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O marketing B2B mudou de forma significativa nos últimos anos. A ascensão da globalização, graças à popularização da internet, derrubou as barreiras geográficas e agora está mais fácil do que nunca empresa competirem em várias regiões, sem a necessidade de ter uma base física estabelecida no local onde deseja atuar.
Além disso, o grupo dos “tomadores de decisões” das empresas-alvo de negócios que atuam no modelo B2B cada vez mais concentra-se em pessoas entre 25 e 34 anos que lidam e consomem marketing através de um comportamento completamente diferente da geração anterior. Isso porque, essa nova geração de clientes B2B cresceram já com a existência da internet e não só dão mais credibilidade, como também optam por fechar negócios com empresas que tenham maior presença on-line.
Essa mudança de comportamento reflete por si só a necessidade de mudança da forma de se fazer marketing B2B que outrora focava em trade shows, anúncios em veículos tradicionais como televisão, rádio, impressos e feiras para promover sua marca e encontrar novas oportunidades de negócios. O fato é que agora os seus clientes estão online, e você precisa ter certeza que sua empresa também esteja presente, e com força, para não ser esquecida no mercado.
Contudo, se sua empresa B2B ainda não atua nos meios digitais, ou sua presença ainda não tem relevância, antes de começar, é importante que você aja de forma estratégica. Equívocos no meio digital podem representar prejuízos severos para a sua empresa, que vão desde o desperdício de recurso até mesmo danos à imagem da marca.
Por isso, se você deseja atualizar e expandir suas ações, recomendamos que você opte pela ajuda de um especialista no assunto, para desenvolver um planejamento assertivo e eficaz que impulsione os resultados da sua empresa. Contudo, para te ajudar, separamos algumas das estratégias de marketing mais efetivas empresas B2B. Desta forma, você terá uma visão mais ampla sobre o cenário atual do marketing B2B e o que pode ser feito pela sua empresa para extrair oportunidades desta nova realidade do mercado.
Account Based Marketing – a base de qualquer estratégia de marketing B2B
Antes de você começar a pensar sobre qualquer estratégia, é importante que você saiba de uma coisa: hoje o Account Based Marketing é a estratégia definitiva para qualquer empresa B2B. Se ainda não sabe o que é ABM, recomendamos que você leia esse material completo onde explicamos tudo sobre essa nova forma de se pensar marketing B2B.
De forma resumida, podemos dizer que o Account Based Marketing é uma estratégia que prioriza o perfil ideal de cliente e o coloca no centro das atenções dos departamentos de marketing e vendas da sua empresa. Para isso, é traçado um verdadeiro perfil que representa a personalidade do cliente em potencial da sua empresa (quais as suas dores, objetivos e como o serviço ou produto oferecido pode sanar essas necessidades específicas).
Isso tudo é feito com o objetivo de personalizar todas as comunicações da sua empresa de acordo com as características dos seus atuais clientes e dos compradores em potenciais da sua empresa. Logo que, desenvolver conteúdos (sejam eles anúncios, artigos, materiais ricos, e-mail marketing etc.) que conversam diretamente com o seu cliente, identificando suas necessidade e tocando nos seus pontos de dor, tende a ser uma maneira muito mais efetiva de criar vínculos com ele e convencê-lo a comprar de sua marca.
Campanhas e estratégias voltadas a conteúdos em vídeos
Você sabia que 70% dos compradores e pesquisadores de serviços B2B assistem vídeos em sua jornada antes de comprar um produto ou contratar um serviço para a sua empresa? Esse fato, apontado por um estudo da Forbes, mostra que o uso de vídeo, principalmente para a distribuição de conteúdo, já está consolidado ao passo que 72% dos profissionais de marketing que trabalham em empresas B2B afirmam que usam estratégias voltadas a este formato.
Conteúdo em vídeo é ideal para comunicar-se com seu público alvo e entregar uma experiência personalizada aos seus clientes, seja para solucionar um problema ou ensinar como usar seu produto. Além disso, o vídeo tem um potencial maior de criar conexões emocionais com quem o assiste e pode ser útil até mesmo para dividir insights pontuais com a sua audiência através da interação. Traduzindo em números, um estudo do Aberdeen Group constatou que empresas que usam vídeo em suas estratégias de marketing obtiveram 66% mais leads por ano em comparação a empresas que não utilizam.
Investir em campanhas de anúncios e posts impulsionados em redes sociais
As redes sociais já fazem parte de nosso cotidiano de 3.48 bilhões de usuários no mundo inteiro, de acordo com informações da Hootsuite. Isso significa que há uma possibilidade enorme do cliente ideal da sua empresa estar presente em pelo menos uma delas.
No entanto, a grande questão para estratégias de marketing B2B é justamente descobrir em qual rede social o seu cliente é ativo. O LinkedIn (rede social que possui o networking em sua essência) pode ser o ponto de partida ideal para a sua empresa. Atualmente, existem mais de 590 milhões de pessoas inscritas nesta rede e, conforme apontado por uma pesquisa da Deman Gen, o LinkedIn é a porta de entrada para mais de 80% dos clientes de empresas B2B.
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