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    30 de Junho de 2021

    Como tornar seu time de vendas mais produtivo durante o home office?

    Por Advantage Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    Agora, mais do que nunca, as empresas estão tendo que se adaptar ao home office da maneira mais produtiva possível. Com a rotina alterada devido a pandemia de coronavírus, as empresas se viram sob um novo cenário onde elas passariam a liderar e instruir seus colaboradores de forma remota, sem previsão de retorno. 

    Claro que foi um choque para muitos negócios, aliás, muitos não conseguiram se adaptar às novas realidades e viram seus faturamentos despencar bruscamente ao longo dos meses. Por isso, separamos algumas dicas cruciais para que sua empresa não faça parte dessa estatística negativa e continue prosperando mesmo em tempos de mudanças. 

    Boa produtividade

    Para que a produtividade se mantenha alta, é necessário o seguimento de boas práticas em cada um dos processos de vendas. Isso inclui desde disciplina por parte dos SDRs (Sales Development Representative) até a capacitação por parte dos líderes dos times. 

    Uma ferramenta de CRM eficiente

    É essencial que a equipe toda esteja trabalhando por um objetivo em comum, alinhando processos, metas e estratégias para melhor chegar ao objetivo da empresa. É justamente aqui que entra a importância do uso de um CRM (Customer Relationship Management), pois será com ele que sua equipe inteira poderá reunir informações das oportunidades de negócios necessárias no dia a dia do trabalho e alinhar todas as estratégias comerciais para abordar os clientes e leads. 

    Claro que ainda existem empresas que trabalham na base das famosas planilhas, porém todos sabemos o quanto esse sistema pode ser falho hoje em dia e o quanto tempo isso consome no final do mês, aliás, tempo valioso que poderia estar sendo investido em mais vendas, por exemplo. Com um sistema de gestão e vendas, sua equipe terá todos os dados necessários em um só lugar, otimizando tempo e processos e tendo acesso muito mais fácil às oportunidades de vendas. 

    Alinhamento de Marketing e Vendas

    Além disso, um dos costumes que muitas empresas estão adotando – inclusive nós da AdVantage já praticamos há vários anos – são reuniões periódicas entre os times de vendas e marketing para avaliar todas as oportunidades em andamento e definir ações para aumentar a chance de sucesso. Essa reunião é também chamada de Smarketing, que nada mais é do que o alinhamento das atividades e processos entre vendas e marketing para que ambos tenham uma abordagem integrada comum, o que comprovadamente vem elevando os resultados de negócios dentro das empresas.

    O poder da capacitação

    Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre capacitação, e o quanto isso aprimora e otimiza os processos no final do dia de cada um de seus colaboradores. Quando instruímos corretamente quem irá representar a empresa, não só alinhamos a abordagem como também abrimos ainda mais o leque de oportunidades para os colaboradores. As possibilidades são várias, seja oferecendo treinamentos de prospecção de clientes ou de negociação comercial, um playbook ou framework de vendas, uso de ferramentas apropriadas, métodos ou estratégias para pesquisar a pessoa com quem se está falando, e dessa maneira também podemos disponibilizar materiais de fácil acesso para que todos da equipe possam se aprimorar, e isso reflete diretamente no desempenho comercial.

    Os clientes buscam por soluções modernas, que estejam sempre alinhadas às possibilidades que a tecnologia está oferecendo hoje no mercado, por isso é extremamente importante que as empresas saibam se adaptar a diferentes cenários.

    E você? Já está preparado para as mudanças atuais e para o futuro das vendas? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, será um prazer poder ajudar a sua empresa a crescer também!

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