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Por muito tempo, o Marketing de empresas no mundo inteiro foi guiado pela metodologia do funil de vendas para a criação de estratégias e campanhas – e isso funcionou. No entanto, assim como acontece com muitas tecnologias, ele está “ultrapassado”.
Isso significa que ele não funciona mais? Muito pelo contrário, o funil ainda é eficiente e serve como base para muitas ações de marketing, principalmente para o mercado de empresas B2C. Contudo, ele possui uma “grave” falha de design que o torna impraticável nos dias atuais, principalmente para empresas B2B.
Foi a partir dessa falha no funil de vendas que surgiu uma nova metodologia que visa aproveitar ao máximo os recursos e esforços investidos para impulsionar o crescimento dos resultados de forma constante: o Flywheel.
Nesse artigo, vamos explicar o que é o Flywheel e porque ele tornou-se tão importante para o marketing atualmente. Mas se você ainda não está tão habituado com Inbound Marketing e Marketing Digital, separamos uma lista de conteúdos que ajudarão no seu entendimento sobre o assunto:
A Origem do Flywheel
Para que você possa entender a metodologia do Flywheel, é importante saber o “objeto” que deu origem a ele. O Flywheel, definido em sua tradução livre como rodas voadoras, giram em alta velocidade e armazenam energia cinética durante o processo. Essa energia armazenada pode ser aplicada em diferentes finalidades em um mesmo processo, seja para economizar recursos ou aprimorar processos.
Quando usamos o conceito do Flywheel no Marketing, ele mantém como principal fundamento justamente a capacidade de armazenar e distribuir energia – que pode ser entendida como a força de trabalho de seu time e recursos– para fazer sua empresa ganhar mais “velocidade” e, consequentemente, crescer e evoluir no mercado.
É como se sua equipe, ao invés de concentrar esforços em uma busca incessante para conquistar novos clientes a todo momento, equilibrasse as atenções para fazer com que clientes que já compraram um produto da sua marca o façam novamente e também adquiram serviços complementares ou adicionais oferecidos por sua empresa.
Como o Flywheel funciona?
O desempenho do Flywheel de marketing depende exclusivamente de três fatores: a velocidade que gira, quantidade de fricção e seu tamanho.
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Velocidade
A velocidade do Flywheel está relacionada com as áreas que causam o maior impacto aos seus clientes, como os departamentos de marketing, vendas e pós-vendas. Isso porque são justamente os clientes que giram o Flywheel de uma empresa, e sua satisfação com os produtos e serviços oferecidos será determinante para definir o seu tamanho (ao promover sua marca indicando novos clientes) e velocidade (adquirindo produtos complementares ou adicionais -upselling).
- Fricção
A fricção nada mais é do que o atrito que a roda do seu Flywheel enquanto gira. Não precisa ser expert em física para entender que ele é o principal responsável por diminuir a velocidade de um Flywheel e, trazendo ao marketing, pode ser encarado como tudo aquilo que torne o seu cliente insatisfeito com sua empresa. Por isso, é importante avaliar os motivos que o fazem desistir da compra e concentrar esforços para contorná-los.
- Tamanho
O tamanho do seu Flywheel está ligado diretamente com os dois fatores anteriores. Se a velocidade do processo for rápida e sem fricção, o Flywheel crescerá de forma natural, assim como os resultados de venda e faturamento da sua empresa de modo geral.
Por que o Flywheel é importante para o futuro dos seus negócios?
Ao início do texto, comentamos que o Flywheel foi criado para corrigir uma suposta “falha” no antigo modelo do funil de vendas. Se você ainda não identificou o problema, vamos responder com uma pergunta: o que acontece com o seu cliente após ele passar no fundo do funil?
Se você não sabe responder, isso significa que todos os esforços realizados e investimentos aplicados por sua empresa para conquistar o cliente estão sendo desperdiçados! Sua empresa perde uma ótima oportunidade de construir um relacionamento que poderia contribuir de inúmeras formas com o seu crescimento.
Este problema torna-se ainda mais grave em empresas que trabalham com modelos de negócios B2B. Isso porque os investimentos de tempo e dinheiro para conquistar outras empresas são maiores, e continuar adepto apenas do funil de venda é uma prática insustentável que poderá colocar em risco o futuro da sua empresa em um curto espaço de tempo.
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