Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    22 de Abril de 2020

    Marketing digital para empresas do Agronegócio - novas oportunidades

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    O setor agrícola está cada vez mais modernizado. Hoje já é comum encontrar diversas tecnologias em fazendas que vão desde ferramentas para análise de dados e previsão de clima, até mesmo máquinas operacionais que automatizam atividades e aumentam a produtividade da produção rural de uma maneira que seria impossível através de mãos humanas.

    Agora, o agro volta às atenções para um novo mercado: o digital. Especialistas apontam que o número de fazendas adeptas ao uso de tecnologias digitais para relações de negócios nesse setor terá um crescimento considerável a partir deste ano.

    Contudo, no momento, ainda são poucos empreendedores que vislumbram a enorme oportunidade que o marketing digital oferece para o crescimento, tendo em vista que apenas 1% das empresas envolvidas de alguma forma com o setor investem em marketing digital. Por outro lado, com menos competição, sua empresa terá maior facilidade para marcar presença online e adquirir relevância, fator fundamental para a conquista do sucesso nos negócios digitais.

    E-book Marketing Digital para Agronegócios

    Poucos empreendedores do meio rural conhecem as vantagens que a internet proporciona para qualquer negócio. Por isso, decidimos escrever esse artigo que mostra as principais oportunidades que o marketing digital oferece para empresas do agronegócio, com o intuito de mostrar para você que este é o momento mais oportuno para se investir em negócios digitais.

    O seu cliente do agronegócio está na internet

    A internet nunca foi tão acessível quanto nos dias atuais. Graças ao advento do smartphone, cada vez mais pessoas no mundo inteiro, e principalmente no campo, fazem uso dos meios digitais para trabalhar, comprar e até mesmo se relacionar. Isso é o que mostra uma pesquisa o Censo Agropecuário do IBGE aponta que houve um aumento de 1790%, entre os anos de 2006 e 2017, no número de produtores com acesso à internet.

    Abordando números mais específicos, uma pesquisa da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio), realizada em 2018, apontou que 40% dos empresários rurais e produtores agrícolas acessam a internet e 64% deles se conectam através de smartphones. Esses dados representam uma excelente oportunidade de crescimento para empresas envolvidas de forma direta com o setor agrícola, tais como fornecedores de sementes, adubo, pesticidas, máquinas agrícolas entre outras.

     

    Oportunidades que o Marketing Digital oferece para o agronegócio

    O público empreendedor do agronegócio está se rejuvenescendo

    Outro dado que desperta a atenção na pesquisa realizada pela ABMR&A está ligado com a idade dos produtores rurais. Atualmente, 27% dos empreendedores do campo têm menos de 35 anos. Em termos de marketing digital, isso demonstra que a presença da geração que “cresceu com a internet” está alcançando posições de influência no mercado.

    Diante disto, vale destacar o comportamento peculiar dos empreendedores que pertencem a esta faixa etária que costumam pesquisar, justamente na internet, questões relevantes como a reputação da marca e a qualidade dos serviços prestados, antes de decidir comprar um produto ou contratar um serviço para a sua empresa.

    Com um trabalho especializado de Inbound Marketing nos meios digitais, é possível conquistar relevância para a sua empresa, atrair novos clientes e fazer com que eles vejam sua empresa como referência e, literalmente, tornem-se promotores dela, indicando seus serviços tanto para colegas quanto para parceiros de negócios. Se você não sabe o que é Inbound Marketing, ou ainda não conhece todas as vantagens que essa estratégia pode trazer ao seu negócio, recomendamos que você confira um conteúdo completo que a Ad Vantage produziu. 

    Tudo sobre Inbound Marketing

    O Marketing Digital permite que você conquiste ótimos resultados até mesmo com investimentos limitados 

    A internet é um dos ambientes mais democráticos para se fazer negócios. Isso porque, com o marketing digital, é possível obter excelentes resultados sem que você seja obrigado a investir fortunas em mídias pagas.

    Claro que empresas que tem um poder de investimento maior terão vantagem na concorrência com quem investe menos. Contudo, com um trabalho especializado de marketing digital para agronegócios, os seus recursos poderão ser aproveitados de maneira otimizada, focados no público certo.

    Isso permite que até mesmo empresas do setor agro que possuam um orçamento limitado para investimentos possam disputar espaço com gigantes do mercado no mundo inteiro e, ainda assim, resultados muito melhores do que nas mídias convencionais. Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a Ad Vantage é uma empresa que presta consultoria estratégica e serviços de marketing integrado específicos para indústrias e empresas B2B.

    Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, certificados pelas principais referências internacionais em marketing digital, para montar um planejamento assertivo e executar ações que estejam fora do alcance de sua equipe para promover a evolução consistente dos resultados e fazer com que a sua empresa cresça no mercado.

     

    Elevar os resultados do seu negócio.

    Vejas mais nas TAGs: Marketing Agronegócios