Plano de marketing – importância e utilidade para seu negócio

23 de Abril de 2018 às 15:46 | Categoria: marketing integrado, Plano de Marketing | Carlos Martins

 

Existe um documento que resume o planejamento de marketing, ou seja, os objetivos, as estratégias, as ações que devem ser tomadas, além do orçamento e dos resultados esperados. Sabe como é o nome deste documento? Plano de marketing.

 

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Há variação em relação a conteúdo e metodologia, algumas empresas optam por detalhar seu plano passo a passo - normalmente empresas pequenas-, enquanto outras preferem partir direto para as ações. De uma forma ou de outra, a criação deste documento dá uma ideia geral de como se encontra a situação do negócio e quais decisões devem ser tomadas.


O plano tem utilidade para o negócio pois acaba com a perda maciça de tempo com tarefas repetidas ou mal planejadas. Ele é importante pois, após sua implementação a empresa responde de uma outra maneira, fica claro o quanto é preciso analisar o negócio por todas as suas frentes.


A seguir pontuamos dois benefícios para o seu negócio quando se utiliza o Plano de Marketing.

 

1.Menor Vulnerabilidade e Controle de Gastos

Por meio de um plano detalhado é possível antecipar uma crise, pois ao conhecer as necessidades e desejos do cliente, dá para entender qual ação cabe melhor a aquela determinada situação.


Porém, um plano não prevê situações apenas referentes a clientes, por meio dele é possível descobrir respostas para: falta de capital, para onde o dinheiro está sendo gasto, porque as vendas estão abaixo do esperado, por exemplo, entre outras situação que afetam diretamente o ROI da empresa.

 

2.Foco nos pontos fortes

O plano mostra claramente o que a empresa deve fazer a seguir. Com um bom plano de marketing é possível entender onde os esforços devem estar concentrados e fazer análises que potencializam os pontos fortes e minimizam os fracos.

 

Ações de marketing sem ordem ou com um motivo que não está claro, vão contribuir muito pouco para os resultados do negócio e ainda abalam a confiança no marketing.

 

 

Assim, um Plano de Marketing bem elaborado garante não apenas a satisfação dos seus consumidores, como também aumenta a credibilidade das ações, ao passo que ao serem planejadas corretamente, há cada vez menos chance de erros e consequentemente melhores posições no mercado e maior lucratividade.  

 

Um bom plano de marketing ajuda nos negócios, a integração entre a área de marketing e vendas também. Esse é um dos pilares do Marketing Industrial. Baixe nosso E-book grátis e saiba mais!

 

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