Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    8 de Junho de 2020

    Vídeo Marketing para Agronegócios – motivos para você adotar essa estratégia agora

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 6 minutos de leitura

     

    O campo está mais conectado do que nunca. Hoje, já é comum encontrar fazendas que fazem o uso de tecnologias para otimizar sua produção e facilitar a vida do agricultor, como máquinas automatizadas, e até mesmo a presença da internet das coisas que faz a integração de diversas informações do campo como, por exemplo, localização geográfica, previsões meteorológicas, dados do solo e das máquinas em atividade, etc.

    No entanto, engana-se quem pensa que a tecnologia usada no campo é exclusiva para o aumento da produtividade. Devido às medidas de isolamento adotadas para o controle do covid-19, muitos empreendedores do agro já fazem uso dos meios digitais para encontrar novas oportunidades, superando a ausência das feiras, exposições e outros eventos do nicho que eram as principais fontes de negócio para eles.

    Divulgações em redes sociais, como Facebook, Whatsapp e Instagram ganharam força. E entre as diversas estratégias de marketing usadas para promover seus negócios nos meios digitais, uma demonstra enorme destaque: O Vídeo Marketing para Agronegócios.

    Diante disso, decidimos desenvolver este artigo para explicar os motivos que você deve adotar essa estratégia agora mesmo, apresentando as vantagens do vídeo marketing tanto para quem não conhece quanto para quem ainda não sabe como integrá-lo às suas estratégias digitais para a sua empresa do agronegócio.

    O Vídeo Marketing oferece conteúdos acessíveis para todos os públicos

    O público consumidor do mercado agro possui muitas peculiaridades que o diferem do consumidor “tradicional”. Entre elas, os nossos clientes destacam a rejeição por conteúdos com textos – o que explica o receio que algumas empresas do agro possuem com e-mail marketing.

    Apenas citando essa característica, já podemos notar que o vídeo é mais atrativo para o público agro, logo que, por ser um conteúdo de fácil consumo, o vídeo não exige o mesmo esforço de atenção do público do que um conteúdo em texto.

    Por causa disso, o conteúdo em vídeo tem a seu favor o alto poder de engajamento, podendo ser compartilhado em diferentes redes sociais, e persuasão. Isso porque ele permite que você explique conceitos complexos (algo comum para empresas do agronegócio, que possuem produtos mais técnicos) de forma ilustrada, com vídeos curtos e temas explicados de forma sucinta.

    New call-to-action

    É possível aumentar o tráfego orgânico com Vídeo Marketing

    Para quem ainda não está familiarizado com o termo, é considerado “tráfego orgânico” todo o tipo de acesso e interação com o site ou redes sociais de sua empresa sem campanhas pagas (como banner em sites e anúncios no Google Ads, Facebook Ads, etc.).

    Quem trabalha com Marketing Digital há algum tempo sabe que o tráfego orgânico é uma das chaves do sucesso para campanhas de qualquer empresa e o Vídeo Marketing tem enorme potencial para impulsionar o número de visitantes não pagos em seus canais.

    Isso é o que aponta um estudo feito pela Wyzlow, no qual 76% das empresas que usaram vídeo marketing em suas estratégias acreditam que ele foi fundamental para o aumento do seu tráfego orgânico.

     

    hand-is-holding-smartphone-with-irrigation-system-management-analytics-data_72572-1032

    O Vídeo Marketing proporciona um retorno maior sobre os investimentos

    O retorno sobre o investimento é uma das principais ferramentas de avaliação sobre qualquer campanha de marketing. Mas quais são os fatores que determinam um bom ROI (como o termo é abreviado)?

    Basicamente o potencial através desta métrica é medido pelos resultados concretos de negócios que uma ação traz, como número de leads e valores de vendas.  E é aí que o estudo da Wyzlow traz outra informação animadora sobre o Vídeo Marketing: 83% das empresas que o adotaram relataram que o uso de vídeos trouxe um ótimo retorno sobre os investimentos.

    Outra pesquisa, desta vez realizada pelo Aberdeen Group, aponta também que empresas que dedicam parte dos investimentos ao vídeo marketing obtém 66% mais leads qualificados por ano e aumento de 54% na relevância da marca.

    Com o Vídeo Marketing fica mais fácil produzir conteúdos virais

    O termo “viralização” é utilizado para designar conteúdos que conquistam uma enorme repercussão (às vezes inesperada) na web. Em termos práticos, sabe aquele vídeo “engraçadinho” que às vezes você recebe em vários grupos no whatsapp e inundam a timeline das suas redes sociais? Isso é um exemplo de conteúdo viral.

    O exemplo do vídeo no parágrafo acima não foi desproposital, isso porque este tipo de conteúdo tem um potencial de se tornar viral muito maior do que imagens e textos. E isso é afirmado por um estudo da Simply Measured, que constatou que conteúdos em vídeos geram 1200% mais compartilhamentos que os outros conteúdos somados.

    Mas isso não significa que você deve fazer um vídeo de caráter humorístico para se tornar viral e conquistar tráfego para sua empresa. Muito pelo contrário, dependendo do conteúdo utilizado, o vídeo pode ser até mesmo prejudicial para a imagem da sua empresa.

    Integre o WhatsApp em suas estratégias de Marketing

    Como desenvolver uma estratégia correta de Vídeo Marketing para Agronegócio?

    Você que trabalha com uma empresa voltada ao consumidor agro deve saber melhor do que ninguém as particularidades que esse público possui. Por isso, é preciso saber adaptar bem as características de uma boa estratégia de Vídeo Marketing, que cumpram todos os requisitos para ter sucesso, de forma que ela realmente converse com o público de suas páginas e site.

    A Advantage oferece serviços de consultoria estratégica e marketing integrado que não só vão orientar a sua equipe a desenvolver uma campanha assertiva de Vídeo Marketing para Agronegócio como também irá te ajudar a executar qualquer ação de Marketing que esteja fora do alcance da sua empresa. Clique no banner abaixo e conheça nosso rol de serviços de marketing especializados para empresas do agronegócio.

    E-book Marketing Digital para Agronegócios

     

    Vejas mais nas TAGs: estratégia, tendências para o marketing, Marketing Agronegócios, Transformação Digital