Marketing na Cadeia Produtiva

30 de Maio de 2016 às 11:48 | Categoria: marketing industrial, b2b | Carlos Martins

Ligações formais, feiras, materiais promocionais, mais ligações formais. O marketing na cadeia de suprimentos para produção industrial pode ser um desafio, a princípio. Para os milhares de negócios realizados entre empresas B2B, diferente do realizado para o o setor B2C, as estratégias precisam não se resumir a campanhas rasas caras, mas em ações consistentes que devem ajudar seus prospects em seus desafios e problemas. E dentro deste contexto, existem maneiras melhores para alcançar o sucesso? Claro! Aí vão algumas dicas iniciais que podem fazer a diferença.

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1. Responda às perguntas frequentes dos seus clientes com um conteúdo completo:

Uma das melhores maneiras de ser notado e aumentar o tráfego do seu site como empresa B2B é responder às dúvidas que seus clientes têm em formato de posts em seu site. Se um prospect me conhece, como poderei responder suas perguntas? Ele provavelmente vai procurar questões similares no Google. Caso você já tenha respondido essas dúvidas anteriormente, o Google irá direcioná-los à você. Com esse conteúdo disponível, você pode, inclusive, enviá-lo por e-mail aos prospects atuais e clientes. Afinal, você é a autoridade neste assunto e eles irão levar em conta seu conteúdo.

 

Como fazer isso?

Separe três dúvidas mais frequentes que você recebe de seus potenciais clientes durante a jornada de compra. Pense sobre como você normalmente responderia essas dúvidas. Depois, transcreva suas respostas em alguns parágrafos e publique em páginas de seu site ou blog posts.

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2. Ofereça conteúdo de valor em troca de informações de seus leads:

Hoje, os prospects podem ser resistentes na hora de fornecer deus dados para contato quando comparado com 10 anos atrás. Mesmo assim, telefones e e-mails são uma importante "moeda de troca" na hora de gerar leads, sendo que clientes prospectados somente irão lhe "pagar" sob uma condição: que você ofereça algum conteúdo que tenha valor para eles em troca.

 

Como uma agência de marketing B2B, a nossa tática mais forte para gerar leads é oferecer materiais ricos para download. Que tipo de informação útil e interessante você pode compilar e disponibilizar, em seu site,para download, em troca de informações de contato? Que tipo de informações é relevante para sua empresa? Utilize seu conteúdo como moeda de troca pela "permissão" de poder entrar em contato com seus prospects.

 

Como fazer isso?

Converse com sua equipe de vendas. Reúna algumas páginas de conteúdo relevante que são utilizadas em suas vendas ou materiais institucionais que ofereçam valor a seu potencial cliente durante sua jornada de compra. Adicione uma call to action e um título chamativo e trabalhe junto com sua equipe de marketing para colocar esse material em uma landing page do seu site.

 

3. Utilize meios de publicidade que tragam mais retorno, com menor custo

Você já tentou anunciar em uma revista do seu setor? Se a resposta for positiva, deve ter percebido que anúncios assim não são baratos. Às vezes um anúncio de quarto da página pode custar caro demais para ser publicado somente uma vez. Monitorar se esta ação deu certo também não é trabalho fácil. Você sabia que muitas dessas revistas oferecem anúncios de banners em seus sites, e-mails marketing, newsletter, etc, por pouco menos de 10 a 20% do valor total do anúncio físico, e adivinhe? Por conta desses anúncios serem clicáveis, também podem ser monitorados. Faça o teste! Faça um anúncio que leve para uma captura de leads em seu site. Sua empresa vai ganhar mais conhecimento perante ao público e também criará uma oportunidade de coletar informações relevantes sobre o seu prospect.

 

Como fazer isso?

Entre em contato com alguma revista setorial e faça um orçamento para anunciar um banner no site e em suas newsletters. Solicite informações como tráfego do site, visitas, quantidade de cliques e aberturas por e-mail, etc, e avalie a oportunidade. Deixe a campanha rodando por três meses com o sistema de mensuramento correto para medir a efetividade. Depois avalie os resultados.

 

4. Utilize um sistema de CRM para gerenciar seus leads:

Um sistema de CRM permite que sua empresa faça uma Gestão do Relacionamento com o Cliente. Talvez sua empresa até já mantenha um bom relacionamento com seus clientes, mas será que essas informações são gerenciadas de maneira correta, com um rastreamento organizado de seus leads ? Sistemas de CRM como Salesforce, Hubspot ou SugarCRM podem oferecer recursos como gravação de informações, e-mails, entre outros, para que você consiga acompanhar posteriormente, enviando lembretes para o seu mailing list. Em poucas palavras, um bom CRM pode aumentar suas vendas garantindo que nenhum prospect seja esquecido.

 

Como fazer isso?

Teste uma demo gratuita do Salesforce - o software que é líder industrial em CRM. Ver o sistema em ação pode abrir seus olhos para um sistema CRM na jornada de compra da cadeia de suprimentos.

 

5. Utilize a automação de marketing para suportar o desenvolvimento do seu negócio:

Dois leads não são feitos igualmente, e porque seu tempo é limitado, você não pode gastar a mesma quantidade de tempo com todos. A automação de marketing te oferece a possibilidade de enviar milhares de e-mails aos seus contatos automaticamente, distribuindo-os em prospects organizados por critérios demográficos ou ações realizadas no site. Independente de você segmentar seu mailing por indústria, cargo ou leads quentes/frios, as campanhas de e-mail automatizadas podem te ajudar a direcionar suas mensagens de marketing a cada indivíduo, de acordo com seu estágio no funil de vendas.

 

Como fazer:

Leia nosso post sobre automação de marketing para entender melhor e baixe nosso e-book de marketing integrado para integrar todas as ações apresentadas:

 

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