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Este é um questionamento que passa na mente de 4 em cada 5 contatos que nos abordam. Embora seja uma pergunta comum, muitas pessoas não sabem como e nem por onde começar a planejar seu budget de marketing. Se este é o seu caso, hoje é o seu dia de sorte e nós vamos lhe ajudar a encontrar a resposta para esta pergunta com algumas dicas importantes!
Plano de Marketing
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o que você almeja alcançar, visualizando os esforços e insumos necessários para tal. Uma ferramenta que vai lhe oferecer esta visão sistêmica é o Plano de Marketing. Com ele você pode traçar um objetivo e listar as possíveis ações para alcançá-lo, distribuindo orçamentos específicos para todos os custos estimados.
Tipos de investimentos
Existem dois tipos de investimentos em marketing. O primeiro é o marketing Institucional ou Branding, cujo objetivo é você gerar consciência sobre sua marca em potenciais clientes nas mídias que você atua. Alguns exemplos de investimentos seriam: criação e construção de marca, posicionamento de mercado, website e redes sociais, desenvolvimento de comunicação visual, etc. No caso da construção de marca há a necessidade de um investimento constante, enquanto os outros podem ser feitos de maneira mais pontual. Mas lembre-se que, eventualmente, atualizações são necessárias em suas peças e conteúdos.
Já o segundo é o marketing comercial, que são ações com o objetivo de gerar novos negócios, como campanhas
promocionais. Alguns bons exemplos são anúncios de links patrocinados, campanhas de e-mail marketing,
informes publicitários, anúncios impressos, etc. Este tipo de
investimento pode variar em cada empresa e depende do segmento de atuação. Empresas cujas vendas dependem de suas ações de marketing chegam a investir em torno de 10% do faturamento, ou mais. No geral, investir de 3% a 5% do faturamento é um bom começo.
Embora muitos aleguem que investimentos em marketing só geram resultados quando são desembolsadas altas quantias, isto nem sempre é uma realidade. Você não precisa começar a atuar em diversas frentes de uma vez, mas sim partir de um ponto inicial para analisar o que funciona ou não para sua empresa. Logo, é necessário desenvolver uma estratégia que lhe guie em direção ao sucesso e, para isto, como dissemos, é necessário planejar. Com um planejamento adequado de marketing e o posterior resultado prático das ações, com a aferição do ROI, você terá uma melhor base para definir a quantia exata para o seu investimento.