Marketing Industrial na Era Digital

3 de Outubro de 2017 às 18:53 | Categoria: | Carlos Martins

marketing industrial

O ambiente digital, independentemente do segmento de atuação de uma empresa, tornou-se uma fonte inesgotável de novas oportunidades de negócios e parcerias. Estar presente nesse meio é uma obrigação para todas as indústrias que desejam crescer.

Considerando que no Brasil os usuários ficam mais de oito horas conectados à internet via computadores e smartphones e mais de 55% da população utiliza as redes sociais diariamente, não é de se espantar que 90% dos processos de compra se iniciem por meio de uma busca online.

Neste exato momento, por exemplo, existem milhares de empresas estão buscando no Google por um fornecedor para determinado tipo de material. A maioria das indústrias também utiliza os meios digitais para realizar cotações, buscar referências e encontrar uma empresa que supra suas necessidades.

Hoje, muitas indústrias possuem sites e já estão presentes nas mais diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, etc. Assim, surgiu uma nova modalidade de anúncios, tanto nos buscadores quanto nas mídias sociais, com destaque a outras diversas vertentes de trabalho, como a otimização de palavras-chaves nos sites buscadores (Google, Bing e Yahoo) e até mesmo o desenvolvimento de aplicativos mobile.

Mas apenas estar presente não é mais um diferencial, e sim pré-requisito na Era Digital. O que vai diferenciar a sua indústria do concorrente são as ações e estratégias que serão implementadas em cada canal. O grande segredo está na forma como a solução certa é oferecida para determinado cliente e que seja no canal certo. É aí que toda a engrenagem do marketing para liderar esse processo serve de norte, como uma bússola.

Pilares do Marketing Digital Indústrial

A evolução do marketing para a Era Digital hoje, é distribuída em vários pilares, sendo que cada uma dessas ramificações são fatores decisivos para o crescimento e sucesso de uma indústria. Por exemplo:

- Inbond marketing

- Marketing de busca

- Marketing de conteúdo

- E-mail marketing

- Redes sociais

- e-commerce/m-commerce

- Marketing de relacionamento

 

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Era do Cliente

Na Era do Cliente, empoderado por ferramentas sociais de comunicação e informação, o comprador é o protagonista. E para lidar com esse “novo” cliente, o poder da internet e suas ferramentas têm de ser fortemente trabalhados na sua indústria, entre elas, plataformas de colaboração e compartilhamento de inovações produzidas dentro da empresa, ações de marketing pautadas pelo storytelling para alcançar engajamento dos clientes, só para citar alguns exemplos.

E para qualquer indústria disposta a não ficar para traz nessa nova Era, é indispensável uma atuação do marketing voltada sempre para a antecipação do que será tendência pela frente, daí o esforço da área em ouvir o que os clientes pensam sobre os seus produtos/serviços. É aí que residem as grandes oportunidades: sua indústria precisa desenvolver formas para recolher insights sobre como as coisas serão no futuro e ter pessoas ouvindo o que esses clientes falam e atentas ao que pode servir para essa inovação.

A ampliação de sua gama de oportunidades e o poder de atingir um público selecionado e altamente formador de opinião são outros pontos conquistados com o Marketing Industrial na Era Digital. Outra vantagem do digital é ser totalmente mensurável, ou seja, você consegue filtrar através de relatórios todo o investimento que foi feito, se deu resultado e quem foi impactado com sua campanha.

O retorno é extremamente significativo, pois o consumidor online é muito fiel à marca quando ela se comunica de forma verdadeira e clara com ele. As indústrias sentem muito isso e estão cada dia investindo mais nesse segmento do mercado, destinando investimentos e planejamentos cada vez maiores às plataformas digitais. Por isso, não fique fora dessa!

 

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