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    16 de Outubro de 2015

    Dicas de como gerar mais clientes com a internet para empresas B2B

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 8 minutos de leitura

     

    A geração de leads qualificados é um dos objetivos mais importantes para empresas que atuam no marketing B2B. Mas, apenas 10% das pessoas que atuam com marketing acreditam que essas campanhas realmente geram resultados. O que está dando errado? 

    Existem muitas variáveis em uma campanha de geração de leads e, às vezes, se torna difícil identificar quais pontos precisam de ajustes. Para ajudá-lo, preparamos um e-book com 12 técnicas que os profissionais de marketing B2B devem usar para aumentar os leads e a receita da empresa.

    Essas táticas foram amplamente testadas ao longo dos últimos anos e são utilizadas por inúmeras empresas para gerar leads. Algumas delas a gente conta agora.

     

    Dicas de como gerar mais clientes com a internet para empresas B2B

    Crie um título incrível

    Aquela máxima que afirma que as pessoas costumam julgar um livro pela capa é a mais pura verdade e se aplica muito bem ao marketing. Você pode até ter uma ótima oferta, mas se a chamada for ruim ninguém a levará em consideração.

    Por outro lado, se você criar uma chamada cativante, as pessoas passarão a desejar o produto ou serviço que você deseja vender. Se a sua oferta for um item de conteúdo, por exemplo, tal como um whitepaper, e-book ou apresentação, faça um esforço para criar um título arrebatador.

    Invista nos calls-to-action assertivos

    O call-to-action (CTA) nada mais é do que uma chamada que incita o usuário a executar ações. É o segredo que leva pessoas as suas ofertas. Se seus CTAs não forem eficazes em atrair a atenção das pessoas, instigando-as a clicar em sua oferta, ela será inútil. 

    Em suma maioria dos casos, os calls-to-action funcionam melhor no primeiro plano do site ou landing page, de preferência em uma posição que não exija do usuário utilizar a barra de rolagem.

    Contudo, dependendo de onde ele for aplicado, como no caso de artigos em blogs, você pode distribuí-los ao longo do texto, desde que haja uma ligação (ou gancho) com o tema abordado no momento e que faça sentido para o leito realizar a ação.

    A seguir, um exemplo de call-to-actoin que usamos em alguns artigos de nosso blog:

    Consultoria Estratégica

    Note que utilizamos um banner que redireciona à nossa página de consultoria estratégica dentro de um artigo que comenta justamente técnicas para impulsionar as vendas na internet para clientes B2B.

    Essa escolha não é ao acaso. Sabemos que somente o fato de ter chegado até esse texto indica que você possui ou trabalha em uma empresa B2B e está interessado em aumentar os resultados de venda pela internet.

    O serviço de consultoria estratégica serve justamente para incrementar os processos das áreas de marketing, vendas e pós-vendas com estratégias avançadas, assim como as descritas neste artigo, e acelerar o crescimento da sua empresa. 

    Ao clicar neste botão, você será direcionado a uma página que explica como este serviço é feito que possui elementos que vão te direcionar a preencher formulários e fazer uma consulta ou conversar com um atendente de plantão em nosso chat.

    Landing pages que convertem

    As landing pages são um dos elementos mais importantes da geração de leads. Isso porque elas permitem que os profissionais de marketing direcionem os visitantes do site para páginas específicas que apresentam exatamente a informação buscada por eles.

    É dessa maneira que esses profissionais capturam leads, atingindo uma alta taxa de aquisição. Procure ser breve e direto para evitar distrações, incluindo apenas título e um parágrafo curto explicando o que é a oferta, seguido por uma pequena lista descrevendo os benefícios dela.

    Abaixo, incluímos outro call-to-action, que desta vez irá direcionar a uma de nossas landing pages dedicadas ao nosso público-alvo no agronegócio. Através dela, disponibilizamos um e-book gratuito que apresenta o Marketing Digital para este segmento e como é possível conquistar mais clientes através das estratégias adequadas.

    Como o principal intuito desta página é fazer com que o visitante preencha um formulário (que comentaremos melhor no próximo tópico) e baixe nosso material,  disponibilizamos apenas um breve resumo do conteúdo à disposição, com um convite para fazer o download.

    E-book Marketing Digital para Agronegócios

    Use formulários otimizados

    Os formulários são a chave para o sucesso de qualquer landing page. Sem eles, não há como converter um visitante em lead. Por meio dos formulários, é possível conseguir informações valiosas como nome, e-mail e cargo ocupado.

    Enquanto um formulário com menos campos aumenta a chance de receber mais conversões, aquele que exige mais informações consegue qualificar com maior precisão o seu lead.

    Logo, a melhor maneira de determinar o formato mais aderente ao seu negócio é estudando a estratégia para captação de leads - volume de contatos ou qualidade - e o que será oferecido em troca da informação (materiais ricos, consulta gratuita com um especialista, amostra grátis de um produto ou serviço, etc.)

     

    Dicas para gerar mais clientes com a internet em empresas B2B

    Diversifique os canais

    Planeje suas ações em diversos canais de divulgação, mas enfatize seus esforços em blogs, e-mail marketing, rede social e pesquisa orgânica para gerar qualidade na demanda.

    As redes sociais já são amplamente utilizadas por empresas do segmento B2C e começam a atrair indústrias B2B graças a inúmeras vantagens (como o baixo valor de investimentos e o alto retorno, campanhas com maior assertividade pela segmentação de público, aumento da relevância da marca em vários canais, etc.)

    O LinkedIn, rede social voltada ao mundo profissional, surge como um excelente canal para empresas B2B buscarem parcerias de negócio pela facilidade em rastrear clientes em cargos-chave relacionado ao seu produto (por exemplo, uma corretora de seguros pode focar em estratégias que impactem profissionais que trabalhem no departamento jurídico de uma empresa/publico-alvo)

    Use links e CTAs em ofertas

    Suas ofertas também são ótimos canais para geração de leads. Conforme as pessoas consomem o conteúdo, elas poderão descobrir outros recursos que você oferece por meio dos links no conteúdo e CTAs.

    Por exemplo, você pode fazer uma promoção com cupom de descontos em troca de informações do cliente que vão te ajudar definir estratégias mais assertivas para captar um público que tenha um perfil similar ou até mesmo incentivar cross-selling e up-selling com o mesmo cliente.

    Quer receber mais dicas? Então baixe, agora mesmo, nosso e-book 12 dicas de como gerar mais clientes na internet para empresas B2B e descubra como aumentar o volume de leads do seu site de uma forma mais eficaz.

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