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Você já ouviu falar em Smarketing? A fórmula desse conceito é bem simples: Sale (venda) + Marketing = Smarketing. Isso mesmo! O Smarketing nada mais é do que a fusão entre Marketing e Vendas, duas áreas vitais para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer negócio. Elas precisam trabalhar em perfeita sinergia para que as metas comerciais sejam atingidas e, especialmente, superadas.
Enquanto a equipe de Marketing produz conteúdo para atrair e gerar novos leads, alimentando-os com materiais de qualidade, cabe ao time de Vendas, abordar de maneira diferenciada esses leads, os convertendo em potenciais clientes e fechando, cada vez mais, negócios.
Sua empresa já pratica o Smarketing?
Analisando friamente, será que as áreas de Vendas e Marketing mantêm sintonia dentro da sua empresa? Muitas vezes, não. Apesar de terem um mesmo objetivo (um único funil de vendas!), na maioria dos casos, as áreas de Marketing e Vendas contam com abordagens e visões divergentes sobre um mesmo negócio, o que não contribui para a eficácia das diversas ações estratégicas disponíveis.
Ao que se percebe, ambas se esquecem de que cada uma colabora a seu tempo e modo para transformar prospects em clientes fidelizados e aumentar o faturamento da empresa. Marketing precisa entender que não basta entregar leads qualificados à Vendas, mas também enxergar além e focar nos resultados finais. Em contrapartida, é necessário que Vendas compreenda que o Marketing existe para agregar valor e informação, e disseminar conhecimento através de conteúdo qualitativo. Uma área complementa a outra.
Smarketing na prática: como aplicar?
O Marketing deve fornecer leads mais qualificados, utilizando a estratégia de Inbound Marketing, por exemplo. Vendas, por sua vez, precisa apresentar indicadores de performance de cada perfil desses leads, propondo assim subsídios para uma melhora perene dos processos de qualificação. Portanto, é imprescindível a Vendas ser capaz de avaliar adequadamente a qualidade dos leads que recebe do marketing, caso contrário não poderá cobrar aprimoramento.
Como alinhar as áreas de Marketing e Vendas no dia a dia
Partindo da premissa que ambas as áreas tenham um mesmo objetivo, não tem jeito, o próximo passo é manter uma comunicação clara e efetiva. E o Smarketing é uma cadeia de comunicação entre ambas as áreas. Se o time de Vendas informa ao Marketing os resultados obtidos, o Marketing, por sua vez, é capaz de priorizar e apontar adequadamente o investimento de tempo e dinheiro para a captação em cada fonte.
Resumindo, o marketing precisa entregar sales-ready leads (cliente em potencial para fechar um negócio), aqueles leads adequadamente nutridos, maduros, prontos para receber um contato comercial e propensos a adquirir seu produto ou serviço. E para isso, leads que o Marketing entende como prontos para comprar precisam ser encarados da mesma forma por Vendas ou veremos os dois times entrando em conflito, desperdiçando tempo, em vez de trabalhar em favor dos objetivos da empresa.
Invista na estratégia de Inbound Marketing e defina as buyer personas da sua empresa
Com a estratégia de Inbound Marketing é possível ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-las, além de direcionar conteúdo específico a quem de fato interessa. Como isso é possível? Antes mesmo de gerar conteúdo, na estratégia de Inbound Marketing, são definidos perfis de possíveis compradores do seu produto ou serviço, as buyer personas. Entretanto, o fechamento desses perfis também deve ser finalizado com as duas equipes e disseminados entre os membros de cada uma delas.
Se esse alinhamento for mesmo eficiente e o marketing utilizar a estratégia de Inbound Marketing, gerando conteúdo mais relevante e direcionado, vai conseguir entregar mais sales-ready leads para a equipe de Vendas que saberá exatamente com quem está falando. O resultado? Atendimentos personalizados, fidelização e pós-venda de sucesso.
Quer entender mais sobre a estratégia de Inbound Marketing e o que ela pode fazer pelo seu negócio?