Inbound Marketing x Outbound Marketing qual o melhor caminho para a evolução da sua empresa?

18 de Março de 2020 às 9:00 | Categoria: inbound marketing, Outbound Marketing | Carlos Martins

Desde a popularização do Inbound Marketing como o conjunto de estratégias definitivo para se alcançar o sucesso nos meios digitais, muitos profissionais da área criaram um certo preconceito em relação ao Outbound Marketing, que até chegou a ser chamado de “jeito antigo de se fazer marketing”. Claro que o crescimento do Inbound se deu por conta do comportamento atual do consumidor que rejeita a abordagem interruptiva, contudo o Outbound ainda é uma das estratégias favoritas de empresas do ramo industrial e B2B, e mesmo que algumas delas já estejam adotando técnicas de Inbound Marketing, muitas relutam em mudar.

 

Mas será que o Outbound ainda dá resultados, ou ele deve ser esquecido completamente e todas as ações devem ser voltadas às estratégias de Inbound Marketing? Essa dúvida é muito comum entre empresas B2B e indústrias, por isso decidimos desenvolver este conteúdo justamente para explicar que o cenário para quem utiliza apenas estratégias de Outbound Marketing não é catastrófico como muitos afirmam, porém uma mudança na forma como sua empresa lida com o Marketing é importante para que ela evolua e cresça no mercado.

 

 

As Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

 

Antes de tudo, é importante que você saiba a real diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing para saber com precisão qual o melhor caminho que a sua empresa deve seguir. A seguir, explicaremos de forma resumida o que é cada um deles, contudo recomendamos que confira essa página completa onde abordamos tudo o que você precisa saber sobre o Inbound Marketing e como ele ajuda a sua empresa a evoluir.

 

Diferenças Entre Inbound Marketing x Outbound Marketing

 

Outbound Marketing

 

O Outbound Marketing pode ser definido como o método tradicional de “se fazer marketing”. Seu principal objetivo é buscar clientes ao oferecer os serviços ou produtos de uma empresa por meio de mensagens diretas. Para sintetizar, a essência do Outbound Marketing é ir atrás do cliente de forma ativa e não necessariamente despertar o interesse ou criar vínculos afetivos do potencial cliente com sua marca.

 

Entretanto, devemos salientar que a prospecção ativa não se resume, necessariamente, a telemarketing ou campanhas de e-mail frias. Assim como os processos de vendas e abordagem ao cliente passaram por transformações, o mesmo aconteceu com o Outbound Marketing, que não deixou de acompanhar a evolução das técnicas e do comportamento do consumidor para se atualizar.

 

Um exemplo disso é o conceito do Outbound 2.0, metodologia criada por Aaron Ross, engenheiro da Salesforce, e compartilhada mundialmente através do seu livro “Receita Previsível”. Ela consiste, em priorizar a segmentação da equipe de vendas de acordo com as especializações dos vendedores que compõem o time, diversificar a geração de leads e se concentrar em leads de alta qualidade, priorizando aqueles que podem ser considerados como oportunidades concretas de vendas ao invés da quantidade, além de dar maior atenção à análise de métricas simplificadas, com foco naquelas que sejam relevantes para o aumento das vendas.

 

 

Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair pessoas e empresas aos produtos ou serviços oferecidos por você através da produção de conteúdos e incentivos que inspirem o público a se identificar com sua marca trabalhando a consciência de um problema, apresentando as alternativas de soluções e apoiando na tomada de decisão para, consequentemente, efetuarem uma compra.

 

Em sua essência, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem como foco conquistar o interesse das pessoas e transformá-las em potenciais clientes. Isso significa que, com o Inbound Marketing, as estratégias tendem a ser muito mais assertivas proporcionalmente do que no Outbound Marketing, já que a imagem dos seus produtos e serviços serão transmitidas para o público certo no melhor momento possível.

 

Se você deseja saber mais sobre o Inbound Marketing, a Ad Vantage desenvolveu um conteúdo completo que explica tudo sobre essa metodologia. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

 

Inbound Marketing x Outbound Marketing - O melhor para a sua empresa

 

 

Inbound Marketing + Outbound Marketing: o melhor caminho para a evolução

 

O aumento constante no crescimento do consumo das mídias digitais e a mudança no comportamento do consumidor, que não gosta mais de ser interrompido por um anúncio durante sua rotina, por mais que o serviço ou produto oferecido possa contribuir significativamente com sua vida, faz com que o Inbound Marketing seja a estratégia mais eficaz em termos de valores e assertividade no momento.

 

Entretanto, as mídias tradicionais ainda possuem o fator credibilidade como um ponto favorável em relação à internet. O consumidor ainda encara uma marca que veicula anúncios na televisão, rádio, feiras e impressos com mais confiança do que uma que volta todas as suas atenções apenas para os meios digitais.

 

Portanto, o mais indicado é que a sua empresa mantenha o equilíbrio entre essas duas abordagens para aproveitar ao máximo o potencial que cada uma delas oferece para alavancar os resultados, fortalecer sua marca, e fazer com que sua empresa cresça de forma consistente no mercado. Para isso, recomendamos que você conte com o auxílio de profissionais especializados em Inbound e Outbound Marketing que saibam mesclar as duas abordagens para criar uma estratégia certeira com alto nível de assertividade.

 

A Ad Vantage possui mais de 20 anos de experiência em atender empresas B2B e Indústrias de diversos segmentos do mercado com consultoria estratégica e serviços integrados de marketing, e pode ajudar a sua empresa tanto no desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing como na execução de ações que estejam fora do alcance da sua equipe.

 

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