5 dicas para melhorar a gestão do processo de vendas e ter resultados

24 de Outubro de 2018 às 15:02 | Categoria: gestão do processo de vendas | Carlos Martins

blog_ld-5-dicas-vendas

 

Quando o assunto é vendas, um dos grandes desafios está em melhorar a gestão dos processos a fim de alcançar maior eficiência. É por isso que o processo e as métricas de têm sido as grandes aliadas de profissionais de vendas e marketing.


Ao acompanhar a performance de vendas e suas métricas é possível não só apresentar um panorama do que está acontecendo, mas também ter uma previsibilidade na geração de receita.

Confira 5 dicas para melhorar o controle e a gestão do processo de vendas:


  1. Indicadores de performance


Os Indicadores de performance dão sentido e indicam quais pontos são mais relevantes para os próximos passos da equipe de vendas. Por isso, você sempre deve entender se os indicadores estão de acordo com os objetivos gerais da empresa ou do negócio. Entre os principais indicadores da área de vendas estão:

  • lucratividade total
  • receitas por produtos
  • crescimento ano a ano
  • receitas por mercado, por território, entre outras.

  1. Geração de leads

O trabalho de geração de leads é fundamental no processo de vendas. E é por meio desses indicadores que é possível avaliar se seu trabalho de marketing está performando bem e consequentemente gerando a demanda necessária para o time de vendas.

3. Desenhar bem as atividades

 


Por ser uma métrica mais flexível, é possível fazer alterações sempre que necessário para obter melhores resultados ou fazer ajustes de atividades diárias. Ao ter conhecimento de que determinada ação está garantindo melhor rendimento, é possível gerenciar as atividades. As métricas de atividades podem incluir:

  • número de ligações
  • e-mails
  • interações nas redes sociais
  • propostas enviadas, entre outras.
  1. Canais de vendas

A venda direta pode até ser a maior geradora de renda para algumas empresas, mas ter consciência e abertura para os canais de vendas, representa evolução na forma de comercializar um produto ou serviço.

  1. Pipeline


O ciclo de vendas - pipeline - é um ponto delicado no seu processo de vendas e merece muita atenção.

A vantagem de ter esse cuidado é que ao compreender o funcionamento do seu pipeline de vendas, ou etapas que compõem a sua venda, será mais fácil tomar decisões porque elas serão baseadas em dados factuais. A empresa só tem a ganhar com isso.

Assim, com números e estatísticas em mãos é bem mais fácil compreender as dificuldades de vendas e ajudá-los na melhoria do processo e no alcance dos resultados. As métricas de vendas permitem que eles tenham uma direção que os oriente no dia a dia.

Vimos a importância que a melhoria no processo de gestão de vendas pode trazer para sua empresa. Agora, quer descobrir como o Inbound Marketing pode te ajudar a vender mais? Acesse nosso E-book agora!

 

New Call-to-action

Compartilhe:
    
assinatura_email_carlos_Blog.png

Comentários:

logo_redondo

Ad Vantage é uma agência de Marketing Integrado que a mais de 16 anos oferece consultoria  a empresas que buscam alavancar seus negócios de maneira previsível em com baixos riscos e possui ampla estrutura com equipe qualificada a prestar os mais diversos serviços no desenvolvimento de ações online e offline.

Posts Recentes

Posts Mais Lidos