Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças

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Com o intuito de melhorar o desempenho e os resultados, empresas de diversos setores, sejam elas grandes, médias ou pequenas, necessitam dos serviços ofertados por uma Consultoria ou pela Assessoria de marketing.

Ambas contribuem na solução de problemas específicos de gestão e fornecem diagnósticos de ação junto à empresa contratante. No entanto, o obstáculo é que grande parte dos gestores não sabem qual a diferença entre consultoria e assessoria e se confundem na hora de escolher um desses serviços.

Por isso, vamos pontuar as principais diferenças entre eles e identificar qual das duas é mais indicada para o interesse da sua empresa.

Assessoria

A função da assessoria se resume, basicamente, à prestação de auxílio técnico desde o desenvolvimento do projeto até a sua execução. O assessor se envolve operacionalmente com o problema, não apenas identificando mas interferindo diretamente nos processos.

Esse trabalho deve ser realizado a longo prazo e tem uma função mais operacional, o serviço do assessor então é interferir na empresa de forma a resolver problemas pontuais.

Consultoria

Já a consultoria é mais teórica. Ela dá um aconselhamento quanto às ações que podem ser tomadas com a intenção de solucionar problemas gerenciais e gerar melhorias no processo produtivo. Embora possa analisar todos os aspectos do seu negócio, ela não necessariamente vai interferir de maneira ativa na empresa, sua função é apontar caminhos estratégicos.

Qual das duas contratar?

Então, a grande diferença entre as duas é que a consultoria aponta soluções enquanto a assessoria resolve problemas pontuais.

Com isso em mente, a assessoria, como já foi mencionado, é um trabalho mais prático, por isso sua contratação é interessante quando o impasse é somente resolver o problema. Muitas vezes a empresa chega sabendo do problema mas não sabe como agir. Neste caso, a assessoria é indicada.

Já no plano de consultoria, o trabalho é diferente. Ela é indicada para empresas que ainda não conhecem as tarefas que devem ser feitas. É interessante para aqueles que desejam iniciar o caminho mas não sabem a importância de cada ferramenta. A consultoria dá uma diagnóstico completo para sua empresa, especialmente ressaltando os pontos que precisam de melhorias. Contratar um consultor é também alinhar-se com as tendências do mercado.

Cada tipo de serviço tem sua importância dentro da empresa, mas a escolha será sempre sua.

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