Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    5 de Maio de 2020

    Transformação Digital: chegou a vez da sua empresa passar por este momento!

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 6 minutos de leitura

     

    A Transformação Digital já era um tema comum entre as maiores empresas e indústrias no mundo todo. Muitas delas já se preparavam, mesmo que de forma sutil e cautelosa, para a inevitável mudança estrutural e organizacional que seria imposta em um futuro não tão distante.

    No entanto, a crise causada pelo coronavírus revelou um lado frágil de nossa sociedade e mercado, o que obrigou muitas empresas acelerarem o processo de digitalização em sua estrutura de forma emergencial.

    Se por um lado muitas empresas B2B sofreram queda no faturamento neste curto período, outras já puderam desfrutar o lado positivo da digitalização e, mesmo em tempos de crise, multiplicaram suas vendas ao explorar um canal que antes era tratado em segundo plano.

    Seja para encontrar um alternativo canal de relacionamento com o cliente, ou simplesmente para procurar novas oportunidades em meio ao caos instaurado pela epidemia, pensar em transformação digital tornou-se algo obrigatório para quem não quer sair do mercado.

    E se a sua empresa ainda não trata o assunto como pauta, pode ter certeza que os seus concorrentes tratam, e eles sairão na frente nesta nova disputa de mercado.

     

    O estudo da IDC Futurescapes 2020 aponta que, durante o triênio 2018-2020, os investimentos em transformação digital ao redor do mundo devem somar, juntos, US$ 6,3 trilhões.

     

    Mas como colocar algo que talvez você nunca tenha ouvido falar em prática dentro de sua empresa? Sabemos que esse assunto é complicado, por isso, desenvolvemos este artigo para nortear as suas próximas ações e oferecer alternativas para fortalecer o crescimento da sua empresa, mesmo em tempos de crise.

    O que é Transformação Digital?

    Quem acompanha tendências na tecnologia já está acostumado a encontrar artigos, palestras e materiais ricos que abordam temas como internet das coisas, indústria 4.0, Business Intelligence, etc. Contudo, de nada valerá esses conceitos em sua organização se sua estrutura e colaboradores não passarem pela transformação digital.

    Mas o que é a transformação digital? Diferente do que muitos pensam, a transformação digital não para no simples fato de modernizar as tecnologias de seu negócio. Ela envolve uma mudança profunda na forma de se pensar a estrutura das organizações, dando à tecnologia um papel crucial nas atividades da empresa, principalmente nas vendas.

    Mesmo que as medidas restritivas já tenham data para acabar em algumas localidades, é fato que mais consumidores aderiram ao hábito de usar os meios digitais para comprar seus produtos durante a quarentena e vão manter este comportamento ante a praticidade que eles oferecem.

    O mesmo vale para empresas B2B. Logo que os meios digitais ampliaram as oportunidades de apresentar seus serviços, e até mesmo concretizar novos negócios ou parcerias, sem a necessidade de se locomover fisicamente até o seu potencial cliente.

     

    Por que sua empresa deve estar preparada para Transformação Digital

    Por que a sua empresa precisa acelerar a Transformação Digital?

    A transformação digital deixou de ser uma cogitação e tornou-se obrigatória para qualquer empresa que deseja permanecer no mercado. Se sua empresa sofreu os impactos da crise do COVID-19, ou ainda luta para se recuperar dela, significa que ela não está preparada para o futuro.

    Claro que a crise deixou marcas negativas para todo mundo. No entanto, empresas que já estavam em processo de transformação digital sentiram os impactos de forma amenizada, e outras aproveitaram a oportunidade para expandir o seu crescimento no momento de estagnação da concorrência.

    Podemos encarar o isolamento como um spoiler de uma realidade que já está batendo em nossa porta. Só para se ter uma noção do cenário atual, uma pesquisa feita pela Sirius Decisions apontou que 67% da jornada do comprador é feita digitalmente.

    Em períodos de isolamento, no qual o consumidor não pode frequentar lojas físicas para comprar o seu produto, ou contratar um serviço, os números tendem a ser ainda maiores. E as empresas que não acordarem para esse chamado, não encontrarão mais espaço no mercado em um futuro bem próximo.

    Quando a pandemia acabar, o status considerado normal no mercado irá mudar. O comportamento de consumo já está diferente do que era no início deste ano – e ainda estamos no primeiro semestre de 2020!

    É fato que a transformação digital entrou, mesmo que a força, na agenda de executivos ao redor de todo o mundo, e como prioridade. Podemos afirmar que essa pandemia pegou muitos de surpresa, mas nas próximas crises que estão por vir, será obrigação da sua empresa estar preparada para um momento como este.

    Como sua empresa pode aderir à Transformação Digital?

    A Transformação Digital vai exigir uma mudança brusca tanto na estrutura de sua empresa, como na maneira de como é encarado o seu negócio no momento. Ela será uma verdadeira revolução nos conceitos de sua empresa como um todo, e se não for executada por um time de profissionais preparado, as chances de fracasso serão enormes.

    Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a Advantage oferece uma equipe capacitada formada por profissionais de diferentes disciplinas que vão auxiliar a sua empresa a atualizar seus conceitos de marketing digital por meio de uma consultoria estratégica e executar qualquer ação que esteja fora do alcance de seu time por meio de serviços integrados de marketing.

    Clique no banner abaixo, conheça os nossos serviços de consultoria estratégica e descubra agora mesmo como iniciar da maneira correta a transformação digital da sua empresa.

     

    Consultoria Estratégica

     

    Vejas mais nas TAGs: marketing digital, tendências para o marketing, Transformação Digital