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    15 de Julho de 2021

    Como extrair mais de um CRM?

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 6 minutos de leitura 

     

    Já não é mais segredo para as empresas todos os benefícios e vantagens de se possuir um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, quando traduzido do inglês). Criado para auxiliar na gestão de marketing e vendas com seus clientes, o CRM pode ser uma ferramenta poderosíssima se tiver todos seus recursos explorados.


    Mas somente ter um sistema de CRM não é o suficiente? Definitivamente não. Apesar do CRM já facilitar muitos processos de maneira natural, ainda existe muito potencial por trás dos recursos que ele oferece. Um CRM pode oferecer informações valiosas na construção de novas estratégias, por exemplo, como números relevantes, evolução das vendas, clientes leais, entre outros. E é exatamente disso que vamos discutir no artigo de hoje!

    Tenha uma visão crítica

    Mas num bom sentido, claro. Você pode aprimorar ainda mais suas estratégias de marketing e vendas se passar a adotar um olhar mais analítico, considerando todos os dados que são analisados pela plataforma. Por exemplo, não se limite apenas aos números, observe de onde eles vêm, qual a frequência de cada um deles e quais são seus perfis como clientes.

    Além disso, observe seus dados e mantenha-os sempre atualizados para garantir mais assertividade em seus planejamentos. Quando se tem esse olhar crítico para os dados, tanto a abordagem no contato quanto a relação com o cliente mudam e criam um atendimento personalizado, focando diretamente no que aquela pessoa procura.

    Alinhe as equipes de marketing e vendas

    Este é outro aspecto erroneamente ignorado em muitas empresas, e é um recurso importantíssimo dentro do CRM. Quando os processos desses dois departamentos são integrados e caminham juntos, seu potencial consegue alcançar um nível mais elevado.

    Ou seja, se um cliente passa pela etapa de atração e vai em direção a etapa de compra com a mesma visão e tratamento da empresa, a probabilidade dele fechar negócio é muito maior. Isso é possível porque deixa de haver ruídos nessas interações e o cliente desenvolve uma visão mais confiável e concreta da empresa.

    Conheça bem o seu cliente

    Um outro recurso essencial que o CRM pode oferecer serve para conhecer melhor o público com quem se está lidando. Dentro do sistema, seu time conseguirá não só criar personas como também saberá quem é seu PIC (Perfil Ideal de Cliente).

    Isso levará a uma comunicação precisa e irá conquistá-lo mais facilmente, já que logo de cara ele verá que a empresa reconhece suas dores e necessidades e está pronta para ajudá-lo com soluções ideais.

    Integre ferramentas complementares

    Talvez um dos principais aspectos do CRM, é possível integrar diversas ferramentas e redes sociais externas dentro dessa plataforma. Mas por que isso é útil? Simples, com a união entre vários sistemas, o compartilhamento de informações será muito mais ágil, se atualizando em tempo real, e ainda otimiza o tempo de sua equipe na execução das tarefas do dia a dia.

    Agregar essas integrações no seu sistema de CRM dará aos gestores uma visão ampla de todos os departamentos, aumentará a produtividade e ainda reduzirá as margens de erros.

    O que diferencia aqui será apenas o modelo de CRM que sua empresa possui. Com o HubSpot, por exemplo, as integrações possíveis são inúmeras, como e-mail, redes sociais, agendas, ferramentas de prospecção e comunicação, ligações, chats e etc.

    Conheça o Hubspot

    Fique atento às atualizações

    Apesar de ser um trabalho sempre presente, é essencial se manter atento aos novos recursos que podem surgir em seu CRM, às novas atualizações e, também, aos novos treinamentos que são oferecidos por essas plataformas. Essa "reciclagem" de conhecimento será muito enriquecedora no dia a dia, já que constantemente estará educando seus colaboradores e promovendo melhorias no desempenho.

    Apesar da maioria dos softwares de CRM já serem plataformas intuitivas, ainda é preciso o olhar humano e analítico para extrair o máximo dessas ferramentas. Temos certeza que sua equipe melhorará seu desempenho se passar a ter essas dicas mostradas aqui em mente no dia a dia.

    Ainda não possui um sistema de CRM implantado em sua empresa? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e iremos te ajudar a encontrar a melhor escolha para seu negócio!

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