Entenda o que é CRM e a razão dele ser tão importante para sua empresa

26 de Janeiro de 2016 às 10:00 | Categoria: marketing integrado, automação de marketing, crm | Carlos Martins

Muito se fala em CRM, mas e sua empresa? Ela sabe o que é CRM e porque ele é tão importante para os negócios?

 

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Basicamente, CRM (Customer Relationship Management) significa, na tradução, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Nada mais é que um sistema integrado de gestão com foco no cliente. Essa solução tecnológica “gerencia” o relacionamento com os clientes a partir do conhecimento de seus hábitos, preferências, necessidades de consumo e expectativas.

 

O principal objetivo? Ajudar as empresas a fidelizarem seus clientes e potenciais clientes, através do aprimoramento dos serviços prestados, consequentemente, tornando-os promotores da marca. Além disso, o CRM visa aumentar a rentabilidade das empresas por meio do fortalecimento da relação com esses clientes.  Portanto, cabe ao CRM contribuir com as empresas, para que elas consigam interagir ainda mais com seus clientes de maneira personalizada.

 

Informações incríveis que o CRM oferece

 

Com as informações disponibilizadas pelo CRM, todos os departamentos têm acesso sobre quem é o cliente, qual cidade reside, seus gostos, preferências e exigências, suas dúvidas e reclamações, suas sugestões, suas compras e outras informações de grande valia para o desenvolvimento do negócio, no que tange o relacionamento com o cliente e sua fidelização.

 

Diante de todos esses dados é possível determinar o tipo de cliente com quem estamos lidando, se é um consumidor, indivíduo ou grupo, se são fornecedores, vendedores ou parceiros.

 

Como implementar o CRM em sua empresa

 

A utilização do CRM em uma empresa ajudará, e muito, a melhorar o atendimento com o cliente e a trazer benefícios bem diversificados. Todavia, é necessário o apoio e comprometimento de todos os responsáveis pelas diversas áreas da organização que se relacionam com os clientes, como as áreas de Venda, Marketing e Atendimento. Acima de tudo, essas equipes precisam entender todo o processo de vendas, conhecer o cliente e os seus valores para mantê-los sempre motivados.

 

O que é Inbound Marketing?

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