Marketing na Indústria?

20 de Setembro de 2017 às 15:57 | Categoria: marketing industrial, b2b, marketign na indústria | Carlos Martins

marketing na indústria

“Marketing industrial para indústrias”. Parece redundante, mas não é.

Apesar de qualquer relação de marketing entre duas empresas (o chamado business to business ou B2B) ser chamada de marketing industrial, não necessariamente quer dizer que ela envolva uma indústria.

Marketing industrial caracteriza as ações de marketing que não se destinam ao consumidor final, e sim a outras empresas. Neste contexto, existe ainda o marketing industrial voltado para as indústrias propriamente ditas.

 

Seu concorrente precisa e sua empresa também

O principal desafio de qualquer empresa é ter sua marca reconhecida e conseguir mais clientes, certo? Com as indústrias não é diferente, e para que isso aconteça, é importante investir em estratégias bem direcionadas para se diferenciar dos concorrentes. Com o objetivo de suprir essa demanda específica surgiu o Marketing Industrial para indústrias.

A princípio, donos de indústrias podem achar que o marketing para indústrias é um investimento opcional, do qual muitos podem abrir mão. Porém, para este setor que é responsável por muitos dos índices de desenvolvimento do país, suas estratégias podem impactar de maneira positiva!

 

Como o Marketing Industrial impacta sua empresa?

Em primeiro lugar, tenhamos em mente que o processo de decisão para compra de qualquer insumo passa por uma série de influenciadores - como por exemplo, a direção da empresa, o departamento de Desenvolvimento de Produtos, a Engenharia de Produção, o Controle de Qualidade, entre outros – até o momento da compra efetiva.

Todos estes setores não só estarão analisando os aspectos de performance do produto (componentes, matéria prima, etc), como também a confiabilidade do fornecedor e das vantagens econômicas que o produto trará à empresa.

 

Para que sua indústria convença um potencial-cliente de que atende esses pré-requisitos, é necessário  apostar em diferentes frentes, tipos de linguagem e instrumentos, que demonstrem a confiabilidade da empresa e do seu produto.

 

Como fazer isso? Aí que entra o marketing para indústrias!

Muitas vezes, não nos damos conta deste segmento tão importante, que responde por oito vezes o tamanho do mercado de produtos de consumo. E é um engano acreditar que por ser uma “venda técnica”, o que vale é a tecnologia. Sem dúvidas, que é uma venda técnica, e o valor está na tecnologia empregada, porém, se não souber comunicar eficientemente as qualidades de seu produto, sua indústria se tornará refém de vendas pontuais e ficará para trás dos concorrentes.

 

 Agora que você deu o primeiro passo para entender mais sobre o marketing industrial, que tal saber mais sobre estratégias, conceitos, dicas, exemplos... Enfim, tudo relacionado a este tema? 

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