Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    14 de Setembro de 2020

    Assessoria Marketing X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 5 minutos de leitura

     

    Com o intuito de melhorar o desempenho e os resultados, muitas empresas de diversos setores, sejam elas grandes, médias ou pequenas, buscam o apoio externo de especialistas para a executar suas ações de marketing ou orientar sobre como podem aprimorar seus esforços. Em especial neste momento de transformação digital que possibilita incorporar novas estratégias e ferramentas avançadas.

    Diante disso, uma dúvida comum surge para empresas que nunca buscaram estes tipos de serviços e se deparam com uma infinidade de anúncios de diversas empresas e agências que se prestam a oferecer Assessoria de Marketing e Consultoria de Marketing: “Afinal, qual escolher?”

    Ambos serviços contribuem na solução de problemas específicos nos processos de marketing da empresa e fornecem diagnósticos de ação junto ao contratante. No entanto, eles possuem diferenças na execução e, muitas vezes, a contratação “equivocada” pode não suprir todas as necessidades da sua empresa no momento.

    Por isso, vamos pontuar as principais diferenças entre Assessoria e Consultoria para te ajudar a identificar qual das duas é mais indicada a atual necessidade e objetivos de  crescimento do seu negócio.

    Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças

    Assessoria de Marketing

    A principal função da assessoria de marketing  é a prestação de serviços técnicos na execução de um projeto, desde o início de seu desenvolvimento, até sua finalização. Há um envolvimento operacional com sua empresa, identificando alternativas e soluções para contribuir com o desenvolvimento de sua empresa e execução das ações durante o processo. 

    Normalmente, esse trabalho é realizado a longo prazo e tem uma função mais operacional. Por isso, podemos definir que o serviço de assessoria de marketing se integra junto à empresa de forma a executar processos que estejam além da competência dos seus colaboradores, bem como resolver problemas pontuais que possam surgir na operação.

    Nova call to action

    Consultoria de Marketing

    Enquanto a Assessoria de Marketing é um serviço mais voltado à prática podemos dizer que a Consultoria de Marketing é mais direcionado ao pensamento estratégico. Realizada por profissionais com ampla experiência no mercado e conhecimentos avançados em estratégias de marketing, a Consultoria existe para estudar e direcionar as ações que devem ser tomadas por sua empresa para solucionar problemas e alcançar seus objetivos.

    A Consultoria de Marketing analisa o ambiente de mercado, estuda seus produtos e clientes para identificar oportunidades e apontar caminhos estratégicos para a evolução dos processos de sua empresa e o consequente crescimento no mercado.

    Assessoria ou Consultoria de Marketing, qual você deve contratar?

    De forma resumida, podemos destacar que a grande diferença entre esses dois serviços é que a Consultoria de Marketing aponta soluções para o desenvolvimento de sua empresa enquanto a Assessoria de Marketing  executa os processos.

    Por isso, a Assessoria de Marketing  é mais indicada para empresas que já sabem o que precisam fazer, mas não possuem condições estruturais, como mão de obra especializada, para executar as operações necessárias. 

    Quanto a Consultoria de Marketing podemos dizer que é um serviço indicado para empresas que precisam desenvolver um plano de marketing ou desejam uma evolução das estratégias e processos em andamento, e que não podem ser propostas internamente por diversas questões.

    Assessoria X Consultoria de Marketing - Entenda as diferenças (2)

    Este serviço também é indicado para empresas que desejam uma organização maior não só de suas ações de marketing, mas também de vendas e pós-vendas, com otimização de processos para ganhar tempo e alcançar resultados mais satisfatórios.

    O Consultor de Marketing proporciona um diagnóstico completo da sua empresa, ressaltando os pontos que precisam de melhorias. Contratar um consultor é também alinhar-se com as tendências do mercado.

    Elevar os resultados do seu negócio.

    Cada tipo de serviço tem sua importância dentro da empresa, mas a escolha será sempre sua.

    A Advantage é uma empresa que oferece serviços de consultoria estratégica e assessoria de marketing integrado que se diferencia por planejar as melhores estratégias para o desenvolvimento do seu negócio e também executar as diferentes ações  propostas que estejam fora do alcance de seu time, de forma integrada, com uma equipe de profissionais especializados.

     

    Se você está pensando "é exatamente isso o que preciso", ficamos a disposição para apoiá-lo em seus objetivos. Clique Aqui e agende agora uma conversa com nosso especialista.

     

     

     

    Vejas mais nas TAGs: consultoria de marketing digital, assessoria de marketing digital