Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    24 de Fevereiro de 2021

    O que é ABM afinal?

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    Por muito tempo, a captação de leads em uma empresa tinha como objetivo impactar o maior número possível de pessoas através de diversas campanhas, sem levar em consideração aspectos como a qualidade do contato. Como resultado, os blogs empresariais viraram fazendas de conteúdo, com artigos que abordavam os mais diferentes temas que tinham como objetivo aumentar o tráfego do site a todo custo.

    Isso era o uso na prática daquela velha expressão “atirar para todos os lados”. O grande problema disso é que, se levarmos em conta que a munição de uma empresa em Marketing envolve investimento, no final o resultado era um enorme desperdício de recursos.

    A solução encontrada para sanar esse problema, que era evidente e possuía consequências ainda piores para empresas B2B, foi desenvolver uma estratégia em que o foco não fosse o número de leads gerados, mas sim a qualidade das contas a serem conquistadas. Surgindo daí o Account Based marketing.

    Para ajudar no seu entendimento, decidimos desenvolver este artigo que vai explicar de forma prática o que é o ABM e como ele pode ajudar sua empresa a crescer e conquistar resultados melhores com um investimento otimizado.

    Tudo Sobre Account Based Marketing

    ABM, em inglês “Account Based Marketing” (Marketing Baseado em Contas) é uma estratégia que está em alta há algum tempo, principalmente para empresas com modelos de negócios B2B. Uma vez que é focada em contas, em detrimento ao número de leads impactados, o ABM consiste em estratégias de marketing pensadas para empresas e clientes alvo, definidos previamente.

     

    Nova call to action

     

    Você provavelmente deve ter nomes de empresas com as quais sempre sonhou em tê-la na sua cartela de clientes. As estratégias de Account Based Marketing atuam diretamente com alvo em suas contas-desejo, através de ações bem definidas que vão diretamente ao encontro dos interesses destes potenciais clientes.

    Com ABM é possível trabalhar campanhas de marketing personalizadas para aquela conta-alvo, alinhado às suas necessidades, engajando-as e educando-as até que estejam prontas para uma conversa com vendas.

    Mas e se a conta que você sempre desejou conquistar não for a ideal para a sua empresa? Fique tranquilo, você não terá esse problema de “má avaliação”. Isso porque as estratégias de ABM partem do princípio de identificar empresas realmente qualificadas a serem clientes do seu negócio.

    O que é ABM afinal

    Os benefícios são inúmeros. Imagine que as chances de conquistar determinada conta aumentam consideravelmente com uma proposta consistente.  Com o Account Based Marketing, as estratégias são muito mais alinhadas com o time de vendas e a eficácia de um planejamento otimizado se torna evidente.

    Além disso, sua equipe evita desperdício de tempo e esforço como ocorre quando trabalha estratégias esparsas para um público indefinido. Isso sem falar que a mensuração dos resultados obtidos com as estratégias estabelecidas é muito mais fácil e permite ver com clareza o que pode ser melhorado dentro da campanha.

    O Account Based Marketing pode ser aplicado em vários mercados e até mesmo utilizado em conjunto com outras estratégias. Mas os resultados obtidos para empresas B2B costumam ser muito mais proveitosos, principalmente em questão de otimização de recursos e aumento no retorno do investimento.

    Deseja saber como implementar estratégias de Account Based Marketing em sua empresa? Uma Consultoria de Marketing Estratégico poderá ajudar! 

    Descubra como elevar os resultados do seu negócio.

     

    Vejas mais nas TAGs: marketing industrial, ABM