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Encerramos uma década marcada pelo avanço de tecnologias para uso pessoal e integradas entre si, pela intensa implementação da inteligência artificial em nosso cotidiano e, principalmente, pela transformação na atuação das empresas com métodos inovadores de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Nesta época do ano, muitos já traçaram o planejamento que seguirão nos próximos meses para alcançar resultados ainda melhores. Isso tudo com base no estudo de novas técnicas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, que chegam apoiadas em na modernização das tecnologias e no comportamento cada vez mais empoderado e volátil do consumidor.
A importância do planejamento das estratégias para 2020 ganha um contorno especial, pela projeção favorável da economia aqui no Brasil. Com expectativas otimistas, muitas empresas visam aumentar ainda mais seus esforços e investimentos em marketing e vendas não só para obterem melhores resultados, mas também para não ficarem atrás da concorrência nesse mercado em reaquecimento.
Para te ajudar nessa missão, sugerimos observar com atenção alguns pontos primordiais para montar a sua estratégia de marketing e vendas de forma assertiva e, assim, garantir o sucesso da sua empresa nesse próximo ano.
Trace os seus objetivos
Antes de começar a montar o planejamento do marketing da sua empresa, você deve estabelecer qual meta deseja alcançar para, então, guiar-se até ela. Neste passo, é importante que você tenha sensibilidade para propor metas realistas que estejam ao alcance do seu negócio.
Claro que a intenção será buscar sempre os melhores resultados possíveis. Contudo, estabelecer padrões acima do normal para a sua empresa pode causar frustrações e decepções que afetarão negativamente a sua equipe de negócios.
Fique sempre atento às tendências do mercado
Você já ouviu falar de Buyer Centric? Essa abordagem promete ser a base para todas as estratégias de planos de marketing e vendas por um motivo bem simples e peculiar: colocar o cliente no centro das atenções em seu negócio.
Hoje, o cliente está empoderado. Isso porque o amplo acesso à informação e ofertas de produtos variados modifica cada vez mais sua forma de interação com as empresas. Para estar alinhado à esta nova realidade, a solução encontrada pelas empresas foi adotar uma estratégia que direciona as ações de marketing, vendas e atendimento para suprir as necessidades do cliente.
Ao introduzir o cliente no centro de todas as ações de seu negócio, você não apenas estará aumentando a relação de confiança dele com sua marca, como também terá a oportunidade de compreender suas necessidades e expectativas perante o seu produto para oferecer soluções ainda melhores para atrair, converter e fidelizar novos clientes.
Outra tendência que estará cada vez mais presente no cotidiano do marketing, vendas e atendimento ao cliente da sua empresa será a metodologia flywheel. Essa nova abordagem, que teve como uma de suas bases justamente o conceito Buyer Centric, remodela o processo linear do funil em um processo circular onde a força motriz dos próprios clientes alimentarão o crescimento da sua empresa.
De forma bem simplificada, podemos dizer que o flywheel possui três etapas que consistem em (Atrair, Envolver e Encantar) e e funcionam da seguinte maneira:
Atrair – Por exemplo, ao utilizar o know-how do seu negócio para criar conteúdos relevantes e iniciar conversas que permitem atrair as empresas e pessoas certas para o seu negócio;
Envolver – Onde as ações são trabalhadas não só para vender mas também para construir relações duradouras com o seu cliente oferecendo insights e soluções que se superem seus desafios e permitam o alcance de seus objetivos;
Encantar – Ao oferecer uma boa experiência no pós vendas seus clientes alcançarem seus objetivos mais facilmente e se tornarão verdadeiros promotores de sua marca.
Essas abordagens podem até parecer complexas e difíceis de serem implementadas em um primeiro momento. Mas com a ajuda correta, de profissionais especializados, o processo pode ser feito de modo sutil e eficaz dentro de pouco tempo. Adiantamos que já utilizamos esses conceitos com nossos clientes e os resultados obtidos até então são surpreendentes.
Escolha com sabedoria o caminho a ser seguido
Quando trabalhamos com marketing e vendas, as possibilidades para obtermos resultados são infinitas, limitadas apenas à criatividade do profissional aos recursos que a tecnologia atual podem nos oferecer e disponibilidade para investimento. Isso explica até porque não é tão difícil encontrar estratégias e métodos que prometem, e realmente cumprem, na maioria dos casos, aumentar a performance dos seus negócios.
Contudo, este excesso de possibilidades pode fazer com que muitas empresas se percam no caminho para escolher a melhor estratégia a ser seguida ou àquela que atenda melhor às necessidades do seu negócio. Por isso, é importante que você conte com uma consultoria especializada para te ajudar a desenvolver um planejamento bem sucedido para o próximo ano.
E se você está em busca de profissionais qualificados para transformar o marketing, vendas e atendimento ao cliente de sua empresa, a Advantage é a opção certa. Estamos no mercado há mais de 20 anos fornecendo soluções inovadoras para empresas de diferentes segmentos que buscam aumentar o desempenho dos seus negócios de maneira previsível e com riscos reduzidos.
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