Pós-venda, uma estratégia de marketing

7 de Janeiro de 2016 às 10:00 | Categoria: resultados, marketing | Carlos Martins

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A reflexão de Tony Hsieh, CEO da Zappos, que diz “as pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram” é de extrema inteligência no que tange o relacionamento entre empresa e cliente, tanto na pré-venda quanto na pós-venda.

 

Isso porque quando o cliente escolhe sua empresa para fazer uma compra ele afirma a si próprio que escolheu o fornecedor adequado para resolver as suas necessidades. Acontece que esse relacionamento não para por aí. Ele continua e pode perdurar por muito tempo e, acredite, é sua empresa que determina se ele será duradouro ou não.

 

Como? Sua empresa tem que entregar o que prometeu, de maneira correta e, de preferência, surpreendendo o cliente, ora com um atendimento personalizado, ora com um produto ou serviço de alta qualidade que ele não encontra disponível no mercado, ou ainda, propondo além do bom preço, ética e satisfação garantida. Essa tarefa é difícil, mas é o que gera competitividade frente a sua concorrência.

 

Vivemos em um mundo onde a lealdade dos consumidores em relação às marcas está cada vez menor. Isso porque, as necessidades do consumidor mudam rapidamente e há mais oferta no mercado, o que torna a concorrência acirrada e os clientes ainda mais exigentes.

 

Mas por que minha empresa deve se preocupar com o pós-venda?

 

O pós-venda integra a estratégia de marketing da empresa e pussui inúmeros benefícios. Um pós-venda eficaz, além de ser uma excelente propaganda para a sua empresa, ainda rende indicações e compartilhamentos seja no “boca a boca”, seja nas redes sociais.

 

O pós-venda, nesse sentido, tem um efeito amplificador. Se o cliente ficou satisfeito com a experiência de compra que sua empresa lhe proporcionou, ótimo! Caso contrário, tentará convencer a todos de que fazer negócios com você não é uma boa ideia. Prova disso, são as intermináveis reclamações presente no Reclame Aqui.

 

Quero melhorar o meu pós-venda, como faço?

 

O pós-venda ideal está integrado a toda estratégia de marketing da empresa. Portanto, mantenha a comunicação, faça promoções exclusivas, capacite e treine seus colaboradores para atender, cada vez melhor, seus clientes.

Por fim, uma regra de ouro: não terceirize os problemas, resolva-os você mesmo.

 

Esqueça a velha desculpa dos fracassados de responsabilizar o outro na tentativa inútil de se eximir da responsabilidade que lhe cabe. Assuma riscos e verá como essa atitude simples o ajudará a aprimorar seu pós-venda.

 

É mais difícil manter um cliente do que trazer um novo para comprar com você, portanto invista e reinvista na manutenção desse relacionamento precioso que pode lhe render resultados incríveis e lucros primorosos.

 

Nova chamada à ação

 

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