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    10 de Junho de 2020

    Como vender mais através do Whatsapp Marketing?

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    Como é a relação da sua empresa com o Whatsapp? Se você usa essa plataforma apenas para realizar contatos pontuais para fechar vendas ou manter o relacionamento com o seu cliente de forma esporádica, é melhor rever os seus conceitos.

    O Whatsapp é uma rede social que possui um enorme potencial de oportunidades de negócios, seja para atrair novos clientes para a sua base, ou até mesmo para estreitar o relacionamento com sua carteira atual para fazer cross selling ou upselling dos seus produtos.

    Contudo, o fato é que muitas empresas desperdiçam as oportunidades que esse aplicativo oferece, muitas vezes ao trabalhar em estratégias isoladas, sem outras ações complementares, que acabam por não trazer resultados satisfatórios.

    Diante disso, o que sua empresa pode fazer para vender mais através do Whatsapp Marketing? Este é o tema do nosso artigo e hoje você vai aprender como é possível conquistar mais oportunidades de negócios para a sua empresa por meio dessa ferramenta tão popular.

    Integre o WhatsApp em suas estratégias de Marketing

    Crie estratégias para a prospecção de contatos

    Quanto maior for o número de contatos em sua agenda, maiores serão as chances de êxito de sua campanha com Whatsapp Marketing. Contudo, um detalhe importante: por mais que o modelo de negócios de sua empresa seja B2B, é importante que você tenha uma lista de contatos com números de telefones pessoais dos clientes.

    Por isso, como falamos ao início deste texto, é importante que você inclua outras estratégias em paralelo com sua campanha de Whatsapp Marketing para fazer a captação destes contatos.

    Uma das mais utilizadas no mundo do Marketing Digital é oferecer um brinde para o seu cliente (pode ser um conteúdo rico, vídeo explicativo, ou até mesmo amostra grátis de um produto ou serviço da sua empresa) em troca de suas informações de contato.

    Faça a qualificação dos seus Leads

    Após conquistar uma boa quantidade de leads, é importante que você faça a qualificação deles para saber se ele tem o perfil de adesão aos produtos oferecidos por sua empresa, principalmente se você trabalha com B2B.

    Além disso, outra dica importante é que você estude o perfil do seu consumidor ideal antes de produzir e nutri-lo com qualquer tipo de conteúdo. Você já ouviu falar de Account Based Marketing?

    Se você ainda não conhece essa estratégia, indicamos que você leia este conteúdo completo que produzimos sobre o tema, mas, de forma sucinta, podemos dizer que o ABM tem como foco a qualidade dos clientes, priorizando trabalhar leads que tenham mais potencial em fechar negócio com a sua empresa, ao invés de comunicar com uma enorme quantidade de contatos não aderentes.

     

    Nova call to action

     

    Depois de qualificar os leads, e identificar qual o tipo de conteúdo é mais adequado, de acordo com as suas necessidades, chegará o momento de partir para o próximo passo em sua estratégia de Whatsapp Marketing.

     

    Venda mais através do Whatsapp Marketing

     Produza conteúdos atraentes para o seu Lead

    O Whatsapp da sua empresa não pode ser usado apenas para promover os seus produtos ou serviços. Sabemos que o objetivo principal dessa estratégia é promover o aumento no número de vendas pelo aplicativo, mas você deve tomar cuidado para não ser muito invasivo.

    Sabe aqueles vendedores de call center que te ligam no momento inoportuno de forma insistente? Às vezes você até tem interesse no produto oferecido, mas fica tão irritado que sequer considera fazer negócio com essa empresa, e acaba usando a função de bloquear a chamada apenas para não ser incomodado.

    É isso que acontece com a sua empresa ao usar o Whatsapp apenas para a promoção de serviços. Vai chegar um momento que o cliente não vai mais abrir suas mensagens ou simplesmente excluir seu contato da agenda. Fazendo com que todos os seus esforços tenham sido em vão.

    Por esse motivo, o trabalho correto com o Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para engajar os seus contatos pelo Whatsapp. Ao produzir matérias que conversem com o cliente e mostrem empatia por sua dor e até ofereçam uma solução. Assim ele não só estará mais receptivo para abrir sua mensagem e passará a ter até maior simpatia e mais proximidade com sua empresa.

    E o mesmo vale para a sua carteira atual de clientes. Neste caso, você pode investir em conteúdos educativos, que sanem possíveis dúvidas que o usuário possa ter com seus produtos ou serviços. Desta forma, o cliente vai sentir que você está preocupado com ele e estará mais aberto, não só para continuar trabalhando com sua empresa, como também para investir mais em sua relação.

    Organize seu Whatsapp Marketing e aumente sua produtividade

    Já pensou como seria contra produtivo para sua equipe de marketing enviar materiais de seus celulares para cada contato e em seguida avaliar se o conteúdo entregue foi bem aceito ou não pelo seu cliente?

    Além de ocupar o tempo deles de uma forma exagerada, que poderia ser aplicado em outras frentes para buscar novas oportunidades para a sua empresa, esse processo é cansativo, e diminui a assertividade da aferição dos dados.

    Se deseja implementar uma estratégia de Whatsapp Marketing, a primeira coisa que deve ser feita é encontrar uma ferramenta que integre seu CRM e forneça dados para que você possa acompanhar melhor o cliente e otimizar os conteúdos.

    Existem uma série de ferramentas de CRM no mercado que integram o WhatsApp ao fluxo de trabalho de sua empresa sem grandes dificuldades. Isso permite, por exemplo, que você não apenas avalie dados cruciais para guiar sua campanha, como também torna o processo mais acessível e unificado.   

     

    Nova call to action

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    A Ad Vantage é uma empresa especializada em oferecer serviços de consultoria estratégica e serviços integrados de marketing para empresas B2B e indústrias de diversos segmentos e sabemos como poucos que estes modelos de negócio exigem uma abordagem diferente de outros segmentos.

    Nossos mais de 20 anos de experiência e nossas certificações internacionais nos qualificam como a opção ideal em proporcionar uma atuação assertiva para evoluir a sua empresa no mercado com resultados consistentes.

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