O comprador no comando, uma tendência do Novo Marketing

14 de Junho de 2016 às 17:14 | Categoria: marketing integrado, b2b | Carlos Martins

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Os consumidores e compradores estão assumindo cada vez mais papéis de protagonistas e deixam de ser reféns de mídias ou vendedores. A conquista de sua atenção, hoje em dia, se dá muito mais por uma entrega de mensagens e conteúdos relevantes e valiosos aos seus olhos, do que por mensagens publicitárias interruptivas.

 

Empresas, marcas e produtos que disponibilizam conteúdos informativos e educativos aos seus potenciais clientes têm maiores chances de conquistar sua atenção e consideração. Esta é uma tendência muito forte, chamada marketing de conteúdo, que atua como um imã na atração de leads qualificados ao site e demais plataformas da empresa.

 

Cada vez mais este novo perfil de comprador pesquisa e expressa suas opiniões em fóruns e redes sociais, lugares inclusive onde as empresas podem e devem aprender como melhor atendê-los e, por consequência, conquistar novos clientes que poderão ser transformados em importantes fãs e promotores de marcas e produtos.

 

Como atuar frente a esta nova realidade?

 

Além de dominar o uso das novas tecnologias e plataformas, se faz necessário a aplicação de metodologias atuais, que tomem efetivamente por base os objetivos e estratégias da empresa.

 

Ações e esforços isolados de marketing, sem estratégia bem definida, geralmente resultam em perda de tempo e dinheiro. Para ter sucesso hoje, as empresas precisam adotar o Marketing Integrado, que alinha o pensamento estratégico, assim como todas as ações, mensagens, mídias e indicadores de performance, com o objetivo de alcançar os melhores resultados e o maior retorno sobre os investimentos em marketing.

 

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