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17 de Setembro de 2018

Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças

Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
(Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

Com o intuito de melhorar o desempenho e os resultados, e o iminente processo de transformação digital, que foi acelerado por conta do surto do covid-19, muitas empresas de diversos setores, sejam elas grandes, médias ou pequenas, necessitam dos serviços ofertados por uma agência especializada em marketing para se adaptar, com praticidade e da melhor forma possível, ao cenário que especialistas já consideram como o “novo normal”.

Diante disso, uma dúvida comum surge para empresas que nunca buscaram estes tipos de serviços e se deparam com uma infinidade de anúncios de diversas agências que se prestam a oferecer Assessoria de Marketing e Consultoria de Marketing: “Qual escolher?”

Ambos serviços contribuem na solução de problemas específicos  da gestão de marketing da empresa e fornecem diagnósticos de ação junto ao contratante. No entanto, eles possuem diferenças na execução e, muitas vezes, a contratação “enganada” entre os dois pode não suprir todas as necessidades da sua empresa no momento.

Por isso, vamos pontuar as principais diferenças entre Assessoria e Consultoria para te ajudar a identificar qual das duas é mais indicada para os interesses e crescimento  do seu negócio.

Assessoria de Marketing

A principal função da assessoria de marketing  é a prestação de auxílio técnico no desenvolvimento de um projeto, até sua finalização. Há um envolvimento operacional com sua empresa, identificando alternativas e soluções para contribuir com o desenvolvimento de sua empresa e executando ações durante o processo. 

Normalmente, esse trabalho é realizado a longo prazo e tem uma função operacional. Por isso, podemos definir que o serviço da assessoria de marketing é interferir na empresa de forma a executar processos que estejam além da competência dos seus colaboradores, bem como resolver problemas pontuais que possam surgir na operação.

 

Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças

 

Consultoria de Marketing

Se a Assessoria de Marketing é um serviço mais voltado a prática podemos dizer que a a Consultoria de Marketing é mais teórica. Realizada por profissionais com ampla experiência no mercado e conhecimentos avançados em estratégias de marketing a Consultoria existe para  direcionar as ações que devem ser tomadas por sua empresa para solucionar diversos problemas, gerenciais e produtivos.

É importante destacar que a Consultoria de Marketing não analisa todos os aspectos do seu negócio, e também, não necessariamente, vai interferir de maneira ativa na empresa. A principal função da consultoria é apontar caminhos estratégicos para a evolução dos processos de sua empresa e o consequente crescimento dela no mercado .

Assessoria ou Consultoria de Marketing, qual você deve contratar?

De forma resumida, podemos apontar que a grande diferença entre esses dois serviços é que a Consultoria de Marketing aponta soluções para o desenvolvimento de sua empresa enquanto a Assessoria de Marketing  executa todos os processos.

Por isso, a Assessoria de Marketing  é mais indicada para empresas que já sabem o que precisam fazer, mas não possuem condições estruturais, como mão de obra especializada, para executar as operações necessárias. 

Quanto a Consultoria de Marketing podemos dizer que é um serviço indicado para empresas que ainda não conhecem o caminho para desenvolver um plano de marketing ou desejam uma evolução das estratégias e processos, que não podem ser propostas internamente por diversas questões.

Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças (2)

Este serviço também é indicado para empresas que desejam uma organização maior de suas ações de marketing, venda e pós-vendas para uma melhor visão de métricas ou simplesmente otimização de processos para economizar tempo e alcançar resultados mais satisfatórios.

A Consultor de Marketing proporciona um diagnóstico completo da sua empresa, ressaltando os pontos que precisam de melhorias. Contratar um consultor é também alinhar-se com as tendências do mercado.

Cada tipo de serviço tem sua importância dentro da empresa, mas a escolha será sempre sua.

A Ad Vantage é uma empresa que oferece serviços de consultoria estratégica e marketing integrado que se diferencia por planejar as melhores estratégias para o desenvolvimento do seu negócio e também executar as diferentes ações  propostas que estejam fora do alcance de seu time, de forma integrada, com uma equipe de profissionais especializados.

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