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    3 de Maio de 2019

    Você já fez o planejamento de ações para 2019 de sua empresa?

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 5 minutos de leitura

     

    Todo começo de ano é uma época de muitas reflexões e expectativas, e nada melhor do que aproveitar esta oportunidade para definir as metas de sua empresa e o planejamento para atingi-las em 2019, não acha? Como você bem sabe, a falta desse planejamento implica em perda de tempo, podendo resultar em desperdício de oportunidades e em prejuízos financeiros?

    Muitas vezes uma marca tem uma ação bem sucedida e as pessoas não param para pensar que o sucesso da estratégia se deu por conta de um planejamento bem estruturado e executado com maestria. Para construir esse planejamento, é essencial responder a alguma questões:

     

    1. Quais objetivos pretende atingir 2019?

     

    2. Em quanto tempo?

     

    3. O que é preciso fazer para atingi-los?

     

    4. Como a equipe irá trabalhar na execução deste plano?

     

    5. Quanto será preciso investir para conquistar a meta?



    Planejamento de Marketing

     

    Para alcançar os objetivos e metas de sua empresa em 2019 será importante começar com uma boa organização. E o Planejamento de Marketing vai ajudá-lo nessa jornada!

     

    Confira, abaixo, as informações que devem estar em seu Planejamento de Marketing:

     

    1. Metas e objetivos

    Essas informações precisam ser claras para que sua equipe consiga executar bem o plano. Com a clareza de onde se deseja chegar, as ações poderão ser melhor definidas.

     

    Nesta primeira etapa é imprescindível propor metas reais para que você consiga atingi-las. Dessa maneira você terá um retorno  positivo não só para a empresa como também para os funcionários.

     

    2. Público-alvo

    Para criar um bom planejamento é necessário ter um profundo conhecimento de seu público-alvo e personas. Antes de propor uma estratégia, defina bem quem são essas pessoas que representam seu cliente e conheça seus hábitos, necessidades, metas e desafios.

     

    Entender a jornada de compra do cliente e fazer uma boa análise do mercado no qual a empresa está vai ajudar em seu planejamento. Com isso feito, você poderá planejar melhor as ações e ter a certeza que sua persona será impactada no momento mais oportuno.

     

    3. Ações e canais escolhidos

    Esse planejamento também precisa ter especificadas quais ações serão escolhidas para atingir suas metas. Hoje, existem muitos recursos para que as empresas se conectem com seu público, na busca de seus objetivos, seja no desenvolvimento de um bom SEO, técnicas de inbound Marketing ou anúncios pagos, por exemplo.

     

    Após a criação de sua meta, você precisará desenvolver e aprovar um cronograma com as ações propostas e, por último, calcular o orçamento a ser gasto com essas ações. Dessa maneira pode-se escolher mais adequadamente em quais meios de comunicação essas ações serão veiculadas e como sua equipe fara a execução do planejamento.

     

    Outra parte essencial do planejamento é escolher quais canais serão utilizados para impactar seus prospects. Por exemplo, é importante entender se terão alcance e engajamento online e também identificar o comportamento de seu público-alvo.

     

    Por exemplo, se você perceber que a persona interage com vídeos, é interessante colocar em seu planejamento a produção e edição desse tipo de mídia.



    4. Orçamento

    Pensar o orçamento com antecedência é importante para que suas ações sejam efetivas.

     

    Por isso, é essencial controlar e aferir o retorno dos investimentos feitos em cada uma dessas ações. Isso significa analisar quais serão as ações que acontecerão e o investimento a ser feito nas campanhas de redes sociais, criação de novos produtos, treinamentos, workshops e eventos, por exemplo.

     

    5. Consultoria especializada

    Acho que você já conseguiu entender que ter um bom planejamento para 2019 é essencial para que suas metas sejam atingidas. Porém, para chegar ao sucesso, não basta apenas se planejar, também é importante ter apoio especializado em alguns casos. Para isso, sua empresa pode contar com uma agência ou consultoria de marketing digital.

     

    Para desenvolver um planejamento bem sucedido de marketing é importante ter experiência no assunto. Por isso, Agências e Consultorias especializadas podem te ajudar com esta tarefa, permitindo que sua empresa siga num caminho mais assertivo durante o ano.

     

    Portanto, se você quer obter melhores resultados em 2019, que tal conversar com um especialista? Temos experiência para fazer um planejamento de marketing customizado para sua empresa.

    Solicite aqui a avaliação de um a Consultor Especializado.