolução daquele lead desde o momento em que o mesmo acessa o site pela primeira vez até o fechamento do negócio.
Os CRMs atuais
Atualmente, as plataformas estão passando para um novo nível e trabalhando com muito mais força conceitos como customer success e omnichannel onde, além dos módulos de vendas e marketing, também passaram a disponibilizar ferramentas para atendimento e suporte ao cliente, com o objetivo de trabalhar o encantamento e fidelização destes.
Dentre as inúmeras plataformas de marketing disponíveis no mercado atualmente, sem dúvidas o HubSpot merece destaque por ser a mais completa do mundo. Suas diversas funcionalidades tem o poder de ampliar as ações dos seus departamentos de marketing, vendas, e pós-vendas, o que, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe e os resultados da sua empresa como um todo.
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Portanto, podemos concluir que as tendências apontam que cada vez mais esforços de marketing e vendas passarão a ser integrados, com mensuração total de tudo que é realizado, ao invés de ações avulsas e individuais.
O Inbound Marketing, neste cenário, entra como forte aliado e ferramenta fundamental, uma vez que permite utilizar toda esta tecnologia de forma inteligente e orientada a resultados.
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