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    20 de Maio de 2021

    Sua empresa tem um playbook a ser seguido pelo time de vendas?

    Por Advantage Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 5 minutos de leitura 

     

    Todos nós podemos imaginar as consequências no dia a dia de uma empresa quando cada membro da equipe age de acordo com seus próprios parâmetros, sem um acordo em comum ou regras de conduta. Sem contar as consequências negativas na prospecção de novos clientes que o desalinhamento entre colaboradores pode causar.

    Em um ambiente profissional como esse, retrabalhos por parte da equipe e perda de interesse dos clientes são extremamente comuns – mais do que muitos gestores gostariam de admitir.

    Por isso, muitas empresas começaram a pensar em como poderiam facilitar o trabalho no dia a dia a fim de torná-lo mais eficiente e poder guiar seus colaboradores durante os processos de vendas. Ao longo do tempo, esse documento ganhou o nome de playbook e passou a ser muito popular nas organizações.

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    Mas como um playbook pode beneficiar minha equipe?

    A razão pela qual muitas empresas possuem seu próprio playbook de vendas, é porque há muitos benefícios nisso. Esse material, quando constantemente atualizado e devidamente compartilhado, definirá com clareza os objetivos da empresa, as ferramentas e como utilizá-las para alcançar tais metas. Além de estabelecer as regras, as boas práticas e guiar a equipe no trabalho em conjunto.

    Além disso, o playbook irá reunir informações valiosas para guiar os colaboradores em como executar scripts de vendas e ditar como cada etapa do funil de vendas funcionará. Basicamente, com todo o processo estruturado em um só documento para uso de todos, ficará muito mais fácil de qualquer vendedor acessar em diferentes canais, e otimizar seus processos e tempo de trabalho.

    Esse documento também será responsável por estruturar e apresentar as estratégias ao time, para que todos possam se alinhar e acompanhar cada novo processo que é agregado na empresa.

    E mais, esse material trará o perfil ideal de cliente – também conhecido como PIC – que a equipe terá de buscar. Isso é extremamente importante para que o time reconheça a pessoa com quem está lidando, suas características e pontos de dor, assim evitando problemas e erros durante o processo de venda e o tornando mais natural e direcionado para seu público alvo.

    E para os novos colaboradores, esse documento só facilitará ainda mais o processo de integração e adaptação dentro da equipe, já que terá todas as diretrizes, dados relevantes da empresa e dos clientes e a cultura da organização reunidos em um só lugar e com fácil acesso.

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    De forma mais generalizada, possuir esse material tornará a gestão da equipe e da empresa muito mais eficiente, identificando problemas e suas devidas soluções, tornando a conversão de leads muito mais provável.

    Como podemos te ajudar?

    Para garantir que seu negócio tenha de fato um playbook de vendas assertivo e eficiente, é preciso saber como montá-lo da melhor forma. Caso sua empresa já possua playbook de vendas, é preciso que esteja atualizado com as melhores práticas para alcance dos objetivos de vendas.

    Construir um bom playbook é algo que demanda tempo e esforço. Além disso, o público-alvo, as etapas de vendas precisam estar bem definidas, com uso padronizado de boas ferramentas e metas factíveis estabelecidas.

    Se sua empresa ainda não possui ou não sabe como montar e definir um playbook de vendas, não se preocupe, nós já apoiamos muitas empresas a mapear e estruturar seus processos de vendas, desenhar seu perfil ideal de cliente, alinhar vendas e marketing, estabelecer metas, para assim construir seu playbook e acelerar o conhecimento de todo o time comercial, inclusive novos colaboradores.

    Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas para que possamos te ajudar nisso! Será um prazer ter essa conversa com você!

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