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    12 de Junho de 2020

    Estratégias para impulsionar as redes sociais de sua empresa no agronegócio

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    Em meio à aceleração do processo de Transformação Digital que o mundo enfrenta, já podemos considerar as redes sociais como o “presente” das relações humanas. Com as medidas de isolamento impostas para controlar o avanço da covid-19 em todo mundo, o encontro com os amigos no final da semana passou a ser feito no grupo do WhatsApp, os estudos dos nossos filhos são feitos em salas de aula virtuais e até mesmo a ida ao mercado agora é feita pelo aplicativo de entregas.

    O mundo dos negócios também já sente essa mudança. As reuniões de negócio, que antes eram feitas presencialmente, já estão sendo feitas remotamente através de salas on-line para evitar o contato, e até mesmo as empresas que dependiam de feiras e eventos para a expansão de sua carteira de clientes, encontraram alternativas para encontrar novas oportunidades de venda. Uma delas, as redes sociais.

    Sabemos que para muitas empresas, especificamente para aquelas voltadas ao agronegócio, os eventos de nicho são o principal canal, se não o único, para expansão de sua marca e produtos. Assim como as vendas consultivas presenciais, são determinantes para a conclusão de uma nova parceria de negócios.

    Contudo, os tempos já são outros. A pandemia “adiantou o futuro”, se assim podemos dizer. A mudança de comportamento do consumidor, que era gradual, porém acelerada, aconteceu de forma brusca, e o campo não ficou alheio à essa nova realidade.

    As redes sociais possuem um enorme potencial de expansão para empresas do agronegócio. E a corrida para exploração desse novo mercado já começou. Se a sua empresa não possui páginas e perfis nas redes sociais, ou se elas estão “abandonadas” é melhor você correr atrás do prejuízo e aproveitar as oportunidades que ela oferece enquanto há tempo, ou os seus concorrentes o farão por você.

    Para te ajudar nesse desafio, produzimos este artigo com as melhores dicas de estratégias para empresas do agronegócio impulsionarem as suas redes sociais. Acreditamos que esse conteúdo será crucial para você dar o ponta pé inicial rumo à transformação digital de sua empresa.

    Impulsiona as redes sociais de sua empresa no agronegócio com as melhores estratégias

    Conheça o seu público antes de começar a produzir conteúdos

    Há um tempo não muito distante, antes mesmo de existir o conceito de marketing digital, as principais estratégias de empresas de qualquer segmento eram pautadas em ações de Outbound Marketing – conhecido como “marketing de saída”.

    No entanto, com o advento das mídias digitais, o público ganhou o poder de escolher o que ele quer consumir e quando ele deseja. Some a isso a infinidade de conteúdos disponíveis na internet, e você dará conta o quão difícil está para prender a atenção desse consumidor.

    Contudo, tratando-se do agro, devemos levar em conta que o consumidor com este comportamento ainda não é a maioria absoluta. Mesmo que seja questão de poucos anos para esse mercado ser dominado pelo consumidor jovem, o público agro ainda tem em peso o consumidor “velha guarda” que ainda prefere os meios tradicionais (como rádio e televisão) para se informar.

    Então, como produzir o conteúdo ideal para o seu público? Antes de mais nada, você deve estudá-lo, mas, neste momento, o ideal é que você produza materiais que sejam aderentes a ambos os públicos. Neste caso, o Vídeo Marketing surge como uma excelente alternativa.

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    Sempre interaja com os seus seguidores

    Uma interação de seu seguidor com sua página, seja ela curtida, compartilhamento ou comentário (mesmo que ele esteja fazendo uma reclamação ) é uma demonstração de (“afeto”) se for reclamação não seria afeto     do seu público com sua marca.

    No parágrafo anterior, exemplificamos como a disputa por atenção está acirrada neste momento. Então, uma interação do público não deve ser nunca ignorada, ou ele fará o mesmo com a sua marca, assim como as próprias redes sociais.

    Só para você ter uma ideia, o Facebook utiliza justamente a quantidade de interação dos seguidores para definir qual será o alcance orgânico (ou seja, quando o post não é impulsionado) de uma determinada página.

    Se a sua página tiver pouca interação com os seguidores, significa que você terá que investir mais dinheiro para conquistar relevância para a sua marca nas redes sociais por meio de impulsionamento de postagens.

     

    Encontre a linguagem e o posicionamento de imagem ideal para sua marca

    Atualmente, muitas empresas pautam as suas estratégias de marketing nas redes sociais em tendências. Uma, que se tornou muito comum, é o uso de uma linguagem descontraída (muitas vezes até com memes) que empresas usam com o intuito de viralizar e trazer engajamento com o público.

    Contudo, apesar de funcionar para muitas empresas (principalmente às que trabalham com um público bem nichado no B2B) isso não significa que vai funcionar com o seu público.

    Tratando-se do mercado agro, uma característica identificada no público de alguns dos nossos clientes é a baixa aderência por conteúdos com textos extensos. Uma alternativa, que vem dando excelente resultado, é o uso justamente do Vídeo Marketing, que possui mais facilidade para consumo e compartilhamento entre o público.

    Conte com auxílio especializado para desenvolver uma estratégia de impacto em suas redes sociais

    Se a sua empresa nunca trabalhou com redes sociais, ou está ainda nos primeiros passos para explorar este novo canal de oportunidades, recomendamos que você conte com o suporte de profissionais especializados. Desta forma sua empresa terá maior segurança quanto ao investimento aplicado e assertividade para avaliar o que está funcionando em suas estratégias.

    Com mais de 20 anos de atuação no mercado com serviços de consultoria estratégica e marketing integrado para empresas e indústrias de diferentes segmentos, a Ad Vantage é a melhor escolha para guiar sua empresa no “novo mundo” de oportunidade das redes sociais que começa a permear o mercado agro. Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre este e outros serviços que desenvolvemos especialmente para empresas do agronegócio.

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