A importância de uma equipe comercial capacitada para a indústria B2B

8 de Dezembro de 2015 às 9:21 | Categoria: marketing b2b, marketing industrial | Carlos Martins

Manter uma equipe comercial capacitada na indústria B2B é fundamental para o sucesso da organização como um todo. Uma equipe comercial capacitada é essencial na execução de um plano de marketing estratégico para empresas b2b, pois aumenta a produtividade, as metas são alcançadas com maior frequência e gera um diferencial ao negócio. Em função disso, o treinamento e o desenvolvimento humano passaram a ganhar maior visibilidade, sendo considerado uma ferramenta importante para a gestão de recursos humanos.

 

Se no passado o investimento no treinamento de funcionários da área comercial era considerado apenas um custo extra no planejamento financeiro da empresa, hoje é encarado pela maioria das empresas, de pequeno a médio porte, como parte essencial de qualquer negócio bem-sucedido. É a partir de um treinamento bem planejado e adequado às necessidades de cada indústria B2B, que será possível a cada funcionário adquirir e implementar suas capacidades para executar suas atribuições com ainda mais eficiência. Como resultado, a indústria B2B ganha funcionários em pleno potencial e com maiores níveis de produtividade, garantindo assim a satisfação de todos.

 

Crise x investimento em treinamento

 

De acordo com a pesquisa, feita pela consultoria Mercer em parceria com a Marsh e com o The Conference Board, muitas empresas no auge da crise cortaram investimentos em treinamento, porém terão que voltar com urgência. Isso, porque, com relação às pessoas, os gestores apontaram o provimento de treinamento e desenvolvimento dos funcionários como um dos itens mais importantes, seguidos pela retenção de talentos-chave, melhoramento dos processos e engajamento dos gerentes na gestão do desempenho e aprimoramento dos programas de desenvolvimento de lideranças.

 

Pessoas engajadas produzem mais

 

Pode acreditar! Pessoas engajadas na indústria B2B produzem mais e pessoas produtivas são as grandes protagonistas na sustentação de um negócio. Sem elas, não há como mantê-lo, não importa o quanto essa indústria B2B fature no ano. E qualquer indústria B2B que tenha deixado de criar programas de engajamento eficiente ou de preparar sua equipe adequadamente tende a perder mercado. Portanto, investir em capital humano e desenvolvimento de pessoas tem um papel decisivo nesse cenário.

 

Avalie sua equipe

 

Está mais do que claro, a importância de uma equipe comercial capacitada para o desenvolvimento positivo do seu negócio, seja indústria B2B ou B2C. Vale identificar as peças-chave da sua equipe, avaliar seus desempenhos e investir nelas, afinal são essas pessoas os canais para a disseminação da cultura da empresa entre os demais membros da equipe.

 

Se elas falharem todo o resto ruinará. Fique de olho e invista no capital humano para sair na frente da concorrência.

Compartilhe:
    
assinatura_email_carlos_Blog.png

Comentários: