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    17 de Agosto de 2021

    Os desafios da segmentação de clientes na era da Transformação Digital

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    O processo de transformação digital, por muito tempo, era apontado como uma mudança normal, na qual grandes empresas do mercado já estavam se preparando, para adequar-se aos novos comportamentos de consumo da população mundial.

    Contudo, a crise provocada pela pandemia do covid-19 acelerou a mudança no comportamento do consumidor, que se antes consideravam canais de vendas digitais como alternativa para uma compra prática, hoje já o usam como meio prioritário.

    Seja para fazer cotação de produtos e serviços ou simplesmente para comprar bens para o uso cotidiano, a internet tomou para si o centro das atenções do consumidor devido o isolamento social.

    E o mesmo já acontece em outras cadeias de consumo. Empresas com modelos de negócios B2B já substituem reuniões de negócios e feiras ou eventos empresariais por campanhas digitais para prospecção de novas oportunidades.

    Em meio a tudo isso, o marketing já enfrenta novos desafios em decorrência das mudanças comportamentais do mercado, sendo um deles, e talvez um dos mais difíceis,  a segmentação de clientes.

    Com todas essas mudanças no jeito em que o mercado vai consumir quando a crise do covid-19 amenizar, em um cenário que será conhecido como “o novo normal”, é preciso saber como você lidará com sua base de clientes, para alcançar objetivos tangíveis.

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    Fazer a segmentação correta do público, ainda mais quando temos mudanças abruptas de comportamento no mercado, exige que você estude seu potencial cliente, levantando não somente informações demográficas, como idade, gênero e localização, mas também comportamentais, como interesses, preferências, sinais e quantidades de interações que fez com a marca, seja no ambiente digital ou mesmo na vida real.

    A grande ferramenta que possibilita isso, são as atuais e modernas plataformas de CRM (Customer Relationship Management) que permite registrar informações sobre o cliente, antes mesmo deste entrar em contato com sua empresa. Mais do que um repositório de dados, como era no passado, hoje estas plataformas permitem a realização de ações automatizadas de nutrição e prospecção, conforme o perfil e segmento do lead, sem que você precise mexer um dedo para isso. O que significa ganho de produtividade e assertividade, sem o custo e a dependência de grandes equipes de marketing e vendas.

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    Para as ações de comunicação, é preciso criar um perfil do seu consumidor ideal e, a partir disso, colocar todas as informações em um banco de dados para a análise de informações e mensuração de métricas. Desta forma, você conseguirá qualificar se as ações tomadas pelo seu time de marketing surtem o efeito desejado. 

    A partir deste banco de dados, você consegue também obter informações sobre a satisfação dele com os serviços ou produtos oferecidos por sua empresa para fidelizá-los e obter novas oportunidades de ganhos através de cross selling ou up-selling.

    Para que a segmentação do público seja efetiva, você precisa ter profundo conhecimento de seu cliente e entender o porquê dele escolher consumir seus produtos e se relacionar com sua marca. Outra questão a ser levada em conta é ter clareza do propósito de seu negócio para realizar essa segmentação de uma maneira mais correta.

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