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O Inbound Marketing tem modificado a forma como as empresas se relacionam com os clientes e marcam presença no universo on-line. Nesse ambiente digital, o marketing convencional tem perdido cada vez mais espaço, sendo substituído por estratégias de Marketing de Conteúdo, no qual a informação é a base para qualquer negócio.
Diante dessa realidade, o Marketing de Conteúdo gera a informações relevantes que são disseminadas em uma série de canais como novo aliado para construir campanhas eficientes. O objetivo é ganhar visibilidade, aumentar os resultados de vendas e fidelizá-los.
Nesse contexto, os canais de Marketing de Conteúdo precisam ter objetivos bem definidos, metas estabelecidas e resultados mensurados, fazendo uso de várias ferramentas para serem bem-sucedidos. Conheça alguns delas:
- Blog
Um blog, quando alimentado com conteúdos relevantes e com uma boa otimização em SEO, torna-se a principal porta de entrada para que novos clientes cheguem ao ambiente digital de uma empresa.
Para que isso aconteça, o blog precisa ter um bom planejamento de pautas e posicionamento, com um tema central bem definido. É fundamental também a construção de um calendário de publicação padronizado que não deixe a impressão do blog estar desatualizado.
- Redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google +, Tumblr e por aí vai. A lista de redes sociais é extensa e uma empresa precisa definir e planejar em quais delas quer marcar presença. Além de ótimos canais multimídia, as redes sociais também funcionam para estreitar o relacionamento e gerar interação com os clientes.
As empresas também podem aprender muito sobre os hábitos de seu público-alvo nas redes sociais, daí a importância de uma avaliação constante do desempenho dos canais e da mensuração de seus resultados.
- E-mail marketing
O e-mail marketing é um dos canais mais utilizados pelas empresas no campo do Marketing Digital. Por ser ágil e de baixo custo, é o tipo de estratégia ideal para divulgar seu conteúdo, atrair novos visitantes para seu site e aprofundar seu relacionamentos com possíveis clientes.
Para que ele seja útil e relevante, é preciso que a empresa tenha uma boa lista de e-mails que permita que a mensagem chegue ao destino certo. Outra preocupação é com a frequência de envio: ela não pode ser excessiva, mas também não deve ser esparsa a ponto do consumidor esquecer sua marca.
- Materiais ricos
E-books, infográficos, vídeos, whitepapers, webinars e vídeos são alguns exemplos de materiais ricos que funcionam como canais de Marketing de Conteúdo para fisgar novos clientes por meio de informações educativas e deixa-los um passo a mais em sua jornada de compra.
No geral, os conteúdos divulgados pelos materiais ricos visam um relacionamento mais duradouro. Por isso, eles são mais extensos e embasados do que os presentes em canais como o blog ou e-mail marketing. Essa característica é fundamental para que eles agreguem confiabilidade à marca e tenham um alto potencial de viralização.
Esses são apenas alguns exemplos de canais de Marketing de Conteúdo, que podem ser aliados de outras importantes estratégias do Inbound Marketing, como landing pages, call to actions, links patrocinados e Google Adwords, por exemplo. Todos eles podem estar presentes de modo isolado ou em conjunto. O mais importante é que sejam usados da forma correta para aumentar a visibilidade da marca, divulgar seus conteúdos e gerar resultados.
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