Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    25 de Maio de 2020

    Marketing digital no Agronegócio - mais que uma tendência, uma necessidade

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    Nos últimos dias, o assunto “Transformação Digital” entrou na pauta de muitos empresários e CEOs ao redor do mundo, quase de maneira forçada, em decorrência ao surto do COVID-19 e as medidas de isolamento para contenção da pandemia.

    O fechamento do comércio obrigou muitas empresas acelerarem o processo de digitalização de suas ações, o que reflete no aumento de 40% no e-commerce durante os quinze primeiros dias de março em comparação aos resultados do mesmo mês no ano anterior.

    Mais do que isso, a Associação Brasileira de Comércio eletrônico, por meio de seu presidente, Maurício Salvador, afirmou que houve casos de lojas que tiveram aumento de até 180% em setores como saúde e alimentação

    Mas o que tudo isso tem a ver com o agronegócio?

    É fato que a tecnologia chegou ao campo, e a modernização que ela trouxe não fica exclusiva às produções da fazenda. Hoje, a conquista do mercado digital já é vista como prioridade por muitas empresas brasileiras envolvidas com o agronegócio.

    E se especialistas apontavam que o número de fazendas adeptas ao uso da tecnologia para relações de negócios aumentaria de forma considerável até o final de 2020, após a crise, é esperado que a transformação digital que já acontecia no agronegócio ganhe status de uma verdadeira corrida ante a necessidade que foi criada.

    Basta notar a relevância que o Marketing Online conquistou neste segmento tão específico ao surgir como alternativa às feiras do agronegócio – encaradas no meio como a principal fonte de oportunidade de negócios para empreendedores do ramo.

    Além disso, se o “consumidor comum” já encara o e-commerce como prioridade para realizar suas compras em períodos de isolamento (com grande possibilidade de se tornar um hábito para mais pessoas em um curto espaço de tempo) o mesmo acontecerá com as empresas – ou no caso do agronegócio, o empreendedor do campo.

    Empresários rurais e produtores agrícolas já acessam a internet e cerca de 40% deles já a utilizam como a principal ferramenta para encontrar novas oportunidades de negócios, fazer cotações de insumos e até mesmo firmar contratos de fornecimento. Isso tudo graças a praticidade que ela oferece para realização de todas essas atividades.

     

    Descubra como elevar os resultados do seu negócio.

     

    Com a internet, não é preciso deslocar centenas de quilômetros para apresentar o seu produto ou serviço para um cliente. Fora a economia de tempo e dinheiro, ela proporciona também mais facilidade à sua marca aparecer na hora certa, e no melhor momento, para o cliente ideal – isso tudo por meio do Marketing Digital. 

     

    O marketing digital funciona mesmo para empresas do agronegócio ou é somente uma tendência

    O marketing digital funciona mesmo para empresas do agronegócio ou é somente uma tendência?

    No início deste ano, havia sim uma tendência de crescimento no número de empresas do agronegócio adeptas ao marketing digital. No entanto, como apontamos no início do artigo, a transformação digital deixou de ser uma pauta para o futuro e já é tratada como necessidade por empresas e indústrias de diferentes segmentos por todo o mundo.

    A pandemia pegou todos de surpresa e a verdade é que ninguém estava plenamente preparado para suas consequências. Podemos dizer que algumas empresas “sofreram menos” os impactos da crise, e foram justamente aquelas que já estavam no processo de transformação digital.

    Um exemplo disso são  os bancos, que já passam pelo processo de digitalização desde o início da última década. Atualmente, o número de bancos que sequer possuem uma agência física cresceu e a tendência é que, em breve, o mesmo irá acontecer com os bancos tradicionais.

    Para o agronegócio, o futuro não será tão diferente. Hoje há novas oportunidades e em breve, não será mais necessário que os seus funcionários se desloquem por longas distâncias para negociar contratos de parcerias para fornecimento de insumos.

    Todo o processo da compra, desde a escolha do produto ou serviço, negociação de termos e conclusão do contrato, será realizado online. Por isso, chegou a hora de integrar o marketing digital ao agronegócio.

    A partir de agora, a corrida será para fortalecer e consolidar a sua marca nos meios digitais. A competição do mercado agro na internet já começou e sua empresa precisa estar competitiva neste novo mercado que, em breve, substituirá gradualmente as formas habituais.

    Deseja saber como alcançar os seus clientes no meio digital para aumentar as suas vendas? Então conheça nossa consultoria de Marketing para Agronegócios, baixe o e-book: Marketing Digital para Agronegócios e veja como é possível acelerar o crescimento da sua empresa através das oportunidades oferecidas pela internet.

     

    E-book Marketing Digital para Agronegócios

     

    Vejas mais nas TAGs: Marketing Agronegócios, Transformação Digital