Estratégias de marketing industrial para 2016

24 de Fevereiro de 2016 às 12:48 | Categoria: performance, SEO, web analytics, marketing b2b, marketing industrial | Carlos Martins

O panorama atual da economia está gerando uma série de incertezas para o setor industrial, em especial a limitação do crédito e a redução das vendas, que levaram algumas empresas a reterem investimentos direcionados às áreas de comunicação e marketing.

Esse pensamento precisa mudar, pois mesmo em meio a esta crise algumas oportunidades se apresentam para a indústria, e nesse momento de turbulência o novo marketing se apresenta como um instrumento essencial para a superação das dificuldades atuais, criando uma base sólida para um futuro mais promissor.
Com isso, listamos uma série de estratégias de marketing industrial que serão primordiais para seu sucesso em 2016.

 

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Inbound Marketing
A estratégia de ações baseadas em marketing de conteúdo segue como grande aposta para o ano de 2016 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais. Uma forma eficiente para as marcas estabelecerem sua autoridade sobre os produtos e serviços, ganhando a confiança do público ao fornecer informações relevantes.
Outro ponto positivo para o inbound marketing é o menor investimento, onde seu custo é, em média, 60% menos que as ações de marketing convencional.

E-mail marketing segmentado e responsivo
O e-mail marketing possibilita uma segmentação cada vez maior nas campanhas e se torna uma ótima solução na entrega da mensagem certa para a pessoa certa e no apoio de outras mídias, garantindo altas taxas de conversão de vendas, leads e propects.
Devido ao aumento de navegação a partir de dispositivos móveis, uma tendência em ascensão é a adaptação das peças de e-mail marketing para que sejam responsiveis aos diferentes formatos de telas.

SEO cada vez mais estratégico
Em tempos de economia em baixa, a verba destinada para a comunicação das empresas tende a diminuir. É nesse contexto que o SEO ganha mais importância, pois a fonte de tráfego orgânica é uma excelente opção na geração de visitas de qualidade aos sites.
O SEO passou a ser muito mais estratégico, onde a experiência do usuário e o conteúdo qualificado ganham mais relevância nos sites de buscas. Outro fator importante é o aumento do tráfego através de dispositivos móveis e afirmação do Google em privilegiar os sites responsivos e adaptados a tecnologia móveis.
Outra tendência que é possível observar são as mídias sociais e blogs corporativos que vêm ganhando cada vez mais importância.

Links Patrocinados e Remarketing
Os links patrocinados continuam como uma grande alternativa para uma resposta rápida na geração de leads. No Brasil o Google é o líder absoluto nos mecanismos de buscas e seus principais concorrentes (Bing e Baidu) ainda possuem uma tímida participação além e não demonstram sinais de mudança desse panorama.
Com o avanço das ferramentas de anúncios em rede sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter Ads) o líder do mercado tem apresentado recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords, como por exemplo um poder de segmentação maior.
Outra tendência é a evolução das ações de remarketing apresentadas nas ferramentas de links patrocinados.

Big Data
Quem possui informação sai na frente dos seus concorrentes, porém de nada adianta possui-la e não saber utilizar. O Big Data, ou mesmo os dados disponíveis em sua empres e mercado se tornaram cada vez mais importantes no planejamento estratégico de marketing industrial B2B em 2016.
Em 2015 houve um avanço significativo em web analytics, novas ferramentas chegaram ao mercado e tivemos importantes avanços nas ferramentas mais populares como o Google Analytics. Com o avanço do Inbound Marketing, algumas ferramentas ganham importância como por exemplo a Hubspot que integra diversas plataformas de marketing digital e gera um nível adicional de inteligência.
Desta forma é possível obter maiores detalhes e informações sobre o tráfego do site e todos os detalhes das ações dos internautas, independente do meio digital em que estejam.

Mobile marketing
O crescimento dos acessos na internet a partir de dispositivos móveis criou a necessidade de todo site ter uma versão móvel ou preferencialmente utilizar um web design responsivo. Quesito fundamental para proporcionar uma experiência positiva aos usuários.
O Google já sinalizou que os sites com versões adaptáveis para mobile recebem preferência nos resultados de pesquisa. Além disso, um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) apontou que em 2015, 47% dos brasileiros com mais de 10 anos utilizam os aparelhos de celular para pesquisar na internet.

Dados da pesquisa TIC Empresas da Cetic.br realizada em 2015, informam que 62% das empresas do Brasil realizaram compras através da internet e que por outro lado apenas 28% realizam algum tipo de venda online. Ou seja a importância de um planejamento estratégico de marketing industrial bem elaborado, que leve em consideração o uso do marketing digital é de vital importância para empresas que atuam no segmento de industrias B2B, bem como outros setores.

Nova chamada à ação

 

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