Não promova, ofereça soluções!

28 de Setembro de 2017 às 17:41 | Categoria: inbound marketing, ofereça soluções | Carlos Martins

ofereça soluções

Durante muito tempo a maioria das empresas promoveu seus produtos e serviços com a maior quantidade de anúncios possíveis: em revistas, rádios, canais de televisão, etc. O importante era mostrar as qualidades e diferenciais do que sua empresa produzia/oferecia, sem se importar com o público que era atingido, contato que fosse o maior número de pessoas possíveis.

O cliente pode ter qualquer produto ou serviço que quiser, contanto que digamos a eles o que podem ter. Esta era a filosofia empresarialde como oferecer um produto.

Porém, os tempos mudaram e a forma como fechar negócios também.  Com os avanços tecnológicos muita coisa mudou. O cliente está começando a assumir o comando das negociações. Por isso, é preciso ter ideias criativas para vender mais e saber como atrair e conquistar as pessoas que estejam realmente interessadas no que você tem a oferecer.

O consumidor não está mais disposto a se contentar com um produto só porque um profissional de vendas diz que é uma boa escolha. A maioria nem está mais necessariamente buscando por produtos ou serviços. Ao invés disso, eles estão interessados em encontrar soluções que irão ajudá-los a alcançar um resultado específico.

Por essa razão, os profissionais de vendas devem parar de pensar em simplesmente empurrar produtos e começar a ter ideais criativas para vender mais e oferecer soluções a seus potenciais clientes.

 

Então, o que os clientes buscam?

O cliente contemporâneo quer vendedores que mapeiem suas necessidades, que tenham ideais de vendas criativas antes de oferecer qualquer coisa pensando apenas na comissão e em mais um pedido. Os clientes querem profissionais que escutem, mapeiem e proponham soluções realmente alinhadas à sua realidade, o que, com certeza, vai gerar mais vendas.

Estamos em um momento em que ser um vendedor mediano não é suficiente. As pessoas buscam por verdadeiros vendedores especialistas, que entendam sobre seus produtos e sobre suas necessidades, mas antes de tudo, que entendam como se relacionar com outras pessoas.

Confira 4 dicas fundamentais para ajudar seu time de vendas pensar fora da caixa e aprenderem com os clientes como fechar mais negócios:

  1. Ofereça soluções a seus clientes

Quando começamos a pensar que temos que ajudar os clientes a satisfazer suas necessidades, evitamos ficar presos a uma mentalidade focada em vender produtos. Até bem pouco tempo atrás, conseguiríamos facilmente empurrar uma solução qualquer para o cliente, prometendo mundos e fundos e deixando-o na mão assim que o contrato fosse fechado.

Hoje isso já não acontece mais com tanta facilidade. Porque depois que um vendedor sai de uma reunião de vendas, a primeira coisa que compradores fazem é pesquisar na internet tudo o que podem sobre a empresa que ele representa. Portanto, reclamações, frustrações, promessas não cumpridas e outros problemas que você pode ter tido há tempos atrás, podem estar impedindo você de fazer negócios hoje.

  1. Pense no seu produto como parte do valor que você oferece

Do dia para a noite, a filosofia de vendas passou do foco em produtos ou serviços, para o foco em interações e resultados.  Hoje, o objetivo dos vendedores é ajudar seus clientes a serem sempre bem sucedidos. E para isso, o vendedor precisa vender valor, não produtos ou serviços.

O seu produto é parte do valor que você vai agregar para a rotina dos clientes. Antes de vender um produto ou serviço, o vendedor vende a imagem, suas opiniões e sua capacidade de resolver o problema do cliente.

  1. Venda mais usando um ciclo de vendas mais longo

A natureza desse novo processo de vendas colaborativo e mais criativo pode exigir um ciclo de vendas mais longo do que você está acostumado. Você precisa dar tempo para realmente conhecer o cliente e entender a sua situação, seus problemas e ansiedades. Isso pode exigir várias conversas durante semanas, ou até mesmos alguns meses. Não querer vender a qualquer custo e mostrar que não está com pressa para empurrar uma solução, fará com que as pessoas tenham mais confiança na sua empresa e naquilo que você oferece.

  1. Tenha compromisso com a integridade

Por mais ideias para vendas que você tenha, a competência de uma empresa e de um vendedor são medidas não apenas pela abordagem bem sucedida do processo de vendas, mas também pelo respeito ao momento do cliente, autenticidade na proposta e condução competente do processo de vendas. Seja profissional. Espere o momento certo. Tenha ideais de vendas criativas. Envolva o cliente. Escute suas necessidades, ganhe confiança e autoridade aos poucos.

Ao seguir essas dicas e começar a focar mais em oferecer soluções que atendam as necessidades de seus potenciais clientes, as vendas aumentarão consequentemente. É uma questão de tempo. Mãos à obra!

 

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