Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    8 de Dezembro de 2015

    A importância de uma equipe comercial capacitada para a indústria B2B

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 3 minutos de leitura

     

    Manter uma equipe comercial capacitada na indústria B2B é fundamental para o sucesso da organização como um todo. Uma equipe comercial capacitada é essencial na execução de um plano de marketing estratégico para empresas b2b, pois aumenta a produtividade, as metas são alcançadas com maior frequência e gera um diferencial ao negócio.

    Em função disso, o treinamento e o desenvolvimento humano passaram a ganhar maior visibilidade, sendo considerado uma ferramenta importante para a gestão de recursos humanos.

    Se no passado o investimento no treinamento de funcionários da área comercial era considerado apenas um custo extra no planejamento financeiro da empresa, hoje é encarado pela maioria das empresas, de pequeno a médio porte, como parte essencial de qualquer negócio bem-sucedido.

    É a partir de um treinamento bem planejado e adequado às necessidades de cada indústria B2B, que será possível a cada funcionário adquirir e implementar suas capacidades para executar suas atribuições com ainda mais eficiência.

    Como resultado, a indústria B2B ganha funcionários em pleno potencial e com maiores níveis de produtividade, garantindo assim a satisfação de todos.

    Crise x investimento em treinamento

    De acordo com a pesquisa, feita pela consultoria Mercer em parceria com a Marsh e com o The Conference Board, muitas empresas no auge da crise cortaram investimentos em treinamento, porém terão que voltar com urgência.

    Isso, porque, com relação às pessoas, os gestores apontaram o provimento de treinamento e desenvolvimento dos funcionários como um dos itens mais importantes, seguidos pela retenção de talentos-chave, melhoramento dos processos e engajamento dos gerentes na gestão do desempenho e aprimoramento dos programas de desenvolvimento de lideranças.

    Pessoas engajadas produzem mais

    Pode acreditar! Pessoas engajadas na indústria B2B produzem mais e pessoas produtivas são as grandes protagonistas na sustentação de um negócio. Sem elas, não há como mantê-lo, não importa o quanto essa indústria B2B fature no ano. E qualquer indústria B2B que tenha deixado de criar programas de engajamento eficiente ou de preparar sua equipe adequadamente tende a perder mercado. Portanto, investir em capital humano e desenvolvimento de pessoas tem um papel decisivo nesse cenário.

     

    Avalie sua equipe

     

    Está mais do que claro, a importância de uma equipe comercial capacitada para o desenvolvimento positivo do seu negócio, seja indústria B2B ou B2C. Vale identificar as peças-chave da sua equipe, avaliar seus desempenhos e investir nelas, afinal são essas pessoas os canais para a disseminação da cultura da empresa entre os demais membros da equipe.

     

    Se elas falharem todo o resto ruinará. Fique de olho e invista no capital humano para sair na frente da concorrência.

     

    Quer saber mais sobre estratégias para industrias? Baixe nosso Ebook e fique por dentro de tudo!

    New Call-to-action

    Vejas mais nas TAGs: marketing b2b, marketing industrial