Blog.

    Tópicos

    Mais Lidos:

    Assine nossa newsletter

    29 de Julho de 2016

    Como identificar oportunidades de novos negócios em tempos de crise

    Por Carlos Martins Consultor de Marketing Integrado
    (Estratégico | Digital | Inbound | Comunicação | Vendas)

    ⏱️ 4 minutos de leitura

     

    headerpost4.png

    Diversas situações podem apontar oportunidades de novos negócios, mas hoje, falaremos aqui, sobre aquelas disfarçadas nas crises, já que esses períodos costumam gerar excelentes insights.

     

    Quer um exemplo real? Após o atentado terrorista contra as torres gêmeas de 11 de setembro, você investiria no setor aéreo? Você pode até pensar que ninguém o faria, mas foi exatamente isso que a Gol fez.

    Se por um lado a concorrência reduzia gastos e demitia funcionários pela falta de passageiros, todos temerosos por ataques terroristas, a Gol agiu de maneira estratégica e investiu, aproveitando condições extremamente vantajosas para a aquisição de novos aviões.

     

    A Gol concluiu que a crise era momentânea e que as pessoas cedo ou tarde voltariam a utilizar os aviões como meio de transporte. E eles estavam certos! Resultado? A Gol ganhou terreno. Quando a crise se amenizou, as outras companhias voltavam a se estabilizar. Já a Gol estava muito à frente no mercado. O que a Gol fez foi pensar diferente e acelerar o desenvolvimento frente a uma concorrência que freava todos os processos.

     

    Ideias X Oportunidade de Negócio

    Embora a ideia seja a base para a identificação de uma grande oportunidade de negócio, há uma diferença considerável entre elas que é importante ser esclarecida. Enquanto a ideia é fruto da criatividade, sem o comprometimento de ser viável economicamente, as oportunidades de negócios são necessidades já existentes de um nicho de mercado que não estão sendo atendidas de maneira satisfatória e que podem trazer um retorno financeiro se implementadas.

     

    Como identificar uma oportunidade de negócio

    Você pode identificar oportunidades de negócios conhecendo bem o seu mercado alvo e aprendendo com o comportamento dos clientes. A partir daí você consegue analisar se há necessidades não atendidas e desejos não satisfeitos. Se existir, o próximo passo é verificar a viabilidade da criação do produto ou serviço que atenda efetivamente a essas necessidades e desejos.

    Quer conhecer mais sobre como identificar oportunidades e acelerar o crescimento de sua empresa a partir de um programa de consultoria rápida? Clique Aqui e conheça.

     

    Como avaliar uma oportunidade de negócio

    Durante o processo de avaliação de oportunidades de negócios é importante levar em consideração se o mercado em questão está estruturado e a quantidade de clientes que possui interesse nele, além de estimar o crescimento desse mercado para os próximos anos, entendendo de que maneira ele está crescendo ou poderá crescer.

     

    Identifiquei e avaliei uma oportunidade de negócio. E agora?

    Agora é hora de estabelecer os diferenciais competitivos que você deseja implementar em seu negócio, determinando a lucratividade e o prazo de retorno do investimento. Aqui a etapa é puramente planejamento, definição de processos e planos de ação que envolvam estratégias de marketing e comunicação.

    Por que a sua empresa precisa de um planejamento estratégico de marketing?

     

    Criatividade e mente aberta são dois elementos básicos para enfrentar as dificuldades de uma crise e descobrir a melhor oportunidade de negócio que ela pode gerar. As oportunidades podem ser encontradas em momentos adversos, até mesmo, durante a desaceleração de um segmento ou frente a um problema que a sua empresa enfrenta. Portanto, esteja sempre de olho!

     

    Descubra como elevar os resultados do seu negócio.

    Vejas mais nas TAGs: marketing b2b, novos negócios, marketing digital, oportunidade de negócio