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    24 de Fevereiro de 2016

    Estratégias de marketing industrial para 2018

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 8 minutos de leitura

     

    O panorama atual da economia segue gerando uma série de incertezas para o setor industrial, mas mesmo em meio a esta crise algumas oportunidades se apresentam para a indústria, e nesse momento de turbulência o novo marketing se firma cada vez mais como um instrumento essencial para a superação das dificuldades atuais, criando uma base sólida para um futuro mais promissor.


    Com isso, atualizamos a lista de estratégias de marketing industrial que serão primordiais para seu sucesso em 2018.

     

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    Inbound Marketing
    A estratégia de ações baseadas em marketing de conteúdo continua firme como uma das principais apostas para o ano de 2018 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais. Uma forma eficiente para as marcas estabelecerem sua autoridade sobre os produtos e serviços, ganhando a confiança do público ao fornecer informações relevantes. Outro ponto positivo para o inbound marketing é o menor investimento, onde seu custo é, em média, 60% menos que as ações de marketing convencional.

    Tudo sobre Inbound Marketing

     

    Pillar Page

    Uma das novidades dentro da metodologia Inbound, o conceito de Pillar Page trabalha uma estratégia de conteúdo bastante certeira que visa focar numa palavra-chave à qual a empresa pode trabalhar, com base no volume de procura daquele determinado assunto, como também na sua expertise e autoridade sobre o tema.

     

    Um exemplo claro disso: sua empresa trabalha com fabricação e distribuição de peças automotivas? Investir e focar em posts relacionados à peças automotivas , que trabalham o termo-chave em questão e relacionam-se entre si, demonstra na internet o quanto a sua marca é especialista no setor.

     

    Featured Snippet

    Esta é outra estratégia bastante usada atualmente no marketing digital, provavelmente você já viu e já chamou sua atenção. Sabe quando você pesquisa no Google  sobre o que é blockchain, por exemplo, e o primeiro resultado em destaque é um box com uma explicação curta e objetiva, com uma foto ao lado, suficiente para matar a dúvida de qualquer usuário clicando ali?

     

    Esse recurso é muito eficiente e poderoso de se aplicar no marketing industrial. Aproveite o domínio que você tem sobre determinado assunto, produto ou serviço, e utilize as práticas necessárias para se tornar um destaque na primeira página do Google referente ao tema do seu negócio.

     

    Account Based Marketing

    Também conhecido como ABM, é um conjunto de estratégias que, ao invés de promover ações voltadas para captação de leads de um segmento, vai atrás dos clientes desejados, ou seja, são ações que visam se aproximar das empresas específicas com as quais as indústrias desejam trabalhar. Através de jogadas de marketing certeiras, que trabalham diretamente com as necessidades daquele potencial cliente, as chances de fechamento do negócio são muito maiores. Imagine quão importante pode ser o uso de uma metodologia inovadora como essa na prospecção e mapeamento de empresas clientes, compradoras e interessadas em insumos e componentes de sua própria empresa.

     

    Nova call to action


    E-mail marketing segmentado e responsivo
    O e-mail marketing possibilita uma segmentação cada vez maior nas campanhas e se torna uma ótima solução na entrega da mensagem certa para a pessoa certa e no apoio de outras mídias, garantindo altas taxas de conversão de vendas, leads e propects.
    Devido ao aumento de navegação a partir de dispositivos móveis, uma tendência em ascensão é a adaptação das peças de e-mail marketing para que sejam responsiveis aos diferentes formatos de telas.

    SEO cada vez mais estratégico
    Em tempos de economia em baixa, a verba destinada para a comunicação das empresas tende a diminuir. É nesse contexto que o SEO ganha mais importância, pois a fonte de tráfego orgânica é uma excelente opção na geração de visitas de qualidade aos sites.
    O SEO passou a ser muito mais estratégico, onde a experiência do usuário e o conteúdo qualificado ganham mais relevância nos sites de buscas. Outro fator importante é o aumento do tráfego através de dispositivos móveis e afirmação do Google em privilegiar os sites responsivos e adaptados a tecnologia móveis.
    Outra tendência que é possível observar são as mídias sociais e blogs corporativos que vêm ganhando cada vez mais importância.

    Links Patrocinados e Remarketing
    Os links patrocinados continuam como uma grande alternativa para uma resposta rápida na geração de leads. No Brasil o Google é o líder absoluto nos mecanismos de buscas e seus principais concorrentes (Bing e Baidu) ainda possuem uma tímida participação além e não demonstram sinais de mudança desse panorama.
    Com o avanço das ferramentas de anúncios em rede sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter Ads) o líder do mercado tem apresentado recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords, como por exemplo um poder de segmentação maior.
    Outra tendência é a evolução das ações de remarketing apresentadas nas ferramentas de links patrocinados.

    Big Data
    Quem possui informação sai na frente dos seus concorrentes, porém de nada adianta possui-la e não saber utilizar. O Big Data, ou mesmo os dados disponíveis em sua empres e mercado se tornaram cada vez mais importantes no planejamento estratégico de marketing industrial B2B em 2016.
    Em 2015 houve um avanço significativo em web analytics, novas ferramentas chegaram ao mercado e tivemos importantes avanços nas ferramentas mais populares como o Google Analytics. Com o avanço do Inbound Marketing, algumas ferramentas ganham importância como por exemplo a Hubspot que integra diversas plataformas de marketing digital e gera um nível adicional de inteligência.
    Desta forma é possível obter maiores detalhes e informações sobre o tráfego do site e todos os detalhes das ações dos internautas, independente do meio digital em que estejam.

    Mobile marketing

    O crescimento dos acessos na internet a partir de dispositivos móveis criou a necessidade de todo site ter uma versão móvel ou preferencialmente utilizar um web design responsivo. Quesito fundamental para proporcionar uma experiência positiva aos usuários. O Google já sinalizou que os sites com versões adaptáveis para mobile recebem preferência nos resultados de pesquisa. Além disso, um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) apontou que 47% dos brasileiros com mais de 10 anos utilizam os aparelhos de celular para pesquisar na internet. 


    Ou seja a importância de um planejamento estratégico de marketing industrial bem elaborado, que leve em consideração o uso do marketing digital é de vital importância para empresas que atuam no segmento de indústrias B2B, bem como outros setores.

     

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    Nova chamada à ação

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