Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    4 de Maio de 2018

    Como fazer um bom plano estratégico de marketing digital

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

     ⏱️ 5 minutos de leitura

     

    post-advantage-maio-01

     

    O plano estratégico de marketing digital tem como intenção planejar as ações de marketing no ambiente online. É por meio dessa ferramenta que as estratégias e objetivos são delineados. Também se regula como, onde e quando executar as tarefas.

    Dessa forma, este plano acaba sendo uma ferramenta de crescimento, visto que ao entender seu contexto e se programar em torno de um objetivo, as ações ficam mais fluidas e mais fáceis de serem analisadas e executadas.


    O planejamento pode envolver a divulgação da marca, produto ou serviço. Em resumo ela guia as ações estratégicas. Para tanto, é preciso ter um bom conhecimento dos valores a serem transmitidos, bem como as condições que se encontra seu mercado de atuação.


    Dito isso, a seguir serão explicados os passos para um bom plano de marketing digital.

    Pesquisa

    Tudo começa com uma boa pesquisa. É ela que dá o norte para a comunicação. As metas devem ser elaboradas em função das respostas que o mercado deu. Elas primeiro devem ser encontradas para somente depois ir atrás de ações concretas.


    É preciso conhecer mais sobre sua empresa, seu mercado de atuação e como seus concorrentes estão ocupando a internet. Sabendo o que eles fazem é possível identificar brechas que garantem um espaço para diferenciação do seu conteúdo.


    Estes também precisam ser identificados - seu público - pois somente assim a mensagem transmitida poderá ser totalmente assertiva.

    Plano de ação

    O segundo passo é elaborar um plano de ação. Por meio dele são definidas todas as ações a serem tomadas, como: quais canais devem ser trabalhados, qual tipo de conteúdo, quais temas serão abordados, etc.

     

    Este é um elemento essencial para o sucesso da campanha de marketing digital, visto que é nessa etapa que a empresa decide o que será divulgado e como esse material chegará ao seu público. Vale lembrar que os textos devem ser otimizados (SEO) pois isso atrai novos públicos.

     

    Cronograma

     

    Em seguida deve ser montado um cronograma. Com ele é possível distribuir o conteúdo e ter controle da frequência de atualizações, sempre seguindo o perfil de preferências do público-alvo. Existem diversas ferramentas que ajudam na organização, mas ele pode ser executado até mesmo em planilhas.

    Monitoramento

    Monitorar as ações é preciso, visto que ao perceber que algo não funciona é necessário mudar. O Google Analytics é um serviço gratuito que pode auxiliar nessa ação.


    Quando se fala de monitoramento, se refere a:


    • número de visitas;
    • cadastros realizados;
    • origem de cada visita;
    • compra dos produtos oferecidos;

    A pesquisa realizadas no mostrará dados de extrema importância, que devem ser utilizados juntamente com os planos traçados. Seguindo o cronograma estabelecido no plano estratégico, é fácil acompanhas as ações que estão sendo executadas.

     

    Mensuração de dados

     

    Após monitorar as respostas que as ações do plano causaram no público-alvo, é preciso analisar o resultado das atividades. Caso alguma coisa não esteja em ordem, é preciso repensar o plano, atualizar e recomeçar para que os objetivos tragam resultados interessantes. Se estiver correndo tudo como planejado mantenha tudo organizado e reproduza as ações enquanto elas estiverem surtindo bons efeitos.

     

    Apenas por meio da mensuração é possível identificar falhas e brechas, pois elas dão abertura a comparação entre os efeitos das ações e os resultados por mês. Somente assim você consegue saber o que funciona ou não.

     

    Como foi visto, esse plano é muito importante pois ele organiza as ações, mostra resultados e economiza tempo e dinheiro e é mais assertivo quanto aos gastos com conteúdo. Acompanhe e siga os passos do começo ao fim que os resultados aparecerão. Quer saber mais? Entre em contanto conosco! 

     

    Alavanque Seus Negócios

    Vejas mais nas TAGs: marketing de conteúdo, marketing digital, pesquisa de mercado