O que é Inbound Marketing, o novo marketing?

A jornada do consumidor no momento da compra mudou e muito, em função da abundância de informações, do engajamento proposto pelas redes sociais e da mobilidade oferecida pelos smartphones. Hoje, esse novo consumidor decide suas compras com base em informações presentes na Internet, sejam em sites, blogs especializados, redes sociais ou matérias com reviews.


Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Youpix/Ibope Media em 2013, entre o público jovem, cerca de 70% da influência na tomada de decisão de compra vem das experiências anteriores ou das opiniões de amigos e familiares. Outros 20% vêm de informações coletadas na Internet. Propaganda tradicional, no geral, não atinge os 10%.


Nesse sentido, as empresas se movimentam para reposicionarem suas estratégias de marketing com o objetivo de impactar e influenciar pessoas na tomada de decisão de compra. É aí que o novo marketing ganha espaço. Ele traz como premissa a geração de conteúdo pertinente e relevante ao target, em favor da construção do vínculo de confiança e fidelidade com seus clientes.


Mas afinal, o que é o novo marketing?


“Customer Experience is the new marketing”. Esta frase dita por Steven Cannon, CEO e Presidente da Mercedes Bens EUA, traduz a real importância da experiência do consumidor nos negócios para os próximos anos. Isso porque, a experiência do usuário tem se provado a única vantagem competitiva durável se tratando de um mercado de negócios tão competitivo como o nosso.


O novo marketing não apenas busca atrair clientes, mas também os quantifica e, especialmente, os qualifica. É extremamente preocupado com a experiência do usuário e com a jornada de compra dele. Nesse ambiente, a venda em si passou a ser apenas a consequência de um bom relacionamento com os clientes. Por que não investir nesse novo marketing?


Inbound Marketing: ele é o novo marketing!


Se você quer começar a aplicar a estratégia de Inbound Marketing, o novo marketing, comece investindo na produção de conteúdo original, relevante, de qualidade e otimizado para os mecanismos de busca. Depois, distribua esse conteúdo no blog e redes sociais da sua empresa para construir uma comunicação efetiva com seu target. Quando esse público der sinais de que tem interesse em seu produto ou serviço e que está pronto para a compra, alimente-os com conteúdos ainda mais direcionados. Certamente, você notará um aumento na taxa de conversão. Essa é uma das maravilhas que a estratégia de Inbound Marketing pode oferecer ao seu negócio.


E na sua empresa, como estão reagindo a essas mudanças?

 

O que é Inbound Marketing?

 

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