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Hoje em dia, para estar próximo ao cliente é necessário “frequentar” os mesmos lugares que ele. Você precisa estar presente onde o potencial cliente terá contato com as suas mensagens e poderá interagir com seus conteúdos. No entanto, manter uma presença sólida em diversos canais, sem perder a consistência da marca, pode ser uma tarefa complicada. Isto porque a mensuração e análise dos resultados de suas ações ocorre, neste caso, separadamente em cada mídia e, assim, seus esforços de marketing acabam não convergindo para o mesmo objetivo. Com o surgimento das plataformas de marketing esta realidade passou a mudar, e agora você pode reunir todas as suas ações e campanhas em um único lugar.
Afinal, o que é uma plataforma de marketing?
É uma plataforma que centraliza diversas funcionalidades que oferecem suporte ao time de marketing, desde o planejamento da campanha até o reconhecimento de uma oportunidade de negócio. Muitas destas ferramentas, inclusive, oferecem também um módulo de CRM para conectar suas ações de marketing com os esforços de vendas, o que facilita a geração de leads.
Além disto, também oferecem a possibilidade de mensuração dos resultados de forma abrangente, onde você pode analisar e avaliar o desempenho de todas as suas ações em um único lugar.
E qual é a finalidade?
Uma plataforma de marketing possui diversos recursos, e todos têm o mesmo objetivo: gerar mais resultados através da integração de suas ações de marketing. Entre os principais recursos temos:
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Criação de campanhas com diferentes objetivos e canais, como links patrocinados e comparadores de preço;
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Criação de fluxos para automação de marketing;
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Criação e publicação de landing pages;
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Gestão e monitoramento de mídias sociais;
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Ferramentas de publicação para blogs e mídias sociais;
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Entre outros.
Por que utilizar?
Porque a sua inteligência de marketing vai ganhar força ao realizar e monitorar todos os seus esforços em uma única plataforma. Isso vai lhe fornecer informações extremamente úteis que podem ser usadas para a tomada de decisões. Além disto, você tem a chance de automatizar tarefas repetitivas, o que lhe dá a chance de focar sua atenção em outras oportunidades a serem trabalhadas.
Com ela, você pode analisar suas campanhas e responder perguntas como: estamos atingindo as pessoas certas? Quais conteúdos engajam mais usuários? Quantos cliques aquela postagem conseguiu? Qual o comparativo dos resultados entre este mês e o anterior? Qual é o estágio correto destes prospects dentro do funil de marketing?
Resumindo, uma plataforma de marketing deve ser orientada para quatro pontos principais: estratégia, criação, distribuição e análise. Para alcançar sucesso é importante que, antes de desenvolver suas ações, você faça o planejamento de uma estratégia de Marketing Integrado, que deverá abordar todos os esforços que você pretende realizar, bem como as mídias e canais que serão utilizados.