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    5 de Julho de 2016

    Como um blog B2B pode lhe ajudar a gerar novos negócios

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 6 minutos de leitura

     

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    “Blogar” não é só para quem tem bastante tempo livre ou é heavy user de redes sociais e tecnologia, mas para VOCÊ também, profissional em busca de novos negócios.

     

    Nos próximos cinco minutos, enquanto você lê este artigo, vamos fazer um acordo: coloque de lado qualquer estigma que você tenha com a palavra "blog". Em troca, eu vou lhe explicar como um blog corporativo pode se tornar uma das suas ferramentas de negócios mais efetiva.

     

    A primeira coisa que eu quero que você faça é redefinir a palavra blog na sua mente. Jogue fora qualquer preconcepção e pense da seguinte forma: um blog é maneira mais fácil de escrever e publicar instantaneamente textos na internet. Agora processe esse conceito com uma perspectiva de negócios.

     

    Se você pudesse escrever e instantaneamente publicar qualquer coisa que quisesse, sobre o que você escreveria?

     

    Você provavelmente iria escrever coisas que:

    • Mostrassem os diferenciais competitivos da sua empresa;

    • Oferecessem seus prospects respostas para as suas perguntas;

    • Consolidassem seu negócio na mente de um potencial cliente;

    • Encorajassem um lead em potencial a pegar o telefone e ligar para você.

    Exemplos de conteúdos que comunicam o que foi citado acima:

    • Informações sobre uma nova oferta de produtos ou serviços;

    • Comentários sobre os acontecimentos mais importantes do setor que você atua;

    • As 5 coisas mais importantes a serem consideradas quando for contratar uma empresa que faz o que você faz.

    Como se assegurar que os seus prospects lerão suas postagens

    • E-mails de newsletters - Faça envios mensais para todos os seus clientes e leads de pequenas prévias dos seus últimos artigos, com links para as postagens completas.

    • Buscas no Google - Se você está publicando múltiplas postagens por mês sobre um tópico específico que seus prospects costumam buscar no Google, seus artigos vão encontrá-los.

    • Linkedin - É o Facebook para negócios. Postar um link para um novo artigo do seu blog no Linkedin leva apenas 10 segundos, e a audiência segmentada que você irá alcançar não pode ser deixada de lado.

    Como transformar um leitor do blog em cliente

    É aqui que os seus esforços valerão a pena. Quando seus prospects descobrirem seus artigos e verem que o conteúdo responde algumas de suas dúvidas, você ganha o respeito deles e se torna um influencer naquele tema. Quando isso acontece, você conseguiu ultrapassar o desafio de consciência da marca. No entanto, é aí que a jornada termina para várias empresas. Por quê? Porque elas falham em engajar o cliente além deste processo. Se você encontra um prospect numa feira de negócios e esta pessoa expressa interesse nos seus serviços, você se despediria e iria embora? Claro que não.

     

    Existe um equivalente digital ao ato de "entregar um cartão de visitas" para uma pessoa interessada, seja para realização de um follow up ou envio de uma apresentação via e-mail. Esse equivalente é o chamado call-to-action estratégico do site, e uma boa aplicação disto é pedir um endereço de e-mail para receber um newsletter, pedir que preencham um pequeno formulário para que o seu time de vendas possa entrar em contato, colocar um número de telefone na página e sugestionar que eles podem te ligar para tirar dúvidas sobre determinada oferta, etc. Quando você utiliza essas chamadas-para-ações (call-to-actions), a conversão de visitantes em leads fica bem mais próxima.

     

    O que você precisa em sua empresa para começar a produzir seu conteúdo AGORA:

    • Apoio do líder - O sucesso de blogs corporativos vem de cima pra baixo. Quem quer que seja o líder do seu departamento ou da sua empresa, você precisa de uma figura respeitada para dizer "Isso é importante".

    • Colaboradores que "comprem" a ideia do blog - Eles precisam entender o propósito de um blog corporativo. Mostre os pontos deste artigo para eles e faça com que eles acreditem na ideia.

    • Um site com a devida estrutura - Não tem como contornar este ponto. Seu site precisa de um espaço para guardar seu conteúdo de um jeito fácil para sua audiência consumi-lo. Sem isso, você os perde.

    • Um calendário editorial - Blogar não é um projeto de 3 semanas ou 3 meses. É uma operação constante que não vai produzir resultados sem uma estratégia consistente e persistência. Para isto, é importante desenvolver um calendário com todo o planejamento dos seus artigos e para quem eles se destinam.

    Mexa-se!

    Se você ainda não está convencido(a), sinta-se livre para retomar qualquer um daqueles estigmas sobre a palavras "blog". Do contrário, não há um melhor momento para colocar tudo isto em prática, e a melhor forma de fazer isto é alinhando o conteúdo do seu blog com suas estratégias de marketing. Baixe nosso ebook sobre Marketing Integrado e saiba como fazê-lo!

     

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